Mapeamento da venda de produtos orgânicos em Águas Claras-DF e identificação do perfil dos consumidores de orgânicos da região

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brignol, Andressa Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13467
Resumo: O presente trabalho buscou mapear os locais de comercialização de produtos orgânicos em Águas Claras (AC) - Distrito Federal, e avaliar o perfil dos consumidores de orgânicos da região. Para efetuar o mapeamento, foram considerados apenas comércios situados fixamente em AC. A pesquisa de campo foi dividida em duas regiões geográficas da cidade: bairros Norte e Sul, cujas buscas transcorreram em datas diferentes. Todos os pontos de vendas identificados em ambas as localidades da cidade foram descritos em tabela. Para a avaliação do perfil dos consumidores, foi aplicado um questionário contendo dados sociodemográficos e relativos ao consumo de orgânicos. A coleta desses dados foi efetuada em cinco pontos de venda, com uma amostra de 10 indivíduos por local, totalizando uma amostra de 50 indivíduos. O mapeamento apontou a existência de 17 locais na cidade, e a amostra do público caracterizou-se por ser majoritariamente composta pelo sexo feminino (76%), na faixa de idade de 31 a 40 anos (36%), que residem em AC (80%). A renda da maioria dos consumidores revelou-se ser acima de 12 salários mínimos. Quanto ao perfil de consumo, identificou-se que os alimentos mais comprados são hortaliças, frutas e ovos. A principal barreira para o consumo de orgânicos, segundo os entrevistados, é o alto preço destes em relação aos convencionais. Já o principal motivo para a compra desses produtos é a melhora na qualidade de vida, seguida da não utilização de agrotóxicos para a produção desses gêneros. Conclui-se que a região administrativa de AC possui uma boa oferta de produtos orgânicos na região, sendo seus principais consumidores residentes da cidade, majoritariamente de alto poder aquisitivo, que buscam melhorar sua saúde e qualidade de vida.
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Para a avaliação do perfil dos consumidores, foi aplicado um questionário contendo dados sociodemográficos e relativos ao consumo de orgânicos. A coleta desses dados foi efetuada em cinco pontos de venda, com uma amostra de 10 indivíduos por local, totalizando uma amostra de 50 indivíduos. O mapeamento apontou a existência de 17 locais na cidade, e a amostra do público caracterizou-se por ser majoritariamente composta pelo sexo feminino (76%), na faixa de idade de 31 a 40 anos (36%), que residem em AC (80%). A renda da maioria dos consumidores revelou-se ser acima de 12 salários mínimos. Quanto ao perfil de consumo, identificou-se que os alimentos mais comprados são hortaliças, frutas e ovos. A principal barreira para o consumo de orgânicos, segundo os entrevistados, é o alto preço destes em relação aos convencionais. Já o principal motivo para a compra desses produtos é a melhora na qualidade de vida, seguida da não utilização de agrotóxicos para a produção desses gêneros. Conclui-se que a região administrativa de AC possui uma boa oferta de produtos orgânicos na região, sendo seus principais consumidores residentes da cidade, majoritariamente de alto poder aquisitivo, que buscam melhorar sua saúde e qualidade de vida.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-09T14:33:44Z No. of bitstreams: 1 21600273.pdf: 1374580 bytes, checksum: cea62eed36ec220587f9123beee382d8 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-08-12T18:40:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21600273.pdf: 1374580 bytes, checksum: cea62eed36ec220587f9123beee382d8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-12T18:40:27Z (GMT). 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