Avaliação motora de pré-escolares: relações entre idade motora e idade cronológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas Carvalho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13096
Resumo: Introdução: O desenvolvimento motor está relacionado diretamente à idade cronológica da criança, da vivência e das tarefas que o indivíduo exerce sobre o meio que está inserido. A avaliação motora se torna indispensável nas escolas, possibilitando um melhor diagnostico da criança, aprofundando sobre as suas possibilidades e limitações reais. Objetivo: avaliar a idade motora e comparar o desenvolvimento motor de escolares, relacionando com a idade cronológica. Material e Métodos: Pesquisa exploratória por meio de amostragem não probabilística em amostras simples (indivíduos). A população foi composta por 20 alunos do 2º ano das séries iniciais todos do sexo masculino, sendo 10 deles estudantes de uma escola da rede Pública de ensino (com média de idade de 7,3 anos ou 87,80 meses), e os outros 10 alunos de uma escola da rede Particular de ensino (com média de idade de 7,5 anos ou 89,40 meses), ambas situadas em Sobradinho-DF. Foi utilizado como referência o Manual de Desenvolvimento Motor do autor Rosa Neto (2002). Foram realizados os testes de motricidade fina (IM1), motricidade global (IM2), equilíbrio (IM3), esquema corporal (IM4), organização espacial (IM5), organização temporal (IM6) e lateralidade. Resultados: A média da IC (meses) das crianças da escola Pública foi de 87,80 ± 8,77 meses, e da escola Particular 89,40 ± 3,95 meses. A média da amostra do IMG na escola Pública foi de 81,90 ± 9,45 meses, e da Particular 88,73 ± 11,36 meses. A média do QMG da escola Pública apresentou-se com o valor de 91,88 ± 12,29 meses, e a da Particular o valor de 99,46 ± 13,91 meses. Quanto à significância, apresentaram p<0,05 o IM1, IM2, IM3, IM4, IM6, QM1, QM2, QM3, QM4, QM6. Quanto a Escala de Desenvolvimento Motor, na escola Particular 10% apresentaram classificação ‘’superior’’; 30% ‘’normal alto’’; 50% ‘’normal médio’’; 10% ‘’normal baixo’’ e nenhum aluno ‘’inferior’’. Já na escola Pública, nenhum aluno obteve classificação ‘’superior’’; 10% ‘’normal alto’’; 20% ‘’normal médio’’; 60% ‘’normal baixo’’; e 10% ‘’inferior’’. Relacionado à lateralidade, na escola Particular 50% dos alunos são “destro completo”; 20% são “sinistro completo”; e 30% são “lateralidade cruzada”. Já relacionado a Pública, 60% são “destro completo”; 20% são “sinistro completo”; e 20% são “lateralidade cruzada. Conclusão: De modo geral o desenvolvimento motor dos escolares avaliados no presente estudo se encontra no padrão de normalidade (normal baixo, normal médio e normal alto), entretanto alunos da escola pública tiveram desempenho inferior em todos os testes comparados com a escola particular. Isso sugere que as crianças que possuem professor de Educação Física nas séries iniciais tendem a ter resultados melhor nas avaliações psicomotoras.
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Material e Métodos: Pesquisa exploratória por meio de amostragem não probabilística em amostras simples (indivíduos). A população foi composta por 20 alunos do 2º ano das séries iniciais todos do sexo masculino, sendo 10 deles estudantes de uma escola da rede Pública de ensino (com média de idade de 7,3 anos ou 87,80 meses), e os outros 10 alunos de uma escola da rede Particular de ensino (com média de idade de 7,5 anos ou 89,40 meses), ambas situadas em Sobradinho-DF. Foi utilizado como referência o Manual de Desenvolvimento Motor do autor Rosa Neto (2002). Foram realizados os testes de motricidade fina (IM1), motricidade global (IM2), equilíbrio (IM3), esquema corporal (IM4), organização espacial (IM5), organização temporal (IM6) e lateralidade. Resultados: A média da IC (meses) das crianças da escola Pública foi de 87,80 ± 8,77 meses, e da escola Particular 89,40 ± 3,95 meses. A média da amostra do IMG na escola Pública foi de 81,90 ± 9,45 meses, e da Particular 88,73 ± 11,36 meses. A média do QMG da escola Pública apresentou-se com o valor de 91,88 ± 12,29 meses, e a da Particular o valor de 99,46 ± 13,91 meses. Quanto à significância, apresentaram p<0,05 o IM1, IM2, IM3, IM4, IM6, QM1, QM2, QM3, QM4, QM6. Quanto a Escala de Desenvolvimento Motor, na escola Particular 10% apresentaram classificação ‘’superior’’; 30% ‘’normal alto’’; 50% ‘’normal médio’’; 10% ‘’normal baixo’’ e nenhum aluno ‘’inferior’’. Já na escola Pública, nenhum aluno obteve classificação ‘’superior’’; 10% ‘’normal alto’’; 20% ‘’normal médio’’; 60% ‘’normal baixo’’; e 10% ‘’inferior’’. Relacionado à lateralidade, na escola Particular 50% dos alunos são “destro completo”; 20% são “sinistro completo”; e 30% são “lateralidade cruzada”. Já relacionado a Pública, 60% são “destro completo”; 20% são “sinistro completo”; e 20% são “lateralidade cruzada. Conclusão: De modo geral o desenvolvimento motor dos escolares avaliados no presente estudo se encontra no padrão de normalidade (normal baixo, normal médio e normal alto), entretanto alunos da escola pública tiveram desempenho inferior em todos os testes comparados com a escola particular. Isso sugere que as crianças que possuem professor de Educação Física nas séries iniciais tendem a ter resultados melhor nas avaliações psicomotoras.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-18T13:11:34Z No. of bitstreams: 1 21432560.pdf: 1783302 bytes, checksum: 5e4489bc3034c7be79056053e54d8f6e (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-18T14:26:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21432560.pdf: 1783302 bytes, checksum: 5e4489bc3034c7be79056053e54d8f6e (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-18T14:26:32Z (GMT). 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