A (im)possibilidade da dispensa da anuência de confrontação no processo de retificação extrajudicial do registro cartorial a partir do georreferenciamento de imóveis rurais
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16722 |
Resumo: | O georreferenciamento de imóveis rurais e a retificação extrajudicial são procedimentos que se relacionam na construção de um sistema cadastral-registral eficiente. Desde o estabelecimento desses procedimentos no Brasil, com a publicação da Lei n° 10.267/2001 e da Lei n° 10.931/2004, verifica-se a construção de uma base cartográfica com mais de 357 milhões de hectares, porém, com apenas 35,1% desse quantitativo, com segurança jurídica garantida pelos Oficiais de Registro. Diante desses números, alternativas propostas nos últimos anos pelos Poderes Legislativo e Executivo tentaram desburocratizar o procedimento de retificação extrajudicial com a dispensa total da anuência de confrontação, a qual não foi recepcionada integralmente pelo Poder Judiciário. Dessa forma, a partir dos números do georreferenciamento e da retificação extrajudicial, bem como dos precedentes jurídicos e posições doutrinárias referentes ao tema, o presente artigo demonstra a segurança construída sobre a base cadastral-registral brasileira nas últimas duas décadas e os riscos inerentes a mudanças sem critérios técnicos, e por isso, critica os Poderes independentes da União pela ausência da adoção de técnicas que admitam a dispensa da anuência de confrontação, e propõe alternativas objetivas à flexibilização desse procedimento. |
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Borges Júnior, Carlos Roberto2023-08-18T13:50:52Z2023-08-18T13:50:52Z20232023https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16722Sabrina Durigon MarquesO georreferenciamento de imóveis rurais e a retificação extrajudicial são procedimentos que se relacionam na construção de um sistema cadastral-registral eficiente. Desde o estabelecimento desses procedimentos no Brasil, com a publicação da Lei n° 10.267/2001 e da Lei n° 10.931/2004, verifica-se a construção de uma base cartográfica com mais de 357 milhões de hectares, porém, com apenas 35,1% desse quantitativo, com segurança jurídica garantida pelos Oficiais de Registro. Diante desses números, alternativas propostas nos últimos anos pelos Poderes Legislativo e Executivo tentaram desburocratizar o procedimento de retificação extrajudicial com a dispensa total da anuência de confrontação, a qual não foi recepcionada integralmente pelo Poder Judiciário. Dessa forma, a partir dos números do georreferenciamento e da retificação extrajudicial, bem como dos precedentes jurídicos e posições doutrinárias referentes ao tema, o presente artigo demonstra a segurança construída sobre a base cadastral-registral brasileira nas últimas duas décadas e os riscos inerentes a mudanças sem critérios técnicos, e por isso, critica os Poderes independentes da União pela ausência da adoção de técnicas que admitam a dispensa da anuência de confrontação, e propõe alternativas objetivas à flexibilização desse procedimento.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-18T13:23:50Z No. of bitstreams: 1 21953895.pdf: 842026 bytes, checksum: 1bfb2d4ff03dd754afbc9162aaf7be8d (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-18T13:50:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21953895.pdf: 842026 bytes, checksum: 1bfb2d4ff03dd754afbc9162aaf7be8d (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-18T13:50:52Z (GMT). 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