Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40769 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre formas de construção de ensino do conteúdo variação linguística e sua relação com representação social. A questão em foco é saber quais atividades e recursos didáticos foram utilizados por professora e alunos em aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba, no primeiro semestre de 2019. O corpus foi constituído por meio de anotações, gravação em áudio de aulas e de entrevistas com professor e alunos. A análise, fundamentada nos estudos sobre cultura, representação social, variação linguística e didática, demonstrou, como principais resultados, que o estudo da variação linguística, proporcionado pela metodologia da professora, se faz por meio de uma diversidade de atividades de produção que privilegiam mais a assimilação do conteúdo de um ponto vista linguístico do que das implicações do uso pela exploração dos componentes socioculturais do fenômeno. |
id |
UEL-3_5e47977b746498ecdc14ab0dba708359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40769 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino MédioVariação Linguística. Ensino de Língua. Representação SocialLingüística AplicadaSociolingüística e DialetologiaNeste artigo, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre formas de construção de ensino do conteúdo variação linguística e sua relação com representação social. A questão em foco é saber quais atividades e recursos didáticos foram utilizados por professora e alunos em aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba, no primeiro semestre de 2019. O corpus foi constituído por meio de anotações, gravação em áudio de aulas e de entrevistas com professor e alunos. A análise, fundamentada nos estudos sobre cultura, representação social, variação linguística e didática, demonstrou, como principais resultados, que o estudo da variação linguística, proporcionado pela metodologia da professora, se faz por meio de uma diversidade de atividades de produção que privilegiam mais a assimilação do conteúdo de um ponto vista linguístico do que das implicações do uso pela exploração dos componentes socioculturais do fenômeno.UEL2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4076910.5433/2237-4876.2020v23n3p60Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 60-78Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 60-782237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40769/29809https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40769/29810Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucena, Leandro SantosRafael, Edmilson Luiz2022-11-16T18:21:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40769Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:21:01Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
spellingShingle |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio Lucena, Leandro Santos Variação Linguística. Ensino de Língua. Representação Social Lingüística Aplicada Sociolingüística e Dialetologia |
title_short |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_full |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_fullStr |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
title_sort |
Variação Linguística e Representação Social em Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio |
author |
Lucena, Leandro Santos |
author_facet |
Lucena, Leandro Santos Rafael, Edmilson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Rafael, Edmilson Luiz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Leandro Santos Rafael, Edmilson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Variação Linguística. Ensino de Língua. Representação Social Lingüística Aplicada Sociolingüística e Dialetologia |
topic |
Variação Linguística. Ensino de Língua. Representação Social Lingüística Aplicada Sociolingüística e Dialetologia |
description |
Neste artigo, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa sobre formas de construção de ensino do conteúdo variação linguística e sua relação com representação social. A questão em foco é saber quais atividades e recursos didáticos foram utilizados por professora e alunos em aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado da Paraíba, no primeiro semestre de 2019. O corpus foi constituído por meio de anotações, gravação em áudio de aulas e de entrevistas com professor e alunos. A análise, fundamentada nos estudos sobre cultura, representação social, variação linguística e didática, demonstrou, como principais resultados, que o estudo da variação linguística, proporcionado pela metodologia da professora, se faz por meio de uma diversidade de atividades de produção que privilegiam mais a assimilação do conteúdo de um ponto vista linguístico do que das implicações do uso pela exploração dos componentes socioculturais do fenômeno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40769 10.5433/2237-4876.2020v23n3p60 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40769 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2020v23n3p60 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40769/29809 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40769/29810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 23 No. 3 (2020): Volume Atemático; 60-78 Signum: Estudos da Linguagem; v. 23 n. 3 (2020): Volume Atemático; 60-78 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1799305964315213824 |