Pontes de concreto armado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6420 |
Resumo: | Um dos grandes desafios do homem é chegar aonde ninguém jamais chegou, ligando destinos diferentes não importando os obstáculos a serem transpostos, como rio, mares ou até mesmo os mais profundos vales. Porém as estruturas para se ultrapassar esses desafios devem ser muito bem projetadas garantindo a segurança não só daqueles que utilizam essas obras mas também daqueles que possam viver perto delas. As obras de pontes rodoviárias estão presentes no mundo desde os tempos antigos, desde a época da ascensão de Roma na conquista de novos territórios quanto nos dias atuais buscando diminuir a distância entre países e até mesmo continentes. Neste trabalho de conclusão de curso buscamos identificar os esforços aplicados a esse tipo de obra e o cálculo para a sua construção com um correto dimensionamento e total segurança. Seguindo as normas padronizadas pela a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para obras rodoviárias e a utilização de softwares para uma maior precisão dos esforços obtidos, a partir das cargas aplicadas a estrutura, visa-se projetar uma ponte simples para a travessia de veículos e pedestres no Brasil. Nesse projeto aplicou-se todos os conhecimentos obtidos ao longo do curso de engenharia civil, não somente na área de cálculo estrutural, mas também em áreas relacionadas aos solos e hidrológicas. |
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Seguindo as normas padronizadas pela a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para obras rodoviárias e a utilização de softwares para uma maior precisão dos esforços obtidos, a partir das cargas aplicadas a estrutura, visa-se projetar uma ponte simples para a travessia de veículos e pedestres no Brasil. Nesse projeto aplicou-se todos os conhecimentos obtidos ao longo do curso de engenharia civil, não somente na área de cálculo estrutural, mas também em áreas relacionadas aos solos e hidrológicas.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-30T17:39:29Z No. of bitstreams: 1 21159923.pdf: 2185312 bytes, checksum: 7cfebd3b29496885d9eb11663bde3c85 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-30T17:39:29Z (GMT). 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