A educação de jovens e adultos no DF: normatização e reflexos no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Cristiane Mello de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6721
Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar a situação atual do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito da Secretaria de Educação do DF, comparando a legislação educacional vigente ao cumprimento da mesma, tendo em vista o término do oferecimento desse segmento de ensino em algumas escolas do Distrito Federal. Ele foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas a autores diversos, leis, diretrizes educacionais e normas conexas; de entrevistas qualitativas a professores e gestores desta modalidade de ensino, e de análises estatísticas de dados, fornecidos pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Diretoria de Pesquisa (GEST) e Diretoria da Educação de Jovens e Adultos (DEJA). Os resultados apontaram para a redução do nº de matrículas, do número de turmas, e, também, do quantitativo de escolas que oferecem esse segmento de ensino. Conseqüências dessa realidade já haviam sido observadas por alguns docentes e gestores, sendo, no entanto, ignoradas, desprezadas ou recusadas por outros profissionais da educação. Outro resultado obtido foi a constatação de muitas necessidades no segmento analisado. Apontando, entre outros aspectos, para a não concretização de algumas normas direcionadas à EJA. Tendo em vista este contexto, concluiu-se que a conscientização e clareza da situação atual do 1º segmento da EJA são de grande importância para os envolvidos nesse processo, possibilitando novas práticas docentes e administrativas e fundamentando o investimento ou redirecionamento na carreira de alguns docentes.
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Os resultados apontaram para a redução do nº de matrículas, do número de turmas, e, também, do quantitativo de escolas que oferecem esse segmento de ensino. Conseqüências dessa realidade já haviam sido observadas por alguns docentes e gestores, sendo, no entanto, ignoradas, desprezadas ou recusadas por outros profissionais da educação. Outro resultado obtido foi a constatação de muitas necessidades no segmento analisado. Apontando, entre outros aspectos, para a não concretização de algumas normas direcionadas à EJA. Tendo em vista este contexto, concluiu-se que a conscientização e clareza da situação atual do 1º segmento da EJA são de grande importância para os envolvidos nesse processo, possibilitando novas práticas docentes e administrativas e fundamentando o investimento ou redirecionamento na carreira de alguns docentes.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T18:34:19Z No. of bitstreams: 1 40350963.pdf: 263308 bytes, checksum: ff6c4a4aa737ffdff93ab76ea3bdc626 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-16T18:34:19Z (GMT). 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