Refletindo o lúdico como estratégia de ensino
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6615 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo evidenciar a utilização do lúdico como estratégia de ensino para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos das 2ª séries do turno vespertino da escola Caic Albert Sabin, localizado na quadra 306 sul de Santa Maria – DF. Os principais autores que deram sustentação teórica foram: Kishimoto (1996),Piaget (1964), Almeida (1998), Vygotsky (1984) e Wallon (1968), destacando aspectos importantes tais como: o significado do brincar, o lúdico e a formação do professor, o jogo e o brincar como facilitadores da aprendizagem, o brinquedo como instrumento de desenvolvimento da sociabilidade e o lúdico no desenvolvimento psicomotor, afetivo-social e cognitivo dos educandos. Para atingir o objetivo proposto realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, e na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação a partir do método de laboratório de jogos, voltados para o desenvolvimento da aprendizagem. A análise dos dados evidenciou a importância do lúdico como recurso estimulador da aprendizagem e apontou para a necessidade de uma reavaliação do trabalho com o lúdico nas escolas e para a necessidade do educador estar sempre buscando novos conhecimentos. De modo geral, os resultados mostram que o lúdico pode vir a contribuir favoravelmente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, pois ao trabalharmos com atividades lúdicas naquele espaço ficou evidenciado que as brincadeiras e jogos privilegiam o raciocínio lógico e a aprendizagem uma vez que o brincar é parte inerente à vida da criança, tornando possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação e estará sempre presente em sua vida, que na infância, na adolescência ou na fase adulta. |
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Para atingir o objetivo proposto realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, e na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação a partir do método de laboratório de jogos, voltados para o desenvolvimento da aprendizagem. A análise dos dados evidenciou a importância do lúdico como recurso estimulador da aprendizagem e apontou para a necessidade de uma reavaliação do trabalho com o lúdico nas escolas e para a necessidade do educador estar sempre buscando novos conhecimentos. De modo geral, os resultados mostram que o lúdico pode vir a contribuir favoravelmente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, pois ao trabalharmos com atividades lúdicas naquele espaço ficou evidenciado que as brincadeiras e jogos privilegiam o raciocínio lógico e a aprendizagem uma vez que o brincar é parte inerente à vida da criança, tornando possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação e estará sempre presente em sua vida, que na infância, na adolescência ou na fase adulta.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-12T18:21:58Z No. of bitstreams: 1 40261252.pdf: 420951 bytes, checksum: 864cb0e5d67b69fb4b72c41b907746f3 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-12T18:21:59Z (GMT). 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O presente trabalho teve como objetivo evidenciar a utilização do lúdico como estratégia de ensino para a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos das 2ª séries do turno vespertino da escola Caic Albert Sabin, localizado na quadra 306 sul de Santa Maria – DF. Os principais autores que deram sustentação teórica foram: Kishimoto (1996),Piaget (1964), Almeida (1998), Vygotsky (1984) e Wallon (1968), destacando aspectos importantes tais como: o significado do brincar, o lúdico e a formação do professor, o jogo e o brincar como facilitadores da aprendizagem, o brinquedo como instrumento de desenvolvimento da sociabilidade e o lúdico no desenvolvimento psicomotor, afetivo-social e cognitivo dos educandos. Para atingir o objetivo proposto realizamos uma pesquisa de campo, fundamentada em pressupostos qualitativos, e na qual utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: a observação a partir do método de laboratório de jogos, voltados para o desenvolvimento da aprendizagem. A análise dos dados evidenciou a importância do lúdico como recurso estimulador da aprendizagem e apontou para a necessidade de uma reavaliação do trabalho com o lúdico nas escolas e para a necessidade do educador estar sempre buscando novos conhecimentos. De modo geral, os resultados mostram que o lúdico pode vir a contribuir favoravelmente para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, pois ao trabalharmos com atividades lúdicas naquele espaço ficou evidenciado que as brincadeiras e jogos privilegiam o raciocínio lógico e a aprendizagem uma vez que o brincar é parte inerente à vida da criança, tornando possível o uso da fala, do pensamento e da imaginação e estará sempre presente em sua vida, que na infância, na adolescência ou na fase adulta. |
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