Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Paula Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências profissionais relevantes para os professores de Educação Física que trabalham em empresas de fitness prestarem um serviço de excelência para seus alunos. No referencial teórico foi apresentado um breve histórico sobre a evolução da área de Gestão de Pessoas, antigamente denominada, Administração de Recursos Humanos. Também foi descrito o desenrolar da noção de competências e os principais conceitos sobre o tema na atualidade, em suas várias dimensões. A pesquisa foi realizada com profissionais de uma organização, de médio porte, que presta serviços na área de fitness em Brasília – DF, totalizando 20 participantes na amostra. O roteiro de entrevista foi elaborado pela autora deste trabalho, sob a supervisão do orientador da pesquisa. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas segundo algumas técnicas da análise de conteúdo, metodologia criada por Bardin (1977). A partir da análise dos relatos dos entrevistados e dos itens com maior freqüência de resposta foram elaboradas as competências profissionais. Estas foram descritas sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, descrição de comportamentos passíveis de observação no contexto de trabalho, segundo a sugestão de Carbone et al (2007). Pôde-se perceber que a noção e a prática de um serviço excelente estão intimamente correlacionadas à combinação da qualidade do atendimento prestado ao aluno e da capacidade técnica dos professores. Assim, nota-se que é esperado que o professor tenha excelentes conhecimentos técnicos e que saiba lidar tanto com alunos que se encontram em boas condições físicas, quanto com aqueles que apresentam lesões e deficiências. Contudo, também espera-se que esses professores saibam prestar um bom atendimento para seus alunos e que apresentem características como bomhumor, carinho e atenção com o aluno, paciência, pontualidade e motivação dos alunos. As competências apresentadas visam abranger todos esses aspectos apresentados e, a partir delas, a organização poderá criar instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento & Desenvolvimento.
id CEUB_c4ea4fe5841d082590ec9be04c603096
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2628
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Machado, Paula FerreiraIsidro-Filho, Antonio2012-10-232012-10-30T18:08:09Z2013-05-09T20:57:03Z2012-10-232012-10-30T18:08:09Z2013-05-09T20:57:03Z20082008MACHADO, Paula Ferreira. Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness. 2008. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências profissionais relevantes para os professores de Educação Física que trabalham em empresas de fitness prestarem um serviço de excelência para seus alunos. No referencial teórico foi apresentado um breve histórico sobre a evolução da área de Gestão de Pessoas, antigamente denominada, Administração de Recursos Humanos. Também foi descrito o desenrolar da noção de competências e os principais conceitos sobre o tema na atualidade, em suas várias dimensões. A pesquisa foi realizada com profissionais de uma organização, de médio porte, que presta serviços na área de fitness em Brasília – DF, totalizando 20 participantes na amostra. O roteiro de entrevista foi elaborado pela autora deste trabalho, sob a supervisão do orientador da pesquisa. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas segundo algumas técnicas da análise de conteúdo, metodologia criada por Bardin (1977). A partir da análise dos relatos dos entrevistados e dos itens com maior freqüência de resposta foram elaboradas as competências profissionais. Estas foram descritas sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, descrição de comportamentos passíveis de observação no contexto de trabalho, segundo a sugestão de Carbone et al (2007). Pôde-se perceber que a noção e a prática de um serviço excelente estão intimamente correlacionadas à combinação da qualidade do atendimento prestado ao aluno e da capacidade técnica dos professores. Assim, nota-se que é esperado que o professor tenha excelentes conhecimentos técnicos e que saiba lidar tanto com alunos que se encontram em boas condições físicas, quanto com aqueles que apresentam lesões e deficiências. Contudo, também espera-se que esses professores saibam prestar um bom atendimento para seus alunos e que apresentem características como bomhumor, carinho e atenção com o aluno, paciência, pontualidade e motivação dos alunos. As competências apresentadas visam abranger todos esses aspectos apresentados e, a partir delas, a organização poderá criar instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento & Desenvolvimento.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361905.pdf.txt: 103748 bytes, checksum: b18d8c920e503e8474add970675576ce (MD5) 20361905.pdf: 182126 bytes, checksum: 45603a7d36813babf52679222a1094e5 (MD5) Previous issue date: 2008-01Competência profissionalGestão de pessoasGestão por competênciaFitnessIdentificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitnessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20361905.pdf.txtExtracted texttext/plain103748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/1/20361905.pdf.txtb18d8c920e503e8474add970675576ceMD51ORIGINAL20361905.pdfapplication/pdf182126https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/2/20361905.pdf45603a7d36813babf52679222a1094e5MD52123456789/26282019-03-20 13:33:23.44oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2628Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-20T13:33:23Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
title Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
spellingShingle Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
Machado, Paula Ferreira
Competência profissional
Gestão de pessoas
Gestão por competência
Fitness
title_short Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
title_full Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
title_fullStr Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
title_full_unstemmed Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
title_sort Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
author Machado, Paula Ferreira
author_facet Machado, Paula Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Paula Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isidro-Filho, Antonio
contributor_str_mv Isidro-Filho, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Gestão de pessoas
Gestão por competência
Fitness
topic Competência profissional
Gestão de pessoas
Gestão por competência
Fitness
description O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências profissionais relevantes para os professores de Educação Física que trabalham em empresas de fitness prestarem um serviço de excelência para seus alunos. No referencial teórico foi apresentado um breve histórico sobre a evolução da área de Gestão de Pessoas, antigamente denominada, Administração de Recursos Humanos. Também foi descrito o desenrolar da noção de competências e os principais conceitos sobre o tema na atualidade, em suas várias dimensões. A pesquisa foi realizada com profissionais de uma organização, de médio porte, que presta serviços na área de fitness em Brasília – DF, totalizando 20 participantes na amostra. O roteiro de entrevista foi elaborado pela autora deste trabalho, sob a supervisão do orientador da pesquisa. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas segundo algumas técnicas da análise de conteúdo, metodologia criada por Bardin (1977). A partir da análise dos relatos dos entrevistados e dos itens com maior freqüência de resposta foram elaboradas as competências profissionais. Estas foram descritas sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, descrição de comportamentos passíveis de observação no contexto de trabalho, segundo a sugestão de Carbone et al (2007). Pôde-se perceber que a noção e a prática de um serviço excelente estão intimamente correlacionadas à combinação da qualidade do atendimento prestado ao aluno e da capacidade técnica dos professores. Assim, nota-se que é esperado que o professor tenha excelentes conhecimentos técnicos e que saiba lidar tanto com alunos que se encontram em boas condições físicas, quanto com aqueles que apresentam lesões e deficiências. Contudo, também espera-se que esses professores saibam prestar um bom atendimento para seus alunos e que apresentem características como bomhumor, carinho e atenção com o aluno, paciência, pontualidade e motivação dos alunos. As competências apresentadas visam abranger todos esses aspectos apresentados e, a partir delas, a organização poderá criar instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento & Desenvolvimento.
publishDate 2008
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:09Z
2013-05-09T20:57:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:09Z
2013-05-09T20:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACHADO, Paula Ferreira. Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness. 2008. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628
identifier_str_mv MACHADO, Paula Ferreira. Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness. 2008. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/1/20361905.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/2/20361905.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b18d8c920e503e8474add970675576ce
45603a7d36813babf52679222a1094e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903863882317824