Experiências estéticas, diversidade e formação ética no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15878 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. Esse estudo demonstrou-se relevante pelo fato de as sociedades atuais serem perpassadas pela desigualdade e exclusão social, revelando uma realidade de privação e inacessibilidade de grande parcela da população a direitos básicos, como alimentação, educação e saúde. Nesse sentido, no contexto escolar, a educação inclusiva apresenta-se como ferramenta de transformação da realidade social, pois objetiva a garantia do direito de todos/as à educação, bem como a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de ensino médio do Distrito Federal - DF. Os resultados indicaram que os professores/as entrevistados/as reconhecem a importância da promoção das experiências estéticas em sala de aula como alternativa para complementar os conhecimentos científicos, possibilitando a articulação dessa modalidade do saber com outras expressões e visões de mundo. Os resultados também indicaram que os/as três entrevistados/as acreditam que a arte, enquanto expressão humana, rompe com os paradigmas e tabus tão presentes nas sociedades, sendo instrumento fundamental para a abordagem em sala de aula de temas como racismo, homossexualidade, intolerância religiosa etc. Faz-se necessária a realização de outros estudos para que se investigue e compreenda, de forma mais ampla, o posicionamento de professores/as acerca deste tema. |
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Santos, Verônica Laís Barcelos dos2022-04-14T19:57:09Z2022-04-14T19:57:09Z20212021https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15878Ana Flávia do Amaral MadureiraO presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições educacionais da vivência de experiências estéticas na formação ética de estudantes no contexto escolar a partir da perspectiva de professores/as. Esse estudo demonstrou-se relevante pelo fato de as sociedades atuais serem perpassadas pela desigualdade e exclusão social, revelando uma realidade de privação e inacessibilidade de grande parcela da população a direitos básicos, como alimentação, educação e saúde. Nesse sentido, no contexto escolar, a educação inclusiva apresenta-se como ferramenta de transformação da realidade social, pois objetiva a garantia do direito de todos/as à educação, bem como a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com apresentação integrada de imagens previamente selecionadas, com três professores/as de ensino médio do Distrito Federal - DF. Os resultados indicaram que os professores/as entrevistados/as reconhecem a importância da promoção das experiências estéticas em sala de aula como alternativa para complementar os conhecimentos científicos, possibilitando a articulação dessa modalidade do saber com outras expressões e visões de mundo. Os resultados também indicaram que os/as três entrevistados/as acreditam que a arte, enquanto expressão humana, rompe com os paradigmas e tabus tão presentes nas sociedades, sendo instrumento fundamental para a abordagem em sala de aula de temas como racismo, homossexualidade, intolerância religiosa etc. Faz-se necessária a realização de outros estudos para que se investigue e compreenda, de forma mais ampla, o posicionamento de professores/as acerca deste tema.Submitted by Priscilla Barreto (priscilla.barreto@uniceub.br) on 2022-03-21T12:55:29Z No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2022-04-14T19:57:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21852345.pdf: 258733 bytes, checksum: d057230dd337c4914caa659c675cb3c3 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-14T19:57:09Z (GMT). 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