A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Juliana Maia Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5450
Resumo: O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre a criatividade na formação e atuação do profissional de Publicidade e Propaganda. O tema Criatividade vem sendo estudado há muitos anos no exterior e no Brasil. É um assunto que tem diversas interpretações e teorias que a explicam. Educadores, alunos e profissionais costumam entender que a criatividade colabora no desenvolvimentos de ideias e de produtos criativos. Na área de Publicidade e Propaganda a criatividade pode ser uma pedra fundamental na diferenciação de produtos. Nesse sentido, a forma como professores e profissionais vão estimular seus alunos, colegas e funcionários será de grande importância para a formação de um profissional competente e que possa se destacar. Portanto, este estudo teve como objetivo compreender como a criatividade pode ser relevante na formação e atuação dos profissionais de publicidade e propaganda, e também propor formas de se estimular esses alunos e profissionais. Baseado na fala dos entrevistados, e na pesquisa bibliográfica, também foram apontados alguns fenômenos sobre as diferenças entre profissionais criativos e não criativos, e sobre os melhores resultados dos profissionais mais criativos em suas organizações. Participaram do estudo profissionais da área de publicidade e propaganda, professores de cursos superiores de Comunicação Social, profissionais especialistas em criatividade, e alunos do curso de Comunicação Social. Os instrumentos foram questionários elaborados pela autora, que foram enviados por email e respondidos pelos participantes. Para análise dos resultados foram feitas análise de conteúdo com elaboração de categorias para as perguntas Os resultados indicaram que professores, alunos, profissionais da publicidade e propaganda relacionam a criatividade a um porduto inovador e original. Consideram que a critividade colabora para a produção de ideias diferenciadas e produtos de destaque. Para os participantes os profissionais criativos são diferentes, constumam ter muitas ideias e têm facilidade para produzir. Entretanto, foi identificada uma dificuldade em se estimular o potencial criativo dos alunos, por parte dos professores e de profissionais da publicidade e propaganda. Tanto professores quanto alunos consideraram o formato do curso de publicidade e propaganda enrijecido e com pouca abertura para o desenvolvimento da criatividade.
id CEUB_c57d0996f77368c96869beb788e7e6d8
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/5450
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Alves, Juliana Maia Pinto2014-09-08T19:03:09Z2014-09-08T19:03:09Z2014-06-062014-09-08https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5450André RamosO presente trabalho é o resultado de um estudo sobre a criatividade na formação e atuação do profissional de Publicidade e Propaganda. O tema Criatividade vem sendo estudado há muitos anos no exterior e no Brasil. É um assunto que tem diversas interpretações e teorias que a explicam. Educadores, alunos e profissionais costumam entender que a criatividade colabora no desenvolvimentos de ideias e de produtos criativos. Na área de Publicidade e Propaganda a criatividade pode ser uma pedra fundamental na diferenciação de produtos. Nesse sentido, a forma como professores e profissionais vão estimular seus alunos, colegas e funcionários será de grande importância para a formação de um profissional competente e que possa se destacar. Portanto, este estudo teve como objetivo compreender como a criatividade pode ser relevante na formação e atuação dos profissionais de publicidade e propaganda, e também propor formas de se estimular esses alunos e profissionais. Baseado na fala dos entrevistados, e na pesquisa bibliográfica, também foram apontados alguns fenômenos sobre as diferenças entre profissionais criativos e não criativos, e sobre os melhores resultados dos profissionais mais criativos em suas organizações. Participaram do estudo profissionais da área de publicidade e propaganda, professores de cursos superiores de Comunicação Social, profissionais especialistas em criatividade, e alunos do curso de Comunicação Social. Os instrumentos foram questionários elaborados pela autora, que foram enviados por email e respondidos pelos participantes. Para análise dos resultados foram feitas análise de conteúdo com elaboração de categorias para as perguntas Os resultados indicaram que professores, alunos, profissionais da publicidade e propaganda relacionam a criatividade a um porduto inovador e original. Consideram que a critividade colabora para a produção de ideias diferenciadas e produtos de destaque. Para os participantes os profissionais criativos são diferentes, constumam ter muitas ideias e têm facilidade para produzir. Entretanto, foi identificada uma dificuldade em se estimular o potencial criativo dos alunos, por parte dos professores e de profissionais da publicidade e propaganda. Tanto professores quanto alunos consideraram o formato do curso de publicidade e propaganda enrijecido e com pouca abertura para o desenvolvimento da criatividade.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-09-08T19:03:08Z No. of bitstreams: 1 21141954.pdf: 476683 bytes, checksum: 41d17ea2335c80f4c382682016146081 (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-08T19:03:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21141954.pdf: 476683 bytes, checksum: 41d17ea2335c80f4c382682016146081 (MD5)CriatividadePublicidade e propagandaFormação profissionalA criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propagandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21141954.pdf21141954.pdfapplication/pdf476683https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5450/1/21141954.pdf41d17ea2335c80f4c382682016146081MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5450/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21141954.pdf.txt21141954.pdf.txtExtracted texttext/plain127531https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5450/3/21141954.pdf.txt6f964b7e7e839e93899c8ff64145e33aMD53235/54502019-05-07 18:14:13.059oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-07T18:14:13Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
title A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
spellingShingle A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
Alves, Juliana Maia Pinto
Criatividade
Publicidade e propaganda
Formação profissional
title_short A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
title_full A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
title_fullStr A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
title_full_unstemmed A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
title_sort A criatividade na formação e atuação do profissional de publicidade e propaganda
author Alves, Juliana Maia Pinto
author_facet Alves, Juliana Maia Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Juliana Maia Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Publicidade e propaganda
Formação profissional
topic Criatividade
Publicidade e propaganda
Formação profissional
description O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre a criatividade na formação e atuação do profissional de Publicidade e Propaganda. O tema Criatividade vem sendo estudado há muitos anos no exterior e no Brasil. É um assunto que tem diversas interpretações e teorias que a explicam. Educadores, alunos e profissionais costumam entender que a criatividade colabora no desenvolvimentos de ideias e de produtos criativos. Na área de Publicidade e Propaganda a criatividade pode ser uma pedra fundamental na diferenciação de produtos. Nesse sentido, a forma como professores e profissionais vão estimular seus alunos, colegas e funcionários será de grande importância para a formação de um profissional competente e que possa se destacar. Portanto, este estudo teve como objetivo compreender como a criatividade pode ser relevante na formação e atuação dos profissionais de publicidade e propaganda, e também propor formas de se estimular esses alunos e profissionais. Baseado na fala dos entrevistados, e na pesquisa bibliográfica, também foram apontados alguns fenômenos sobre as diferenças entre profissionais criativos e não criativos, e sobre os melhores resultados dos profissionais mais criativos em suas organizações. Participaram do estudo profissionais da área de publicidade e propaganda, professores de cursos superiores de Comunicação Social, profissionais especialistas em criatividade, e alunos do curso de Comunicação Social. Os instrumentos foram questionários elaborados pela autora, que foram enviados por email e respondidos pelos participantes. Para análise dos resultados foram feitas análise de conteúdo com elaboração de categorias para as perguntas Os resultados indicaram que professores, alunos, profissionais da publicidade e propaganda relacionam a criatividade a um porduto inovador e original. Consideram que a critividade colabora para a produção de ideias diferenciadas e produtos de destaque. Para os participantes os profissionais criativos são diferentes, constumam ter muitas ideias e têm facilidade para produzir. Entretanto, foi identificada uma dificuldade em se estimular o potencial criativo dos alunos, por parte dos professores e de profissionais da publicidade e propaganda. Tanto professores quanto alunos consideraram o formato do curso de publicidade e propaganda enrijecido e com pouca abertura para o desenvolvimento da criatividade.
publishDate 2014
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2014-09-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-08T19:03:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-08T19:03:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5450
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv André Ramos
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5450
identifier_str_mv André Ramos
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5450/1/21141954.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5450/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5450/3/21141954.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41d17ea2335c80f4c382682016146081
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6f964b7e7e839e93899c8ff64145e33a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797133953505689600