Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marielen Aline Costa da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bruch, Kelly Lissandra, Bettencourt, Arthur Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255011
Resumo: As novas tendências globais de consumo e transformações nas sociedades agroindustriais têm imposto novos desafios às economias vigentes. Buscando por maior competitividade, os atores do setor do vinho têm investido na diversificação e diferenciação de seus produtos por meio de estratégias como o turismo. No entanto, a incorporação do turismo em territórios típicos da produção vitivinícola, favorece a competição por espaço e recursos naturais, colocando em risco a atividade principal. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e categorizar as atividades enoturísticas presentes no território, procurando entender sua estrutura, a fim de fortalecer a prática como instrumento de competitividade e de desenvolvimento local. Para tal, foram aplicados questionários a 48 empreendimentos de enoturismo do Vale dos Vinhedos, sendo levantado seus perfis e características das atividades ofertadas. Neste contexto, observou-se uma diversificação substancial da oferta turísticas do Vale dos Vinhedos, com destaque para o crescimento das atividades vinculadas mais ao cluster turístico do que a esfera vitivinícola, desenhando uma estrutura enoturística singular. A existência de um possível desequilíbrio entre a oferta turística e a aptidão vitivinícola do Vale dos Vinhedos, cada dia mais evidente, traz à tona discussões acerca da preservação da identidade local versus as exigências dos turistas.
id UFRGS-2_5ffd8972414eb69b940d98a44b974b77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255011
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Marielen Aline Costa daBruch, Kelly LissandraBettencourt, Arthur Fernandes2023-02-25T03:25:27Z2022http://hdl.handle.net/10183/255011001144547As novas tendências globais de consumo e transformações nas sociedades agroindustriais têm imposto novos desafios às economias vigentes. Buscando por maior competitividade, os atores do setor do vinho têm investido na diversificação e diferenciação de seus produtos por meio de estratégias como o turismo. No entanto, a incorporação do turismo em territórios típicos da produção vitivinícola, favorece a competição por espaço e recursos naturais, colocando em risco a atividade principal. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e categorizar as atividades enoturísticas presentes no território, procurando entender sua estrutura, a fim de fortalecer a prática como instrumento de competitividade e de desenvolvimento local. Para tal, foram aplicados questionários a 48 empreendimentos de enoturismo do Vale dos Vinhedos, sendo levantado seus perfis e características das atividades ofertadas. Neste contexto, observou-se uma diversificação substancial da oferta turísticas do Vale dos Vinhedos, com destaque para o crescimento das atividades vinculadas mais ao cluster turístico do que a esfera vitivinícola, desenhando uma estrutura enoturística singular. A existência de um possível desequilíbrio entre a oferta turística e a aptidão vitivinícola do Vale dos Vinhedos, cada dia mais evidente, traz à tona discussões acerca da preservação da identidade local versus as exigências dos turistas.The new global trends in consumption and transformations in agro-industrial societies have imposed new economic challenges. Seeking greater competitiveness, companies in the wine sector have invested in the diversification and differentiation of their products through strategies such as tourism. However, the incorporation of tourism in typical wine-growing lands has led to competition for space and natural resources, placing the main activity at risk. This work aims to identify and categorize the wine tourism activities present in the territory, and to understand its dynamics, in order to strengthen the practice as an instrument for competitiveness and local development. A questionnaire was applied to 48 wine tourism ventures in Vale dos Vinhedos, and their profiles and characteristics of the activities offered were surveyed. It was seen that there is substantial diversification of the tourist offer in Vale dos Vinhedos, with emphasis on the growth of activities linked more to the tourist cluster than to the wine sector, creating a unique wine tourism dynamic. The existence of a possible imbalance between the tourist offer and the wine growing tradition of Vale dos Vinhedos, which is increasingly evident, raises discussions about the clash between the local identity and the demands of tourists.: Las nuevas tendencias globales de consumo y las transformaciones en las sociedades agroindustriales han impuesto nuevos desafíos a las economías actuales. Buscando una mayor competitividad, los actores del sector vitivinícola han apostado por la diversificación y diferenciación de sus productos a través de estrategias como el turismo. Sin embargo, la incorporación del turismo en territorios propios de la producción vitivinícola favorece la competencia por el espacio y los recursos naturales, poniendo en riesgo la actividad principal. Así, el presente trabajo tiene como objetivo identificar y categorizar las actividades enoturísticas presentes en el territorio, buscando comprender su dinámica, con el fin de fortalecer la práctica como instrumento de competitividad y desarrollo local. Para ello, se aplicó un cuestionario a 48 empresas de enoturismo del Vale dos Vinhedos, relevando sus perfiles y características de las actividades ofertadas. En este contexto, se observó una diversificación sustancial de la oferta turística del Vale dos Vinhedos, con énfasis en el crecimiento de actividades vinculadas más al clúster turístico que al ámbito vitivinícola, diseñando una dinámica enoturística única. La existencia de un posible desequilibrio entre la oferta turística y la aptitud vitivinícola del Vale dos Vinhedos, cada vez más evidente, suscita discusiones sobre la preservación de la identidad local frente a las demandas de los turistas.application/pdfporTurismo : visão e ação. Itajaí, SC. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 270-294.EnoturismoVitiviniculturaOfertaVale dos Vinhedos, Região (RS)EnotourismEnoturistic offerTourismEnoturismoOferta enoturisticaTurismoEstrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da ofertaEnoturistic structure of Vale dos Vinhedos : an analysis based on the offerEstructura del enoturismo en el Vale dos Vinhedos : un análisis a partir de la ofertainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144547.pdf.txt001144547.pdf.txtExtracted Texttext/plain67372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255011/2/001144547.pdf.txtc5d0482d7b30a0db99d7183c2375cd53MD52ORIGINAL001144547.pdfTexto completoapplication/pdf1653857http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255011/1/001144547.pdfce63673a668a63b3ff2e64dd6da8e4c1MD5110183/2550112023-02-26 03:19:30.498279oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255011Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-26T06:19:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Enoturistic structure of Vale dos Vinhedos : an analysis based on the offer
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Estructura del enoturismo en el Vale dos Vinhedos : un análisis a partir de la oferta
title Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
spellingShingle Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
Silva, Marielen Aline Costa da
Enoturismo
Vitivinicultura
Oferta
Vale dos Vinhedos, Região (RS)
Enotourism
Enoturistic offer
Tourism
Enoturismo
Oferta enoturistica
Turismo
title_short Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
title_full Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
title_fullStr Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
title_full_unstemmed Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
title_sort Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
author Silva, Marielen Aline Costa da
author_facet Silva, Marielen Aline Costa da
Bruch, Kelly Lissandra
Bettencourt, Arthur Fernandes
author_role author
author2 Bruch, Kelly Lissandra
Bettencourt, Arthur Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marielen Aline Costa da
Bruch, Kelly Lissandra
Bettencourt, Arthur Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Enoturismo
Vitivinicultura
Oferta
Vale dos Vinhedos, Região (RS)
topic Enoturismo
Vitivinicultura
Oferta
Vale dos Vinhedos, Região (RS)
Enotourism
Enoturistic offer
Tourism
Enoturismo
Oferta enoturistica
Turismo
dc.subject.eng.fl_str_mv Enotourism
Enoturistic offer
Tourism
dc.subject.spa.fl_str_mv Enoturismo
Oferta enoturistica
Turismo
description As novas tendências globais de consumo e transformações nas sociedades agroindustriais têm imposto novos desafios às economias vigentes. Buscando por maior competitividade, os atores do setor do vinho têm investido na diversificação e diferenciação de seus produtos por meio de estratégias como o turismo. No entanto, a incorporação do turismo em territórios típicos da produção vitivinícola, favorece a competição por espaço e recursos naturais, colocando em risco a atividade principal. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e categorizar as atividades enoturísticas presentes no território, procurando entender sua estrutura, a fim de fortalecer a prática como instrumento de competitividade e de desenvolvimento local. Para tal, foram aplicados questionários a 48 empreendimentos de enoturismo do Vale dos Vinhedos, sendo levantado seus perfis e características das atividades ofertadas. Neste contexto, observou-se uma diversificação substancial da oferta turísticas do Vale dos Vinhedos, com destaque para o crescimento das atividades vinculadas mais ao cluster turístico do que a esfera vitivinícola, desenhando uma estrutura enoturística singular. A existência de um possível desequilíbrio entre a oferta turística e a aptidão vitivinícola do Vale dos Vinhedos, cada dia mais evidente, traz à tona discussões acerca da preservação da identidade local versus as exigências dos turistas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-25T03:25:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255011
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144547
url http://hdl.handle.net/10183/255011
identifier_str_mv 001144547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Turismo : visão e ação. Itajaí, SC. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 270-294.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255011/2/001144547.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255011/1/001144547.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5d0482d7b30a0db99d7183c2375cd53
ce63673a668a63b3ff2e64dd6da8e4c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447819867127808