A representação social de aula de língua portuguesa por alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, José Romário Oliveira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5796
Resumo: O presente trabalho contempla a uma pesquisa desenvolvida com o interesse de identificar o fenômeno da representação social do objeto “aula de Língua Portuguesa”, por um determinado grupo social do Ensino Médio, da cidade do Paranoá/DF, no ano de 2014. Para tanto, inicialmente, utilizou-se de conceitos de autores da área da Teoria das Representações Sociais e de teóricos da Linguística, para formular a parte teórica do estudo. Posteriormente, empregaram-se os métodos utilizados na pesquisa de campo e, junto às abordagens teóricas, gerou-se os resultados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, de cunho quantitativa e qualitativa. Os resultados apontam que a aula de Língua Portuguesa precisa ser repensada no âmbito de desfazer a noção estruturalista de representação da língua por seus estudantes.
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