Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Cláudia Frantz de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10044
Resumo: O estudo tem como objetivo contribuir para o aprofundamento sobre o tema gestão de compras por meio da discussão sobre a gestão de compras, principais conceitos e sua evolução, processo de compras, variáveis de compras e negociação. A função compras vem passando por transformações, ganhando importância e se tornando uma questão de sobrevivência organizacional. Empresas que consideram sua atividade de compras como sendo uma atividade estratégica, asseguram benefícios adicionais para empresa. Neste contexto, buscou-se no presente trabalho abordar a gestão de compras de forma geral, trazendo como exemplo prático um estudo de caso em uma das empresas de comunicação do Grupo Diários Associados, utilizando a pesquisa bibliográfica em livros, sites e artigos, a fim de embasar o estudo e investigação documental realizada em registros e outros para esclarecimento da realidade da empresa. Informações acerca dos procedimentos do departamento de compras da empresa foram obtidos por meio de uma entrevista realizada pessoalmente com o comprador sênior 1 da empresa de comunicação do Grupo Diários Associados localizada em Brasília, que informou dados relevantes para conclusão deste estudo. Podendo assim, buscar relação entre a teoria e a prática apresentadas neste estudo.
id CEUB_fa512cddbec8cb7c770754e52fa44d1f
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/10044
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Araújo, Ana Cláudia Frantz deTorres, Inácio Alves2016-12-15T19:05:57Z2016-12-15T19:05:57Z20102010ARAÚJO, Ana Cláudia Frantz de. Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados. 2010. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10044O estudo tem como objetivo contribuir para o aprofundamento sobre o tema gestão de compras por meio da discussão sobre a gestão de compras, principais conceitos e sua evolução, processo de compras, variáveis de compras e negociação. A função compras vem passando por transformações, ganhando importância e se tornando uma questão de sobrevivência organizacional. Empresas que consideram sua atividade de compras como sendo uma atividade estratégica, asseguram benefícios adicionais para empresa. Neste contexto, buscou-se no presente trabalho abordar a gestão de compras de forma geral, trazendo como exemplo prático um estudo de caso em uma das empresas de comunicação do Grupo Diários Associados, utilizando a pesquisa bibliográfica em livros, sites e artigos, a fim de embasar o estudo e investigação documental realizada em registros e outros para esclarecimento da realidade da empresa. Informações acerca dos procedimentos do departamento de compras da empresa foram obtidos por meio de uma entrevista realizada pessoalmente com o comprador sênior 1 da empresa de comunicação do Grupo Diários Associados localizada em Brasília, que informou dados relevantes para conclusão deste estudo. Podendo assim, buscar relação entre a teoria e a prática apresentadas neste estudo.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-10-25T18:42:26Z No. of bitstreams: 1 20550817.pdf: 1038255 bytes, checksum: 3b69d4cc1925cb5aae752fc4d9ebaa02 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-15T19:05:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20550817.pdf: 1038255 bytes, checksum: 3b69d4cc1925cb5aae752fc4d9ebaa02 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-15T19:05:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20550817.pdf: 1038255 bytes, checksum: 3b69d4cc1925cb5aae752fc4d9ebaa02 (MD5) Previous issue date: 2010Gestão de compraProcesso de compraVariáveis de compraNegociaçãoCompras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10044/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL20550817.pdf20550817.pdfapplication/pdf1038255https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10044/1/20550817.pdf3b69d4cc1925cb5aae752fc4d9ebaa02MD51TEXT20550817.pdf.txt20550817.pdf.txtExtracted texttext/plain62826https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10044/3/20550817.pdf.txt3ea07469450c1150ed703f0c48900974MD53235/100442019-04-12 18:35:57.518oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T18:35:57Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
title Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
spellingShingle Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
Araújo, Ana Cláudia Frantz de
Gestão de compra
Processo de compra
Variáveis de compra
Negociação
title_short Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
title_full Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
title_fullStr Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
title_full_unstemmed Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
title_sort Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados
author Araújo, Ana Cláudia Frantz de
author_facet Araújo, Ana Cláudia Frantz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Cláudia Frantz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Torres, Inácio Alves
contributor_str_mv Torres, Inácio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de compra
Processo de compra
Variáveis de compra
Negociação
topic Gestão de compra
Processo de compra
Variáveis de compra
Negociação
description O estudo tem como objetivo contribuir para o aprofundamento sobre o tema gestão de compras por meio da discussão sobre a gestão de compras, principais conceitos e sua evolução, processo de compras, variáveis de compras e negociação. A função compras vem passando por transformações, ganhando importância e se tornando uma questão de sobrevivência organizacional. Empresas que consideram sua atividade de compras como sendo uma atividade estratégica, asseguram benefícios adicionais para empresa. Neste contexto, buscou-se no presente trabalho abordar a gestão de compras de forma geral, trazendo como exemplo prático um estudo de caso em uma das empresas de comunicação do Grupo Diários Associados, utilizando a pesquisa bibliográfica em livros, sites e artigos, a fim de embasar o estudo e investigação documental realizada em registros e outros para esclarecimento da realidade da empresa. Informações acerca dos procedimentos do departamento de compras da empresa foram obtidos por meio de uma entrevista realizada pessoalmente com o comprador sênior 1 da empresa de comunicação do Grupo Diários Associados localizada em Brasília, que informou dados relevantes para conclusão deste estudo. Podendo assim, buscar relação entre a teoria e a prática apresentadas neste estudo.
publishDate 2010
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-15T19:05:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-15T19:05:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Ana Cláudia Frantz de. Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados. 2010. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10044
identifier_str_mv ARAÚJO, Ana Cláudia Frantz de. Compras empresariais: um estudo de caso no Grupo Diários Associados. 2010. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2010.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10044/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10044/1/20550817.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/10044/3/20550817.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3b69d4cc1925cb5aae752fc4d9ebaa02
3ea07469450c1150ed703f0c48900974
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801209487970795520