O problema da igualdade no contexto das ações afirmativas pautadas no modelo de cotas étnicas e sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, Ana Carolina Alípaz Brunken
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7480
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal esclarecer quais são os objetivos e as justificativas das ações afirmativas aplicadas em solo brasileiro, além de relacioná-las ao conceito da igualdade, verificando e esclarecendo se tais ações estão, de fato, em consonância com tal máxima. Assim, o estudo demonstra especificamente o contexto de origem e as justificativas das medidas afirmativas que foram a principal influência brasileira, qual seja: a dos Estados Unidos da América, além de fornecer o posicionamento da Suprema Corte Americana em relação aos casos mais significativos relacionados a esse tema dentro daquele contexto. O presente estudo também fornece conceitos importantes da Teoria da Justiça como Equidade de Rawls, procurando relacionar tais medidas afirmativas ao conceito de justiça, disserta também sobre a ideia de igualdade em suas diferentes acepções (igualdade material, formal e isonomia) e fornece dados atuais sobre a implementação das ações afirmativas (cotas raciais e sociais) no âmbito das Universidades Públicas e Concursos Públicos brasileiros, juntamente com a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade de tais medidas. Finalmente, conclui que a aplicação das referidas cotas na seara das Universidades Públicas brasileiras é justa, encontrando respaldo até mesmo para a aplicação desses programas afirmativos raciais nos Concursos Públicos.
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O presente estudo também fornece conceitos importantes da Teoria da Justiça como Equidade de Rawls, procurando relacionar tais medidas afirmativas ao conceito de justiça, disserta também sobre a ideia de igualdade em suas diferentes acepções (igualdade material, formal e isonomia) e fornece dados atuais sobre a implementação das ações afirmativas (cotas raciais e sociais) no âmbito das Universidades Públicas e Concursos Públicos brasileiros, juntamente com a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade de tais medidas. Finalmente, conclui que a aplicação das referidas cotas na seara das Universidades Públicas brasileiras é justa, encontrando respaldo até mesmo para a aplicação desses programas afirmativos raciais nos Concursos Públicos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-12-11T10:07:52Z No. of bitstreams: 1 Ana Clemente.pdf: 870657 bytes, checksum: 62d84e03b00c4f250e78c00203b6afb7 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-11T10:07:53Z (GMT). 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