Administração e técnicas de compras como fator estratégico organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lusana, Filipe Garcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9072
Resumo: Este estudo monográfico abrange a área de administração e técnicas de compras como fator estratégico para as organizações, tendo como objetivo analisar as características das técnicas de compras e como estas práticas podem influenciar no sucesso das empresas do século XXI. As técnicas de compras são práticas desenvolvidas diante das necessidades e perfis empresariais, auxiliando no processo de negociação e aumentando a possibilidade de bons negócios para as empresas compradoras. Nas corporações, até a segunda guerra mundial na década de 1940, as negociações de compras eram realizadas de forma independente pelos departamentos operacionais, que buscava atingir única e exclusivamente suas necessidades, tornando-se um processo individualizado de cada setor. A função do setor de compra era limitada apenas ao controle das negociações acordadas pelos departamentos, sendo taxada como uma tarefa de ordem tática. A partir da segunda guerra a função compras assumiu um papel estratégico devido à escassez de suprimentos causada pela guerra. Nas empresas do século XXI ela está diretamente relacionada às estratégias, tornando-se diferencial competitivo importante para o sucesso. Com esta evolução, emergiram estudos na busca de técnicas que auxiliassem os compradores e gestores a realizar essa função com a máxima competência, buscando bons negócios para os interesses corporativos. A metodologia adotada para este estudo foi bibliográfica, onde se destacam os autores consagrados no assunto, tais como: Kotler, Baily, Braga, Dias, Farmer, Heinritz dentre outros. Os conceitos destacados ao longo deste estudo foram: administração de compras, técnicas de compras e negociação de compras, foi utilizado os princípios da administração de materiais e conceitos de qualidade, quantidade, preço e fontes de suprimento para melhor fundamentação. A análise deste documento remete à percepção de que a gestão de compras sofreu um forte desenvolvimento, fazendo parte, cada vez mais, das estratégias organizacionais, o que contribuiu para o aumento da complexidade empresarial, necessitando de especialistas cada vez mais capacitados. As atenções estão intensificadas, pelo mercado, para essa atividade, resultados positivos foram conquistados, pois aprenderam a utilizar a administração e técnicas de compras na identificação das melhores oportunidades.
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Nas corporações, até a segunda guerra mundial na década de 1940, as negociações de compras eram realizadas de forma independente pelos departamentos operacionais, que buscava atingir única e exclusivamente suas necessidades, tornando-se um processo individualizado de cada setor. A função do setor de compra era limitada apenas ao controle das negociações acordadas pelos departamentos, sendo taxada como uma tarefa de ordem tática. A partir da segunda guerra a função compras assumiu um papel estratégico devido à escassez de suprimentos causada pela guerra. Nas empresas do século XXI ela está diretamente relacionada às estratégias, tornando-se diferencial competitivo importante para o sucesso. Com esta evolução, emergiram estudos na busca de técnicas que auxiliassem os compradores e gestores a realizar essa função com a máxima competência, buscando bons negócios para os interesses corporativos. A metodologia adotada para este estudo foi bibliográfica, onde se destacam os autores consagrados no assunto, tais como: Kotler, Baily, Braga, Dias, Farmer, Heinritz dentre outros. Os conceitos destacados ao longo deste estudo foram: administração de compras, técnicas de compras e negociação de compras, foi utilizado os princípios da administração de materiais e conceitos de qualidade, quantidade, preço e fontes de suprimento para melhor fundamentação. A análise deste documento remete à percepção de que a gestão de compras sofreu um forte desenvolvimento, fazendo parte, cada vez mais, das estratégias organizacionais, o que contribuiu para o aumento da complexidade empresarial, necessitando de especialistas cada vez mais capacitados. As atenções estão intensificadas, pelo mercado, para essa atividade, resultados positivos foram conquistados, pois aprenderam a utilizar a administração e técnicas de compras na identificação das melhores oportunidades.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-09-30T19:56:00Z No. of bitstreams: 1 20532040.pdf: 543361 bytes, checksum: 9ce399610b0d0ae40e9ee1ce8856e19d (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-08T15:49:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20532040.pdf: 543361 bytes, checksum: 9ce399610b0d0ae40e9ee1ce8856e19d (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-08T15:49:26Z (GMT). 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