Clusters de turismo: contribuição do Vale dos Vinhedos para a economia do sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra Santos dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8960
Resumo: As discussões sobre os conceitos de clusters ou aglomerações iniciaram a partir das contribuições de Alfred Marshall. As primeiras considerações embasaram-se nos benefícios econômicas das empresas que se estabeleceram geograficamente próximas e optaram por trabalhar conjuntamente. Contudo, apenas a partir dos estudos de Porter (1990) os clusters são entendidos como arranjos complexos. Para o turismo esta é uma oportunidade de desenvolvimento local e regional, uma vez que estimula a competitividade. O objetivo deste trabalho é investigar de que forma o Enoturismo como atividade econômica contribui no processo de formação de Clusters no Vale dos Vinhedos na Região de Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Utilizou-se a metodologia qualitativa com estudo de caso descritivo de empreendimentos de diversas áreas do turismo. Os resultados demonstraram que o Enoturismo é determinante para o desenvolvimento das empresas pesquisadas, uma vez que muitos desses empreendimentos ampliaram sua oferta o que reflete diretamente em benefícios para a localidade e para a comunidade. Não obstante, existe a necessidade do desenvolvimento de novos processos relacionados à inovação e diversificação no mix de produtos e serviços que assegurem o constante interesse dos apreciadores do enoturismo
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Utilizou-se a metodologia qualitativa com estudo de caso descritivo de empreendimentos de diversas áreas do turismo. Os resultados demonstraram que o Enoturismo é determinante para o desenvolvimento das empresas pesquisadas, uma vez que muitos desses empreendimentos ampliaram sua oferta o que reflete diretamente em benefícios para a localidade e para a comunidade. Não obstante, existe a necessidade do desenvolvimento de novos processos relacionados à inovação e diversificação no mix de produtos e serviços que assegurem o constante interesse dos apreciadores do enoturismoDebate on clusters concept or agglomerations has begun from Alfred Marshall contributions. First considerations on this subject were underpinned on economic benefits of firms that have geographically settled close to each other and have chosen to work together. However it was only from Porter studies on (1990) that clusters are understood as complexes arrangements. For tourism, this is an opportunity of local and regional developoment, because it means an incentive to competitiveness. The aim of this study is to investigate how enotourism gives contribution for economic development of the Vale dos Vinhedos region, in Rio Grande do Sul State, Brazil. Qualitative methodology was adopted, including descriptive case study of enterprises in several fields of tourism. Results show that enotourism is determinant for firms’ development. Since it provides large investments in the Valley of vineyards that reflect directly on benefits to the location and the community. Nevertheless, new processes related to product and services innovation are necessary in order to assure a steady interest of enotourism appreaciators.Submitted by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-10-26T10:26:28Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO - OFICIAL - TMS - 2016.pdf: 755946 bytes, checksum: 376f5f82ec08bc3a22f4ed59d95487a1 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-10-26T10:26:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARTIGO - OFICIAL - TMS - 2016.pdf: 755946 bytes, checksum: 376f5f82ec08bc3a22f4ed59d95487a1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-26T10:26:43Z (GMT). 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