A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Washington Luiz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares.  Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA.  Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza,  A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva.  Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal.
id UFU-2_8079a11ccb0d2c32aeca6ca134057454
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/951
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MGEducaçãoEscolas públicasEnsino formalEste trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares.  Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA.  Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza,  A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva.  Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2901982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951/862Copyright (c) 2016 Washington Luiz Assunçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Washington Luiz2023-07-03T11:54:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/951Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T11:54:45Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
title A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
spellingShingle A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
Assunção, Washington Luiz
Educação
Escolas públicas
Ensino formal
title_short A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
title_full A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
title_fullStr A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
title_full_unstemmed A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
title_sort A educação ambiental como processo interdisciplinar: uma experiência com a coleta seletiva de lixo na Escola Estadual Joaquim Saraiva - Uberlândia-MG
author Assunção, Washington Luiz
author_facet Assunção, Washington Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Washington Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas públicas
Ensino formal
topic Educação
Escolas públicas
Ensino formal
description Este trabalho teve como objetivo avaliar e descrever, no ensino formal, em condições rotineiras de uma escola pública de 1° grau, as reais possibilidades de introdução da Educação Ambiental - EA, como um projeto interdisciplinar envolvendo professores, profissionais administrativos, alunos e seus familiares.  Em consonância com este objetivo maior, estabeleceu-se outro a respeito da intervenção pedagógica que privilegiou, entre outros temas possíveis, a coleta seletiva de lixo. Utilizando-se de uma análise descritiva dos procedimentos da pesquisa-ação, buscou-se avaliar a consecução e o alcance dos objetivos educacionais dessa intervenção, voltada para os objetivos da EA.  Como hipótese tentou-se verificar a necessidade do coordenador de EA para a ocorrência de ganhos qualitativos no desenvolvimento de um programa interdisciplinar dessa natureza,  A pesquisa demonstrou a comprovação dessa hipótese além dos ganhos com a ação-intervenção, principalmente em relação aos objetivos educacionais do trabalho de EA desenvolvido na Escola Estadual Joaquim Saraiva.  Palavras-chave: Educação; Escolas públicas; Ensino formal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/951/862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Washington Luiz Assunção
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Washington Luiz Assunção
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 290
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232217120768