No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daisy Clecia Vasconcelos da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19901
Resumo: A necessidade de ver os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA para além de seus fracassos escolares torna-se imprescindível para uma reconfiguração desta modalidade de ensino. Portanto, o compromisso desta pesquisa é adentrar no universo desses sujeitos, dar-lhes voz e, com isso, compreender a teia de relações que se dá entre esses sujeitos e a escola de uma maneira geral. Entende-se não ser possível compreender os significados atribuídos pelos sujeitos sem considerar, como elemento primordial, o contexto social no qual esses significados são construídos. Para o desenvolvimento deste estudo foi adotada como metodologia a pesquisa etnográfica. Os procedimentos utilizados para a construção dos dados foram observação participante, entrevistas semiestruturadas com grupo focal e entrevistas semiestruturadas individuais. Para a compreensão dos dados construídos no campo, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que atende às expectativas de uma análise interpretativa. As observações ocorreram principalmente dentro das salas de aula de uma escola municipal, situada na cidade do Natal/RN. As entrevistas individuais foram realizadas com uma amostra de oito alunos, homens e mulheres, com faixa etária entre 25 e 60 anos. As entrevistas evidenciaram que para o jovem e para o adulto, a escola é muito mais do que o lugar onde se aprendem conteúdos. Eles percebem este espaço como propiciador de interação social, e como a possibilidade de galgar novos horizontes profissionais e, dessa forma, alcançar uma ascensão social. Para os alunos mais velhos, em especial às mulheres, esta volta aos bancos escolares traz embutida no discurso da aprendizagem, o desejo de fazer novos amigos, de ter momentos de encontros, conversas e descontração, enfim, de esquecer os problemas do dia-a-dia. A observação do cotidiano escolar permite melhor entender a ação destes sujeitos em relação às práticas escolares. Por fim, afirma-se que a busca pela escola não se dá apenas para recuperar o tempo perdido na infância. Aprender acaba por ser secundário. Não importa se ficarão retidos ou serão promovidos para o nível seguinte, o importante é estar na escola.
id UFRN_6ae821d95f7f0f1e6fba648e6378c2b2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19901
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Daisy Clecia Vasconcelos dahttp://lattes.cnpq.br/3180789128185719Alves, Francisca Terezinha de OliveiraPereira, Francisco de Assishttp://lattes.cnpq.br/4147987722156261Rocha Neto, Manoel Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/8133980836563371Rocha, Maria Antonia Teixeira daPinheiro, Rosa Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037Silva, Rosália de Fátima ehttp://lattes.cnpq.br/25601745066898692016-03-01T22:42:42Z2016-03-01T22:42:42Z2012-05-11SILVA, Daisy Clecia Vasconcelos da. No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos. 2012. 131f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19901A necessidade de ver os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA para além de seus fracassos escolares torna-se imprescindível para uma reconfiguração desta modalidade de ensino. Portanto, o compromisso desta pesquisa é adentrar no universo desses sujeitos, dar-lhes voz e, com isso, compreender a teia de relações que se dá entre esses sujeitos e a escola de uma maneira geral. Entende-se não ser possível compreender os significados atribuídos pelos sujeitos sem considerar, como elemento primordial, o contexto social no qual esses significados são construídos. Para o desenvolvimento deste estudo foi adotada como metodologia a pesquisa etnográfica. Os procedimentos utilizados para a construção dos dados foram observação participante, entrevistas semiestruturadas com grupo focal e entrevistas semiestruturadas individuais. Para a compreensão dos dados construídos no campo, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que atende às expectativas de uma análise interpretativa. As observações ocorreram principalmente dentro das salas de aula de uma escola municipal, situada na cidade do Natal/RN. As entrevistas individuais foram realizadas com uma amostra de oito alunos, homens e mulheres, com faixa etária entre 25 e 60 anos. As entrevistas evidenciaram que para o jovem e para o adulto, a escola é muito mais do que o lugar onde se aprendem conteúdos. Eles percebem este espaço como propiciador de interação social, e como a possibilidade de galgar novos horizontes profissionais e, dessa forma, alcançar uma ascensão social. Para os alunos mais velhos, em especial às mulheres, esta volta aos bancos escolares traz embutida no discurso da aprendizagem, o desejo de fazer novos amigos, de ter momentos de encontros, conversas e descontração, enfim, de esquecer os problemas do dia-a-dia. A observação do cotidiano escolar permite melhor entender a ação destes sujeitos em relação às práticas escolares. Por fim, afirma-se que a busca pela escola não se dá apenas para recuperar o tempo perdido na infância. Aprender acaba por ser secundário. Não importa se ficarão retidos ou serão promovidos para o nível seguinte, o importante é estar na escola.The necessity of the view of the Youth and Adults Education (EJA) subjects beyond of their academic failures becomes imperative for a reconfiguration of this teaching modality. Thus, the compromise of this study is to go into these subjects‘ universe, give them a voice and, therefore, understand, in general, the web of relationships between these subjects and the school. It is understood that it is not possible to figure out the means attributed by the subjects without consideration, as an essential element, the social context in which such means has been built. For the development of this study, the methodology adopted was the ethnographic research. The procedures used for the data construction were the participative observation, the semi-structured interviews with a focal group, and the individualized semi-structured interviews. For the understanding of the data constructed in the field, the content analysis technique was used, which reach the expectations of an interpretative analysis. The observation occurred mainly in the classrooms, on a public school, located in a City of Natal/RN. The interviews were taken with a sample of eight students, males and females, with 25 to 60 year-olds. Such interviews highlight that for the young adult students, the school is much more than a place to learn. They realize such space as enabler of social interaction, as well as the possibility of rising through new professional horizons and, therefore achieve a social mobility. For the older students, mainly among women, the return to the school benches brings into the learning discourse, the desire of making new friends, having moments of meeting, chatting and relaxation, finally, to forget the problems of the day by day. The school quotidian observation allows a better understanding of the action of the subjects in relationship with the school practices. Finally, it can be affirmed that seeking for the school has not only the intention to recover the time lost in the childhood. Learning remains as a secondary goal. It does not matter whether they will be retained or promoted to the next level at the end of the academic year, what really matters is to be in school.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação de Jovens e AdultosCotidiano escolaPráticas pedagógicasSujeitos da EJANo cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdfCotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdfapplication/pdf1857293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/1/CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf09448f6e756290447b44853ef1a2a9daMD51TEXTDaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.txtDaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain227735https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/8/DaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.txt74fcd6be3f1b893b52b8869df89c795bMD58CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.txtCotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain227724https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/10/CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.txt45677d55aaf4acdd29ce106fd4460abbMD510THUMBNAILDaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.jpgDaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/9/DaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.jpg1416b4b24f5bca4ea3dab7d64fa77b6cMD59CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.jpgCotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/11/CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.jpg42f727aea44a0481c3e7ae69c3d44a2bMD511123456789/199012019-06-23 02:14:00.2oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19901Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
title No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
spellingShingle No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
Silva, Daisy Clecia Vasconcelos da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação de Jovens e Adultos
Cotidiano escola
Práticas pedagógicas
Sujeitos da EJA
title_short No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
title_full No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
title_fullStr No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
title_full_unstemmed No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
title_sort No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos
author Silva, Daisy Clecia Vasconcelos da
author_facet Silva, Daisy Clecia Vasconcelos da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3180789128185719
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Alves, Francisca Terezinha de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, Francisco de Assis
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4147987722156261
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Rocha Neto, Manoel Pereira da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8133980836563371
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Rocha, Maria Antonia Teixeira da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6292207464385037
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Silva, Rosália de Fátima e
dc.contributor.referees6Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daisy Clecia Vasconcelos da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Educação de Jovens e Adultos
Cotidiano escola
Práticas pedagógicas
Sujeitos da EJA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Cotidiano escola
Práticas pedagógicas
Sujeitos da EJA
description A necessidade de ver os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos – EJA para além de seus fracassos escolares torna-se imprescindível para uma reconfiguração desta modalidade de ensino. Portanto, o compromisso desta pesquisa é adentrar no universo desses sujeitos, dar-lhes voz e, com isso, compreender a teia de relações que se dá entre esses sujeitos e a escola de uma maneira geral. Entende-se não ser possível compreender os significados atribuídos pelos sujeitos sem considerar, como elemento primordial, o contexto social no qual esses significados são construídos. Para o desenvolvimento deste estudo foi adotada como metodologia a pesquisa etnográfica. Os procedimentos utilizados para a construção dos dados foram observação participante, entrevistas semiestruturadas com grupo focal e entrevistas semiestruturadas individuais. Para a compreensão dos dados construídos no campo, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo, que atende às expectativas de uma análise interpretativa. As observações ocorreram principalmente dentro das salas de aula de uma escola municipal, situada na cidade do Natal/RN. As entrevistas individuais foram realizadas com uma amostra de oito alunos, homens e mulheres, com faixa etária entre 25 e 60 anos. As entrevistas evidenciaram que para o jovem e para o adulto, a escola é muito mais do que o lugar onde se aprendem conteúdos. Eles percebem este espaço como propiciador de interação social, e como a possibilidade de galgar novos horizontes profissionais e, dessa forma, alcançar uma ascensão social. Para os alunos mais velhos, em especial às mulheres, esta volta aos bancos escolares traz embutida no discurso da aprendizagem, o desejo de fazer novos amigos, de ter momentos de encontros, conversas e descontração, enfim, de esquecer os problemas do dia-a-dia. A observação do cotidiano escolar permite melhor entender a ação destes sujeitos em relação às práticas escolares. Por fim, afirma-se que a busca pela escola não se dá apenas para recuperar o tempo perdido na infância. Aprender acaba por ser secundário. Não importa se ficarão retidos ou serão promovidos para o nível seguinte, o importante é estar na escola.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-05-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-01T22:42:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-01T22:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Daisy Clecia Vasconcelos da. No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos. 2012. 131f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19901
identifier_str_mv SILVA, Daisy Clecia Vasconcelos da. No cotidiano da escola: o pensar e agir de jovens e adultos. 2012. 131f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/1/CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/8/DaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/10/CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/9/DaisyCleciaVasconcelosDaSilva_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19901/11/CotidianoEscolaPensar_Silva_2012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 09448f6e756290447b44853ef1a2a9da
74fcd6be3f1b893b52b8869df89c795b
45677d55aaf4acdd29ce106fd4460abb
1416b4b24f5bca4ea3dab7d64fa77b6c
42f727aea44a0481c3e7ae69c3d44a2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832870107119616