Qualidade de vida no trabalho: estudo de caso aplicado a um órgão público brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4994 |
Resumo: | As organizações, ao longo dos últimos anos, têm sido impactadas por transformações de ordem econômica, social e cultural que as obrigaram a repensar a sua maneira de se relacionar com seus colaboradores. Nesse contexto, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) surge como um caminho para que elas possam responder de maneira mais eficaz à necessidade de adaptação exigida por essas transformações, por meio de indivíduos mais satisfeitos e produtivos. Portanto, a investigação deste estudo de caso objetiva avaliar a percepção dos servidores de um órgão do Poder Judiciário brasileiro em relação ao seu programa de QVT. Mesmo as organizações públicas, as quais não possuem o aspecto da concorrência como condutor de suas atividades, necessitam desenvolver adequadamente seus indivíduos, levando-se em conta a finalidade máxima da Administração Pública, que é atender com presteza e eficiência as demandas dos cidadãos-usuários, com vistas a proporcionar uma melhor qualidade na prestação de serviços. Para que o objetivo fosse alcançado, adotou-se como parâmetro de pesquisa o modelo teórico de Westley (1979), cujos indicadores serviram de base para a aferição da QVT. A opinião dos participantes da pesquisa foi levantada por meio de um questionário, e verificou-se que a maioria deles aprova as ações de QVT adotadas pelo órgão, apesar de desconhecerem a existência de um programa formal dessa natureza. Constatou-se também que a preferência dos respondentes recaiu sobre benefícios que podem ser considerados parte da dimensão econômica do modelo de Westley (1979): ginástica laboral, ações voltadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças e berçário. |
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Portanto, a investigação deste estudo de caso objetiva avaliar a percepção dos servidores de um órgão do Poder Judiciário brasileiro em relação ao seu programa de QVT. Mesmo as organizações públicas, as quais não possuem o aspecto da concorrência como condutor de suas atividades, necessitam desenvolver adequadamente seus indivíduos, levando-se em conta a finalidade máxima da Administração Pública, que é atender com presteza e eficiência as demandas dos cidadãos-usuários, com vistas a proporcionar uma melhor qualidade na prestação de serviços. Para que o objetivo fosse alcançado, adotou-se como parâmetro de pesquisa o modelo teórico de Westley (1979), cujos indicadores serviram de base para a aferição da QVT. A opinião dos participantes da pesquisa foi levantada por meio de um questionário, e verificou-se que a maioria deles aprova as ações de QVT adotadas pelo órgão, apesar de desconhecerem a existência de um programa formal dessa natureza. Constatou-se também que a preferência dos respondentes recaiu sobre benefícios que podem ser considerados parte da dimensão econômica do modelo de Westley (1979): ginástica laboral, ações voltadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças e berçário.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2014-05-05T19:40:00Z No. of bitstreams: 1 21128720.pdf: 433599 bytes, checksum: 858aa3ebae1a5b8347f7fd697d6bb183 (MD5)Made available in DSpace on 2014-05-05T19:40:00Z (GMT). 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