A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Marina Tuchal Martins de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16854
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisaracoberturamidiáticae social diante dos escândalos dos desfiles da marca Victoria's Secret. A marca de lingeries Victoria's Secret foi criada por Roy RaymondnaregiãodeSanFrancisconosEstadosUnidos na década de 1970, sendo a ideia central transformar a roupadebaixoemmoda.OVictoria's Secret Fashion Show foi um dos eventos que mais fizeram sucesso no mundo da moda. O desfile teve a primeira edição em 1995, mas somente a partir de 2001 começou a ser transmitido na televisão norte-americana e incluir performances musicais. Os métodos utilizados na composição deste trabalho foram o estudo de caso e método interpretativo, através de artigos, livros e reportagens sobre Moda, Desfiles, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Crise, Cobertura Jornalística, Imagem e Redes Sociais, que se encontram nas referências bibliográficas deste trabalho.Observa-sequeotemaestudadoeabordadoéde grande relevância para a academia de jornalismo e para a população comoumtodo,umavez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e a veiculação das notícias estão cada vez mais rápidas, sendo o estudo e conhecimento destas relações uma boa forma de entender e se aprofundar no assunto, tanto por especialistas da área de jornalismo e moda, quanto para indivíduos de senso comum. Pode-se concluir que basta apenas um acontecimento negativo para acabar com a reputação de uma marca e tais acontecimentos podem ser fatais para uma empresa com a veiculação nas coberturas jornalísticas. A marca Victoria's Secret se deparou com um cenário de desprezo pelos consumidores e mesmo diante dos acontecimentos, tentou continuar com o desfile e ocasionou mais comentários negativos sobre a marca e assim, se inseriu no cenário claro de uma crise de imagem, provocada por questões sociais e midiáticas. Por fim, é possível concluir o quão importante é saber gerenciar uma crise dentro de uma empresa/marca e entender as consequências que atitudes que não vão de acordo com os avanços sociais e inclusão social podem trazer para a marca.
id CEUB_8a9d2b83b8884c83b5353cb23a983b83
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16854
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Andrade, Marina Tuchal Martins de2023-11-13T15:10:50Z2023-11-13T15:10:50Z20222022ANDRADE, Marina Tuchal Martins de. A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16854Joana D’arc Bicalho FélixEsse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisaracoberturamidiáticae social diante dos escândalos dos desfiles da marca Victoria's Secret. A marca de lingeries Victoria's Secret foi criada por Roy RaymondnaregiãodeSanFrancisconosEstadosUnidos na década de 1970, sendo a ideia central transformar a roupadebaixoemmoda.OVictoria's Secret Fashion Show foi um dos eventos que mais fizeram sucesso no mundo da moda. O desfile teve a primeira edição em 1995, mas somente a partir de 2001 começou a ser transmitido na televisão norte-americana e incluir performances musicais. Os métodos utilizados na composição deste trabalho foram o estudo de caso e método interpretativo, através de artigos, livros e reportagens sobre Moda, Desfiles, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Crise, Cobertura Jornalística, Imagem e Redes Sociais, que se encontram nas referências bibliográficas deste trabalho.Observa-sequeotemaestudadoeabordadoéde grande relevância para a academia de jornalismo e para a população comoumtodo,umavez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e a veiculação das notícias estão cada vez mais rápidas, sendo o estudo e conhecimento destas relações uma boa forma de entender e se aprofundar no assunto, tanto por especialistas da área de jornalismo e moda, quanto para indivíduos de senso comum. Pode-se concluir que basta apenas um acontecimento negativo para acabar com a reputação de uma marca e tais acontecimentos podem ser fatais para uma empresa com a veiculação nas coberturas jornalísticas. A marca Victoria's Secret se deparou com um cenário de desprezo pelos consumidores e mesmo diante dos acontecimentos, tentou continuar com o desfile e ocasionou mais comentários negativos sobre a marca e assim, se inseriu no cenário claro de uma crise de imagem, provocada por questões sociais e midiáticas. Por fim, é possível concluir o quão importante é saber gerenciar uma crise dentro de uma empresa/marca e entender as consequências que atitudes que não vão de acordo com os avanços sociais e inclusão social podem trazer para a marca.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-10T21:15:38Z No. of bitstreams: 1 22051617.pdf: 1764967 bytes, checksum: 0fcb8c1f615b42aa9dcbc8d485f137d2 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-13T15:10:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22051617.pdf: 1764967 bytes, checksum: 0fcb8c1f615b42aa9dcbc8d485f137d2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-13T15:10:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22051617.pdf: 1764967 bytes, checksum: 0fcb8c1f615b42aa9dcbc8d485f137d2 (MD5) Previous issue date: 2022DesfileCobertura jornalísticaGestão de criseA crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL22051617.pdf22051617.pdfapplication/pdf1764967https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16854/1/22051617.pdf0fcb8c1f615b42aa9dcbc8d485f137d2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16854/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXT22051617.pdf.txt22051617.pdf.txtExtracted texttext/plain80623https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16854/3/22051617.pdf.txt2ad21168507131a8d1ab83cc78dbf4ddMD53prefix/168542023-11-14 13:03:51.29oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-14T13:03:51Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
title A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
spellingShingle A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
Andrade, Marina Tuchal Martins de
Desfile
Cobertura jornalística
Gestão de crise
title_short A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
title_full A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
title_fullStr A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
title_full_unstemmed A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
title_sort A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
author Andrade, Marina Tuchal Martins de
author_facet Andrade, Marina Tuchal Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Marina Tuchal Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Desfile
Cobertura jornalística
Gestão de crise
topic Desfile
Cobertura jornalística
Gestão de crise
description Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisaracoberturamidiáticae social diante dos escândalos dos desfiles da marca Victoria's Secret. A marca de lingeries Victoria's Secret foi criada por Roy RaymondnaregiãodeSanFrancisconosEstadosUnidos na década de 1970, sendo a ideia central transformar a roupadebaixoemmoda.OVictoria's Secret Fashion Show foi um dos eventos que mais fizeram sucesso no mundo da moda. O desfile teve a primeira edição em 1995, mas somente a partir de 2001 começou a ser transmitido na televisão norte-americana e incluir performances musicais. Os métodos utilizados na composição deste trabalho foram o estudo de caso e método interpretativo, através de artigos, livros e reportagens sobre Moda, Desfiles, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Crise, Cobertura Jornalística, Imagem e Redes Sociais, que se encontram nas referências bibliográficas deste trabalho.Observa-sequeotemaestudadoeabordadoéde grande relevância para a academia de jornalismo e para a população comoumtodo,umavez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e a veiculação das notícias estão cada vez mais rápidas, sendo o estudo e conhecimento destas relações uma boa forma de entender e se aprofundar no assunto, tanto por especialistas da área de jornalismo e moda, quanto para indivíduos de senso comum. Pode-se concluir que basta apenas um acontecimento negativo para acabar com a reputação de uma marca e tais acontecimentos podem ser fatais para uma empresa com a veiculação nas coberturas jornalísticas. A marca Victoria's Secret se deparou com um cenário de desprezo pelos consumidores e mesmo diante dos acontecimentos, tentou continuar com o desfile e ocasionou mais comentários negativos sobre a marca e assim, se inseriu no cenário claro de uma crise de imagem, provocada por questões sociais e midiáticas. Por fim, é possível concluir o quão importante é saber gerenciar uma crise dentro de uma empresa/marca e entender as consequências que atitudes que não vão de acordo com os avanços sociais e inclusão social podem trazer para a marca.
publishDate 2022
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-13T15:10:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-13T15:10:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Marina Tuchal Martins de. A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16854
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Joana D’arc Bicalho Félix
identifier_str_mv ANDRADE, Marina Tuchal Martins de. A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
Joana D’arc Bicalho Félix
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16854/1/22051617.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16854/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16854/3/22051617.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fcb8c1f615b42aa9dcbc8d485f137d2
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
2ad21168507131a8d1ab83cc78dbf4dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903945009594368