Controle externo de recursos públicos utilizados pelo terceiro setor: a eficácia e limitações frente a administração pública gerencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Leandro Gomes da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13806
Resumo: A Reforma Administrativa de 1995, ocorrida no Brasil, originou-se do esgotamento do modelo de atuação burocrático do Estado, com a adoção do modelo gerencial, caracterizado pela eficiência nos serviços e resultados. A remodelagem da atuação estatal permitiu a aproximação das organizações da sociedade civil, compreendidas no chamado Terceiro Setor, com a Administração Pública. A Emenda Constitucional nº 19/1998 inseriu o §8º no art. 37 da Constituição Federal de 1988, que permitiu a contratação dessas organizações pela Administração Pública. As parcerias, regulamentadas pela Lei nº 13.019/2014, conhecida como MROSC, permitiram a atuação das organizações na garantia de direitos sociais presentes na Constituição de 1998, com o repasse de recursos públicos e prestação de contas, que deve ser feita por essas entidades à Administração Pública. O controle das contas é exercido pela Administração Pública e pelos tribunais de contas, sendo submetidas ao controle externo dos tribunais de contas principalmente quando são encontradas irregularidades. A fim de compreender desde o contexto histórico até o controle externo, sob a perspectiva da Administração Pública Gerencial, o presente trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas e análise de decisões.
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A Emenda Constitucional nº 19/1998 inseriu o §8º no art. 37 da Constituição Federal de 1988, que permitiu a contratação dessas organizações pela Administração Pública. As parcerias, regulamentadas pela Lei nº 13.019/2014, conhecida como MROSC, permitiram a atuação das organizações na garantia de direitos sociais presentes na Constituição de 1998, com o repasse de recursos públicos e prestação de contas, que deve ser feita por essas entidades à Administração Pública. O controle das contas é exercido pela Administração Pública e pelos tribunais de contas, sendo submetidas ao controle externo dos tribunais de contas principalmente quando são encontradas irregularidades. A fim de compreender desde o contexto histórico até o controle externo, sob a perspectiva da Administração Pública Gerencial, o presente trabalho baseia-se em pesquisas bibliográficas e análise de decisões.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-09T13:22:21Z No. of bitstreams: 1 21508608.pdf: 435957 bytes, checksum: 8492235a673207d78aaefc80a9038976 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-15T12:06:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21508608.pdf: 435957 bytes, checksum: 8492235a673207d78aaefc80a9038976 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-15T12:06:19Z (GMT). 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