Feminilidade, imagem corporal e mídia: um estudo sobre processos identitários das mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castello, Camila Cristina Saraiva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14709
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira a feminilidade (considerando diferentes pertencimentos étnico-raciais e diferentes faixas etárias) e a corporeidade têm sido representadas na mídia, a partir de diálogos interdisciplinares entre a psicologia e o campo das artes visuais. Para a realização da pesquisa de metodologia qualitativa, foram selecionados 5 materiais de domínio público, utilizando-se o método de análise de conteúdo temática para a construção de 3 categorias analíticas, que nortearam o trabalho interpretativo. A partir de um olhar teórico que considera os processos identitários como sendo fruto das relações sociais, pertencentes a um contexto cultural definido, a pesquisa buscou interpretar representações e significados culturais dos conteúdos selecionados. Foi possível identificar que a mídia, enquanto produtora de conhecimento e informação, tem um papel importante na construção e também na desconstrução de padrões hegemônicos de beleza relacionados as mulheres. Observou-se que, ao veicular conteúdos que reforçam os estereótipos de gênero e valorizam apenas um determinado tipo de aparência corporal (ser branca, jovem e magra), a mídia continua contribuindo para uma sociedade desigual e excludente, que não representa a pluralidade dos sujeitos. Nesse cenário, as mulheres são o público mais afetado negativamente e, no intuito de evitar a disseminação de um ideal de aparência corporal que as homogeneíza, a Psicologia possui um papel fundamental, contribuindo com novos conhecimentos e práticas em termos de atuação profissional que rompam com esse imaginário.
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A partir de um olhar teórico que considera os processos identitários como sendo fruto das relações sociais, pertencentes a um contexto cultural definido, a pesquisa buscou interpretar representações e significados culturais dos conteúdos selecionados. Foi possível identificar que a mídia, enquanto produtora de conhecimento e informação, tem um papel importante na construção e também na desconstrução de padrões hegemônicos de beleza relacionados as mulheres. Observou-se que, ao veicular conteúdos que reforçam os estereótipos de gênero e valorizam apenas um determinado tipo de aparência corporal (ser branca, jovem e magra), a mídia continua contribuindo para uma sociedade desigual e excludente, que não representa a pluralidade dos sujeitos. Nesse cenário, as mulheres são o público mais afetado negativamente e, no intuito de evitar a disseminação de um ideal de aparência corporal que as homogeneíza, a Psicologia possui um papel fundamental, contribuindo com novos conhecimentos e práticas em termos de atuação profissional que rompam com esse imaginário.Submitted by Rivea Bispo (rivea.barros@uniceub.br) on 2021-02-05T13:08:26Z No. of bitstreams: 1 Artigo - Camila Castello.pdf: 808308 bytes, checksum: f15ce125c069d0094fd36844240ed4a4 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-02-18T14:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Artigo - Camila Castello.pdf: 808308 bytes, checksum: f15ce125c069d0094fd36844240ed4a4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-18T14:14:34Z (GMT). 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