Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628 |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências profissionais relevantes para os professores de Educação Física que trabalham em empresas de fitness prestarem um serviço de excelência para seus alunos. No referencial teórico foi apresentado um breve histórico sobre a evolução da área de Gestão de Pessoas, antigamente denominada, Administração de Recursos Humanos. Também foi descrito o desenrolar da noção de competências e os principais conceitos sobre o tema na atualidade, em suas várias dimensões. A pesquisa foi realizada com profissionais de uma organização, de médio porte, que presta serviços na área de fitness em Brasília – DF, totalizando 20 participantes na amostra. O roteiro de entrevista foi elaborado pela autora deste trabalho, sob a supervisão do orientador da pesquisa. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas segundo algumas técnicas da análise de conteúdo, metodologia criada por Bardin (1977). A partir da análise dos relatos dos entrevistados e dos itens com maior freqüência de resposta foram elaboradas as competências profissionais. Estas foram descritas sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, descrição de comportamentos passíveis de observação no contexto de trabalho, segundo a sugestão de Carbone et al (2007). Pôde-se perceber que a noção e a prática de um serviço excelente estão intimamente correlacionadas à combinação da qualidade do atendimento prestado ao aluno e da capacidade técnica dos professores. Assim, nota-se que é esperado que o professor tenha excelentes conhecimentos técnicos e que saiba lidar tanto com alunos que se encontram em boas condições físicas, quanto com aqueles que apresentam lesões e deficiências. Contudo, também espera-se que esses professores saibam prestar um bom atendimento para seus alunos e que apresentem características como bomhumor, carinho e atenção com o aluno, paciência, pontualidade e motivação dos alunos. As competências apresentadas visam abranger todos esses aspectos apresentados e, a partir delas, a organização poderá criar instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento & Desenvolvimento. |
id |
CEUB_c4ea4fe5841d082590ec9be04c603096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2628 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Machado, Paula FerreiraIsidro-Filho, Antonio2012-10-232012-10-30T18:08:09Z2013-05-09T20:57:03Z2012-10-232012-10-30T18:08:09Z2013-05-09T20:57:03Z20082008MACHADO, Paula Ferreira. Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness. 2008. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências profissionais relevantes para os professores de Educação Física que trabalham em empresas de fitness prestarem um serviço de excelência para seus alunos. No referencial teórico foi apresentado um breve histórico sobre a evolução da área de Gestão de Pessoas, antigamente denominada, Administração de Recursos Humanos. Também foi descrito o desenrolar da noção de competências e os principais conceitos sobre o tema na atualidade, em suas várias dimensões. A pesquisa foi realizada com profissionais de uma organização, de médio porte, que presta serviços na área de fitness em Brasília – DF, totalizando 20 participantes na amostra. O roteiro de entrevista foi elaborado pela autora deste trabalho, sob a supervisão do orientador da pesquisa. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas segundo algumas técnicas da análise de conteúdo, metodologia criada por Bardin (1977). A partir da análise dos relatos dos entrevistados e dos itens com maior freqüência de resposta foram elaboradas as competências profissionais. Estas foram descritas sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, descrição de comportamentos passíveis de observação no contexto de trabalho, segundo a sugestão de Carbone et al (2007). Pôde-se perceber que a noção e a prática de um serviço excelente estão intimamente correlacionadas à combinação da qualidade do atendimento prestado ao aluno e da capacidade técnica dos professores. Assim, nota-se que é esperado que o professor tenha excelentes conhecimentos técnicos e que saiba lidar tanto com alunos que se encontram em boas condições físicas, quanto com aqueles que apresentam lesões e deficiências. Contudo, também espera-se que esses professores saibam prestar um bom atendimento para seus alunos e que apresentem características como bomhumor, carinho e atenção com o aluno, paciência, pontualidade e motivação dos alunos. As competências apresentadas visam abranger todos esses aspectos apresentados e, a partir delas, a organização poderá criar instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento & Desenvolvimento.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20361905.pdf.txt: 103748 bytes, checksum: b18d8c920e503e8474add970675576ce (MD5) 20361905.pdf: 182126 bytes, checksum: 45603a7d36813babf52679222a1094e5 (MD5) Previous issue date: 2008-01Competência profissionalGestão de pessoasGestão por competênciaFitnessIdentificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitnessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20361905.pdf.txtExtracted texttext/plain103748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/1/20361905.pdf.txtb18d8c920e503e8474add970675576ceMD51ORIGINAL20361905.pdfapplication/pdf182126https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/2/20361905.pdf45603a7d36813babf52679222a1094e5MD52123456789/26282019-03-20 13:33:23.44oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2628Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-20T13:33:23Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness |
title |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness |
spellingShingle |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness Machado, Paula Ferreira Competência profissional Gestão de pessoas Gestão por competência Fitness |
title_short |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness |
title_full |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness |
title_fullStr |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness |
title_full_unstemmed |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness |
title_sort |
Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness |
author |
Machado, Paula Ferreira |
author_facet |
Machado, Paula Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Paula Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Isidro-Filho, Antonio |
contributor_str_mv |
Isidro-Filho, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência profissional Gestão de pessoas Gestão por competência Fitness |
topic |
Competência profissional Gestão de pessoas Gestão por competência Fitness |
description |
O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências profissionais relevantes para os professores de Educação Física que trabalham em empresas de fitness prestarem um serviço de excelência para seus alunos. No referencial teórico foi apresentado um breve histórico sobre a evolução da área de Gestão de Pessoas, antigamente denominada, Administração de Recursos Humanos. Também foi descrito o desenrolar da noção de competências e os principais conceitos sobre o tema na atualidade, em suas várias dimensões. A pesquisa foi realizada com profissionais de uma organização, de médio porte, que presta serviços na área de fitness em Brasília – DF, totalizando 20 participantes na amostra. O roteiro de entrevista foi elaborado pela autora deste trabalho, sob a supervisão do orientador da pesquisa. Todas as entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas segundo algumas técnicas da análise de conteúdo, metodologia criada por Bardin (1977). A partir da análise dos relatos dos entrevistados e dos itens com maior freqüência de resposta foram elaboradas as competências profissionais. Estas foram descritas sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, descrição de comportamentos passíveis de observação no contexto de trabalho, segundo a sugestão de Carbone et al (2007). Pôde-se perceber que a noção e a prática de um serviço excelente estão intimamente correlacionadas à combinação da qualidade do atendimento prestado ao aluno e da capacidade técnica dos professores. Assim, nota-se que é esperado que o professor tenha excelentes conhecimentos técnicos e que saiba lidar tanto com alunos que se encontram em boas condições físicas, quanto com aqueles que apresentam lesões e deficiências. Contudo, também espera-se que esses professores saibam prestar um bom atendimento para seus alunos e que apresentem características como bomhumor, carinho e atenção com o aluno, paciência, pontualidade e motivação dos alunos. As competências apresentadas visam abranger todos esses aspectos apresentados e, a partir delas, a organização poderá criar instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento & Desenvolvimento. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:09Z 2013-05-09T20:57:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:09Z 2013-05-09T20:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Paula Ferreira. Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness. 2008. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Paula Ferreira. Identificação de competências profissionais relevantes em empresas de fitness. 2008. 58 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/1/20361905.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2628/2/20361905.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b18d8c920e503e8474add970675576ce 45603a7d36813babf52679222a1094e5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903863882317824 |