Gestão por competência: identificação de competências relevantes em consultores de recursos humanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Amanda Celia Macedo de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3016
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências profissionais relevantes para a atuação em consultorias de Recursos Humanos. Inicialmente tem-se uma apresentação teórica sobre os principais conceitos correlatos ao tema que são. Este referencial teórico traz informações de diversos autores sobre gestão de pessoas, gestão por competências e consultoria de recursos humanos. Em seguida tem-se o método da pesquisa, que relata como ocorreram as entrevistas com consultores de 05 empresas de prestação deste tipo de serviço em Brasília – DF, totalizando 11 participantes entrevistadas. O questionário de entrevista foi elaborado pela autora deste trabalho e com orientações e alterações realizadas pelo orientador da pesquisa. Após a realização de todas as entrevista e transcrição das mesmas, com todas as informações colhidas, os resultados foram categorizados, seguindo a metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Em seguida as competências foram elaboradas e estão sugeridas de acordo com a definição de Carbone, que baseasse em comportamentos que podem ser identificados no trabalho, relacionados ao desempenho profissional das pessoas. Com as informações já analisadas, percebe-se que existe a predominância de psicólogos nessas empresas e que a principal atividade desempenhada por esses consultores é o recrutamento e a seleção de pessoas. Nota-se também que esse tipo de trabalho exige conhecimentos, habilidades e atitudes específicas. Como por exemplo, dinamismo, foco no cliente, agilidade, cumprimento de prazos, percepção, posicionamento, dentre outras características que compõe a competência profissional para essa atuação. Após a análise de todos os dados levantados através do método fica nítida a necessidade de que esses profissionais adquiram mais conhecimentos e práticas em RH. Isso facilitaria a possibilidade de atuar com as mais diversas soluções de recursos humanos estratégicos, saindo do RH operacional e realizando atividades também de grande importância para a gestão de uma empresa. Tais como avaliação de desempenho, pesquisa de clima, treinamentos, acompanhamento de funcionários, cargos e salários, dentre outras. Com os dados coletados e averiguados, é possível concluir que a psicologia está consolidada na área de consultoria, porém os profissionais e as empresas precisam aperfeiçoar-se melhor para que consigam realizar também atividades do recursos humanos estratégico. Além de possibilitar a sua atuação a favor da realização do plano estratégico de uma organização. São sugeridas algumas competências baseadas nas categorizações realizadas e que necessitam de um trabalho posterior para validação e que sejam estabelecidas com maior profundidade.
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