A influência do marketing na rotulagem de alimentos industrializados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12620 |
Resumo: | A leitura de rótulos nada mais é do que a interação do consumidor com os produtos, para saber o que estão consumindo e ter o poder de escolha. Porém a mídia possui um poder de manipulação sobre o comércio de alimentos, desvalorizando os alimentos in natura e priorizando e enaltecendo os produtos industrializados, através de propagandas, marketing pesado e outros meios. Com a população sabendo interpretar as rotulagens e fazendo as escolhas de alimentos corretos, com prioridade aos in natura, a manutenção da saúde brasileira seria bem melhor. Analisar a influência do marketing industrial em rotulagem de alimentos é o objetivo principal dessa pesquisa, sendo um estudo do tipo descritivo e transversal sendo realizado em um parque público da cidade de Águas Claras - DF, com o público alvo de adultos de 20 a 59 anos. A coleta de dados foi realizada através dos dados dos questionários, um questionário de frequência alimentar (QFA) e um questionário de leitura de rótulos com algumas imagens e perguntas relacionadas a rotulagem. Esses dados foram coletados no período de 2 dias, totalizando 30 participantes. Foi constatado que metade dos participantes da pesquisa afirmam ler os rótulos e consideram a informação nutricional de maior importância o valor calórico dos alimentos. O biscoito integral foi eleito por 56% dos participantes como o alimento mais saudável e o refrigerante zero também foi considerado o produto mais saudável por 7% dos participantes, evidenciando assim o poder da mídia. O poder negativo da mídia fica em evidência quando os produtos julgados como menos saudáveis pelos próprios participantes, são consumidos pelos mesmos. |
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Analisar a influência do marketing industrial em rotulagem de alimentos é o objetivo principal dessa pesquisa, sendo um estudo do tipo descritivo e transversal sendo realizado em um parque público da cidade de Águas Claras - DF, com o público alvo de adultos de 20 a 59 anos. A coleta de dados foi realizada através dos dados dos questionários, um questionário de frequência alimentar (QFA) e um questionário de leitura de rótulos com algumas imagens e perguntas relacionadas a rotulagem. Esses dados foram coletados no período de 2 dias, totalizando 30 participantes. Foi constatado que metade dos participantes da pesquisa afirmam ler os rótulos e consideram a informação nutricional de maior importância o valor calórico dos alimentos. O biscoito integral foi eleito por 56% dos participantes como o alimento mais saudável e o refrigerante zero também foi considerado o produto mais saudável por 7% dos participantes, evidenciando assim o poder da mídia. O poder negativo da mídia fica em evidência quando os produtos julgados como menos saudáveis pelos próprios participantes, são consumidos pelos mesmos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2018-09-19T18:59:32Z No. of bitstreams: 1 21652336.pdf: 465741 bytes, checksum: 61ea4e56d698130061956b7b47f2abb1 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-09-29T18:16:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21652336.pdf: 465741 bytes, checksum: 61ea4e56d698130061956b7b47f2abb1 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-29T18:16:24Z (GMT). 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