O papel da responsabilidade social na internacionalização de empresas um estudo de caso da Starbucks

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Autor(a) principal: Barbosa, Lorena Tavares
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9915
Resumo: O evento da globalização produziu uma série de efeitos no cenário internacional, sendo tanto positivos como negativos o que por sua vez gerou uma mudança na atuação de diversos atores. Devido a este processo, a sociedade civil organizada ou não, com maior acesso a informação e maior influência nos processos de tomada de decisão no Sistema Internacional, passa a exigir mais transparência e responsabilidade de outros atores, como as empresas multinacionais. Como resposta a esta demanda, as empresas passam a criar programas dentro e fora de seus países de origem para assim, assegurar sua permanência em mercados externos e facilitar o acesso a outros. Com intuito de entender como se dá essa relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e o processo de internacionalização, realizou-se um estudo de caso da empresa norte-americana Starbucks, que possui grande abrangência internacional e políticas de Responsabilidade Social atreladas a estratégia da empresa. Verificou-se que a Responsabilidade Social possui um papel positivo durante o processo de internacionalização, pois notou-se que após estruturar suas políticas sociais a Starbucks aumentou sua participação em outros mercados, contudo não se pode afirmar que o acesso a novos mercados se deveu apenas as políticas sociais da empresa.
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Como resposta a esta demanda, as empresas passam a criar programas dentro e fora de seus países de origem para assim, assegurar sua permanência em mercados externos e facilitar o acesso a outros. Com intuito de entender como se dá essa relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e o processo de internacionalização, realizou-se um estudo de caso da empresa norte-americana Starbucks, que possui grande abrangência internacional e políticas de Responsabilidade Social atreladas a estratégia da empresa. Verificou-se que a Responsabilidade Social possui um papel positivo durante o processo de internacionalização, pois notou-se que após estruturar suas políticas sociais a Starbucks aumentou sua participação em outros mercados, contudo não se pode afirmar que o acesso a novos mercados se deveu apenas as políticas sociais da empresa.The globalization produced a lot of effects on the international scene, either positive or negative which in turn led to a change in the role of various actors. Due to this process, organized civil society or not, with greater access to information and greater influence in decision-making processes in the international system, nowadays requires greater transparency and accountability of other actors such as multinational corporations. In response to this demand, companies start to create programs within and outside their countries of origin so as to ensure their stay in foreign markets and facilitate access to others. Seeking to understand how this relationship between corporate social responsibility and the process of internationalization is. This work developed a case study of the US company Starbucks, which has great international and political coverage of social responsibility linked to company strategy. The research found that social responsibility has a positive effect during the process of internationalization, it was noted that after designing its social policies Starbucks increased its share in other markets. However it cannot be said that access to new markets only happened due the social policies of the company.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2017-08-18T17:03:42Z No. of bitstreams: 1 LorenaTavaresBarbosaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1107072 bytes, checksum: ea18266546ad0a37480aefed939a018d (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-08-21T12:08:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LorenaTavaresBarbosaTCCGRADUACAO2015.pdf: 1107072 bytes, checksum: ea18266546ad0a37480aefed939a018d (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-21T12:08:52Z (GMT). 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The globalization produced a lot of effects on the international scene, either positive or negative which in turn led to a change in the role of various actors. Due to this process, organized civil society or not, with greater access to information and greater influence in decision-making processes in the international system, nowadays requires greater transparency and accountability of other actors such as multinational corporations. In response to this demand, companies start to create programs within and outside their countries of origin so as to ensure their stay in foreign markets and facilitate access to others. Seeking to understand how this relationship between corporate social responsibility and the process of internationalization is. This work developed a case study of the US company Starbucks, which has great international and political coverage of social responsibility linked to company strategy. The research found that social responsibility has a positive effect during the process of internationalization, it was noted that after designing its social policies Starbucks increased its share in other markets. However it cannot be said that access to new markets only happened due the social policies of the company.
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