A importância da educação física para o desenvolvimento escolar infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Pedro Henrique Silveira do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7547
Resumo: Introdução: A psicomotricidade, ao contrário do que todos pensam, não está apenas relacionada ao corpo, mas também ao desenvolvimento da mente. A Educação Física tem um papel fundamental no desenvolvimento integral do aluno, para que ele possa desenvolver corpo e mente em conjunto, ao contrário dos pensamentos antigos, os quais acreditavam ser apenas um momento de ginástica e trabalho corporal. Objetivo: Avaliar por meio de revisão de literatura cientifica, a importância da Educação física escolar, no desenvolvimento interdisciplinar infantil. Material e Métodos: Este estudo constituiu-se de uma revisão de literatura, que caracteriza uma pesquisa de natureza exploratória. Foram pesquisados artigos em periódicos disponíveis nas bases de dados SCIelo e Google Acadêmico. Em seguida, buscou-se estudar e compreender os principais conceitos sobre a Educação Física Escolar, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral (motor, cognitivo e afetivo) e a relação da Educação Infantil com o Desenvolvimento Integral. Revisão da Literatura: A psicomotricidade auxilia no desenvolvimento da criança, de forma harmônica, em todas as suas esferas. A educação física tem que estar relacionada com os movimentos habituais trazendo diversos benefícios no que tange a educação motora. O desenvolvimento motor quando não for bem trabalhado resulta em prejuízos na aprendizagem. O reconhecimento desse tipo de problema deve ocorrer o quanto antes e solucionados por professores capacitados. Considerações Finais: O estudo concluiu que a educação física tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar infantil, visto que, será por meio dela que o aluno poderá adquirir o conhecimento motor, fazendo assim que a criança tenha o seu desenvolvimento integral, conciliando corpo e mente, evitando possíveis défics futuros na aprendizagem. Vale ressaltar a necessidade de um professor de Educação Física capacitado.
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Em seguida, buscou-se estudar e compreender os principais conceitos sobre a Educação Física Escolar, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral (motor, cognitivo e afetivo) e a relação da Educação Infantil com o Desenvolvimento Integral. Revisão da Literatura: A psicomotricidade auxilia no desenvolvimento da criança, de forma harmônica, em todas as suas esferas. A educação física tem que estar relacionada com os movimentos habituais trazendo diversos benefícios no que tange a educação motora. O desenvolvimento motor quando não for bem trabalhado resulta em prejuízos na aprendizagem. O reconhecimento desse tipo de problema deve ocorrer o quanto antes e solucionados por professores capacitados. Considerações Finais: O estudo concluiu que a educação física tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar infantil, visto que, será por meio dela que o aluno poderá adquirir o conhecimento motor, fazendo assim que a criança tenha o seu desenvolvimento integral, conciliando corpo e mente, evitando possíveis défics futuros na aprendizagem. Vale ressaltar a necessidade de um professor de Educação Física capacitado.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:53:37Z No. of bitstreams: 1 21313050.pdf: 1106323 bytes, checksum: 5a91081893e9e215d3ca78c3946a28ac (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-19T12:53:37Z (GMT). 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