Os exemplos de vírgula padronizados nos compêndios gramaticais são suficientes para os usos?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12995 |
Resumo: | Este trabalho levanta a preocupação em relação à tradição gramatical quanto aos exemplos de vírgula padronizados nos compêndios. Os exemplos utilizados auxiliam no entendimento desse assunto, porém, de forma superficial. Se fosse utilizado, também, textos, para demonstrar as situações diversas da vírgula, acredito que a gramática ajudaria de forma mais eficiente. Os exemplos mais comuns são frases de literatura, que também são textos, no entanto, nos compêndios, essas frases literárias também estão fragmentadas. Para Fechus (2015), a gramática tradicional minimiza a atuação das vírgulas dentro do texto, sendo que elas têm grande importância para a clareza e a harmonia da escrita. O trabalho do revisor se dá todo dentro do texto. Ao revisar, não se pode analisar uma frase e desprezar o restante. As gramáticas, ao passo que auxiliam, podem criar abismos entre os leitores e elas. Sugeri um Protótipo para compor as gramáticas, acreditando que ele seria subsídio suficiente para tentar resolver as dúvidas em relação à vírgula, juntamente com os exemplos já existentes. Nesta conjuntura, apresentei uma pesquisa que envolve a opinião de quinze revisores. Eles, de forma quase uníssona, afirmaram que o texto auxiliaria melhor para o entendimento da vírgula. Dessarte, minha pesquisa confirmou que os exemplos de vírgula nas gramáticas não são suficientes para a compreensão dos usos delas, sendo necessário que se tenha o texto para melhor elucidação das definições deste estudo. |
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Souza, Kellen Neves de2019-04-22T17:14:34Z2019-04-22T17:14:34Z20182018SOUZA, Kellen Neves de. Os exemplos de vírgula padronizados nos compêndios gramaticais são suficientes para os usos? 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Revisão de Textos) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/12995Andrade, Caroline QueirozEste trabalho levanta a preocupação em relação à tradição gramatical quanto aos exemplos de vírgula padronizados nos compêndios. Os exemplos utilizados auxiliam no entendimento desse assunto, porém, de forma superficial. Se fosse utilizado, também, textos, para demonstrar as situações diversas da vírgula, acredito que a gramática ajudaria de forma mais eficiente. Os exemplos mais comuns são frases de literatura, que também são textos, no entanto, nos compêndios, essas frases literárias também estão fragmentadas. Para Fechus (2015), a gramática tradicional minimiza a atuação das vírgulas dentro do texto, sendo que elas têm grande importância para a clareza e a harmonia da escrita. O trabalho do revisor se dá todo dentro do texto. Ao revisar, não se pode analisar uma frase e desprezar o restante. As gramáticas, ao passo que auxiliam, podem criar abismos entre os leitores e elas. Sugeri um Protótipo para compor as gramáticas, acreditando que ele seria subsídio suficiente para tentar resolver as dúvidas em relação à vírgula, juntamente com os exemplos já existentes. Nesta conjuntura, apresentei uma pesquisa que envolve a opinião de quinze revisores. Eles, de forma quase uníssona, afirmaram que o texto auxiliaria melhor para o entendimento da vírgula. Dessarte, minha pesquisa confirmou que os exemplos de vírgula nas gramáticas não são suficientes para a compreensão dos usos delas, sendo necessário que se tenha o texto para melhor elucidação das definições deste estudo.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-04-17T19:23:48Z No. of bitstreams: 1 51700536.pdf: 531583 bytes, checksum: c3a52c26f33cacdf568c912fce3f7345 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2019-04-22T17:14:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 51700536.pdf: 531583 bytes, checksum: c3a52c26f33cacdf568c912fce3f7345 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-22T17:14:34Z (GMT). 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Este trabalho levanta a preocupação em relação à tradição gramatical quanto aos exemplos de vírgula padronizados nos compêndios. Os exemplos utilizados auxiliam no entendimento desse assunto, porém, de forma superficial. Se fosse utilizado, também, textos, para demonstrar as situações diversas da vírgula, acredito que a gramática ajudaria de forma mais eficiente. Os exemplos mais comuns são frases de literatura, que também são textos, no entanto, nos compêndios, essas frases literárias também estão fragmentadas. Para Fechus (2015), a gramática tradicional minimiza a atuação das vírgulas dentro do texto, sendo que elas têm grande importância para a clareza e a harmonia da escrita. O trabalho do revisor se dá todo dentro do texto. Ao revisar, não se pode analisar uma frase e desprezar o restante. As gramáticas, ao passo que auxiliam, podem criar abismos entre os leitores e elas. Sugeri um Protótipo para compor as gramáticas, acreditando que ele seria subsídio suficiente para tentar resolver as dúvidas em relação à vírgula, juntamente com os exemplos já existentes. Nesta conjuntura, apresentei uma pesquisa que envolve a opinião de quinze revisores. Eles, de forma quase uníssona, afirmaram que o texto auxiliaria melhor para o entendimento da vírgula. Dessarte, minha pesquisa confirmou que os exemplos de vírgula nas gramáticas não são suficientes para a compreensão dos usos delas, sendo necessário que se tenha o texto para melhor elucidação das definições deste estudo. |
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