Violação à laicidade do Estado e colisão de direitos fundamentais: uma análise sobre os efeitos do julgamento da ADI Nº 443

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Thiago Caixeta de Queiroz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13382
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise sobre os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439 (ADI), ação esta que requeria a declaração de inconstitucionalidade do preceito legal que permite o ensino religioso em sua modalidade confessional nas escolas públicas, constante no Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, tratando-se de um modelo de ensino cujo conteúdo pode seguir os ensinamentos de uma religião específica. Assim sendo, a discussão versará sobre a incompatibilidade dessa forma de ensino nas escolas públicas com a laicidade do Estado. Além de abordar essa problemática, se levantará a hipótese em que, diante da liberdade de cátedra do professor e da liberdade religiosa do aluno, possa haver um cenário de colisão de direitos fundamentais em sala de aula. Para isso, se conceituará, em um primeiro momento, como o princípio laicidade é entendido no Brasil; após isso, tratará do acordo entre o Brasil e a Igreja Católica que instituiu o ensino religioso confessional nas escolas públicas, bem como o contexto histórico deste ensino no país, seguida pela análise das liberdades que estão inseridas na problemática do trabalho; por fim, será realizada uma análise sobre os argumentos que levaram ao entendimento do Supremo Tribunal Federal de permitir o ensino religioso confessional, seguido por um exercício hipotético sobre os possíveis efeitos que possam ocorrer desta decisão.
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Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13382Mello, Rodrigo Pereira deO presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise sobre os efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4439 (ADI), ação esta que requeria a declaração de inconstitucionalidade do preceito legal que permite o ensino religioso em sua modalidade confessional nas escolas públicas, constante no Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, tratando-se de um modelo de ensino cujo conteúdo pode seguir os ensinamentos de uma religião específica. Assim sendo, a discussão versará sobre a incompatibilidade dessa forma de ensino nas escolas públicas com a laicidade do Estado. Além de abordar essa problemática, se levantará a hipótese em que, diante da liberdade de cátedra do professor e da liberdade religiosa do aluno, possa haver um cenário de colisão de direitos fundamentais em sala de aula. Para isso, se conceituará, em um primeiro momento, como o princípio laicidade é entendido no Brasil; após isso, tratará do acordo entre o Brasil e a Igreja Católica que instituiu o ensino religioso confessional nas escolas públicas, bem como o contexto histórico deste ensino no país, seguida pela análise das liberdades que estão inseridas na problemática do trabalho; por fim, será realizada uma análise sobre os argumentos que levaram ao entendimento do Supremo Tribunal Federal de permitir o ensino religioso confessional, seguido por um exercício hipotético sobre os possíveis efeitos que possam ocorrer desta decisão.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-07-16T13:43:35Z No. of bitstreams: 1 21486686.pdf: 729039 bytes, checksum: 56d79532a5363db126f98fd62d33e873 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-07-16T18:26:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21486686.pdf: 729039 bytes, checksum: 56d79532a5363db126f98fd62d33e873 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-16T18:26:30Z (GMT). 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