ESTUDO DA RESPOSTA DINÂMICA E VERIFICAÇÃO DE PROJETO À FADIGA DE PONTES RODOVIÁRIAS MISTAS (AÇOCONCRETO) COM INTERAÇÃO PARCIAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20740 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma metodologia de análise para o estudo da resposta dinâmica e determinação da vida útil à fadiga de pontes rodoviárias mistas, considerando-se o efeito da interação parcial aço-concreto. Para tal,considera-se um tratamento estatístico dos resultados provenientes de análises dinâmicas no domínio do tempo, desenvolvidas sobre o projeto de uma ponte rodoviária mista açoconcreto), quando submetida ao tráfego de veículos sobre pavimentos irregulares. O sistema estrutural investigado tem como base uma ponte mista, simplesmente apoiada, com vão de 40,0m. Um estudo paramétrico é desenvolvido para identificar, o efeito das irregularidades do pavimento sobre o comportamento dinâmico da ponte mista investigada e, em seguida, a verificação do projeto à fadiga do sistema é realizada. Os resultados obtidos são avaliados no que se refere à vida útil à fadiga de detalhes estruturais da obra de arte. |
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ESTUDO DA RESPOSTA DINÂMICA E VERIFICAÇÃO DE PROJETO À FADIGA DE PONTES RODOVIÁRIAS MISTAS (AÇOCONCRETO) COM INTERAÇÃO PARCIALPontes rodoviárias. Dinâmica estrutural. Verificação de projeto à fadiga.O objetivo deste trabalho consiste no desenvolvimento de uma metodologia de análise para o estudo da resposta dinâmica e determinação da vida útil à fadiga de pontes rodoviárias mistas, considerando-se o efeito da interação parcial aço-concreto. Para tal,considera-se um tratamento estatístico dos resultados provenientes de análises dinâmicas no domínio do tempo, desenvolvidas sobre o projeto de uma ponte rodoviária mista açoconcreto), quando submetida ao tráfego de veículos sobre pavimentos irregulares. O sistema estrutural investigado tem como base uma ponte mista, simplesmente apoiada, com vão de 40,0m. Um estudo paramétrico é desenvolvido para identificar, o efeito das irregularidades do pavimento sobre o comportamento dinâmico da ponte mista investigada e, em seguida, a verificação do projeto à fadiga do sistema é realizada. Os resultados obtidos são avaliados no que se refere à vida útil à fadiga de detalhes estruturais da obra de arte.Programa de Pós-Graduação em Integridade de Materiais da Engenharia2017-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/2074010.26512/ripe.v2i2.20740Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; Vol. 2 No. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 81-101Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia; v. 2 n. 2 (2016): ADVANCED ANALYSIS IN STEEL AND CONCRETE COMPOSITE STRUCTURES- (I); 81-1012447-610210.26512/ripe.v2i2reponame:Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenhariainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20740/19112Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - RIPEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRimola, Bruno DiasSilva, José Guilherme Santos daAlencar, Guilherme Santana2019-05-23T18:32:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20740Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/ripePUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/ripe/oaianflor@unb.br2447-61022447-6102opendoar:2019-05-23T18:32:33Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia - Universidade de Brasília (UnB)false |
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