A crise do desfile Victoria's Secret Fashion Show: uma análise da cobertura midiática e social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16854 |
Resumo: | Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral analisaracoberturamidiáticae social diante dos escândalos dos desfiles da marca Victoria's Secret. A marca de lingeries Victoria's Secret foi criada por Roy RaymondnaregiãodeSanFrancisconosEstadosUnidos na década de 1970, sendo a ideia central transformar a roupadebaixoemmoda.OVictoria's Secret Fashion Show foi um dos eventos que mais fizeram sucesso no mundo da moda. O desfile teve a primeira edição em 1995, mas somente a partir de 2001 começou a ser transmitido na televisão norte-americana e incluir performances musicais. Os métodos utilizados na composição deste trabalho foram o estudo de caso e método interpretativo, através de artigos, livros e reportagens sobre Moda, Desfiles, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Crise, Cobertura Jornalística, Imagem e Redes Sociais, que se encontram nas referências bibliográficas deste trabalho.Observa-sequeotemaestudadoeabordadoéde grande relevância para a academia de jornalismo e para a população comoumtodo,umavez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e a veiculação das notícias estão cada vez mais rápidas, sendo o estudo e conhecimento destas relações uma boa forma de entender e se aprofundar no assunto, tanto por especialistas da área de jornalismo e moda, quanto para indivíduos de senso comum. Pode-se concluir que basta apenas um acontecimento negativo para acabar com a reputação de uma marca e tais acontecimentos podem ser fatais para uma empresa com a veiculação nas coberturas jornalísticas. A marca Victoria's Secret se deparou com um cenário de desprezo pelos consumidores e mesmo diante dos acontecimentos, tentou continuar com o desfile e ocasionou mais comentários negativos sobre a marca e assim, se inseriu no cenário claro de uma crise de imagem, provocada por questões sociais e midiáticas. Por fim, é possível concluir o quão importante é saber gerenciar uma crise dentro de uma empresa/marca e entender as consequências que atitudes que não vão de acordo com os avanços sociais e inclusão social podem trazer para a marca. |
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O desfile teve a primeira edição em 1995, mas somente a partir de 2001 começou a ser transmitido na televisão norte-americana e incluir performances musicais. Os métodos utilizados na composição deste trabalho foram o estudo de caso e método interpretativo, através de artigos, livros e reportagens sobre Moda, Desfiles, Assessoria de Imprensa, Gerenciamento de Crise, Cobertura Jornalística, Imagem e Redes Sociais, que se encontram nas referências bibliográficas deste trabalho.Observa-sequeotemaestudadoeabordadoéde grande relevância para a academia de jornalismo e para a população comoumtodo,umavez que os meios de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e a veiculação das notícias estão cada vez mais rápidas, sendo o estudo e conhecimento destas relações uma boa forma de entender e se aprofundar no assunto, tanto por especialistas da área de jornalismo e moda, quanto para indivíduos de senso comum. Pode-se concluir que basta apenas um acontecimento negativo para acabar com a reputação de uma marca e tais acontecimentos podem ser fatais para uma empresa com a veiculação nas coberturas jornalísticas. A marca Victoria's Secret se deparou com um cenário de desprezo pelos consumidores e mesmo diante dos acontecimentos, tentou continuar com o desfile e ocasionou mais comentários negativos sobre a marca e assim, se inseriu no cenário claro de uma crise de imagem, provocada por questões sociais e midiáticas. Por fim, é possível concluir o quão importante é saber gerenciar uma crise dentro de uma empresa/marca e entender as consequências que atitudes que não vão de acordo com os avanços sociais e inclusão social podem trazer para a marca.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-10T21:15:38Z No. of bitstreams: 1 22051617.pdf: 1764967 bytes, checksum: 0fcb8c1f615b42aa9dcbc8d485f137d2 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-13T15:10:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22051617.pdf: 1764967 bytes, checksum: 0fcb8c1f615b42aa9dcbc8d485f137d2 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-13T15:10:50Z (GMT). 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