Análise documental do filme “Alfie: o sedutor”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2765 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é realizar uma análise documental do filme “Alfie – O Sedutor” pela abordagem da Análise do Comportamento. Para a análise do filme o presente estudo enfoca os comportamentos verbais dos personagens, principalmente os comportamentos de sedução de Alfie, o personagem principal do filme. Como embasamento teórico, alguns tópicos foram utilizados em análise do comportamento. O comportamento verbal é o primeiro deles, dando entendimento de como um organismo adquire e mantém comportamentos em função de variáveis ambientais. O comportamento governado por regras e o autoconhecimento são outros tópicos relevantes estudados para a análise documental. O comportamento governado por regras trata tanto do modo do indivíduo adquirir cultura assistindo ao filme como também dos comportamentos do personagem Alfie que, ao longo da trajetória, se mostra um bom seguidor de regras e ótimo seguidor de auto-regras. O autoconhecimento é outro tópico abordado neste estudo, pois, para se chegar ao autoconhecimeto, é preciso entender que a origem desse comportamento é social, pois os elementos determinantes para o autoconhecimento são instalados a partir de contingências providas pela comunidade verbal. Em “Alfie – O sedutor” pode-se observar que, em alguns aspectos, há um bom nível de autoconhecimento do personagem em relação aos comportamentos que emite, mas quando o assunto são as emoções, ele não tem aprendizagem para discriminá-las. Em seguida, o estudo traz os tópicos de autocontrole e emoções para poder realizar o estudo proposto. Por fim, são feitos o resumo do filme e a análise do filme. O resumo do filme é para que possa haver um entendimento de como toda a história acontece. A análise do filme traz os tópicos da abordagem do comportamento. De forma geral, aborda as relações sociais, com foco nas relações amorosas que Alfie tem ao longo do filme. O estudo deixa uma reflexão sobre os comportamentos de sedução do personagem e sua trajetória de questionamentos sobre seus próprios comportamentos ao longo desta produção cinematográfica. Concluindo-se, contudo, que o filme pode ser para a audiência tanto um modelo de comportamentos promíscuos para os homens ou, então, um meio para que comportamentos como os do personagem sejam questionados pela sociedade. |
id |
CEUB_cee30490c89c569481eb31983682a656 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2765 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Beltrão, Ana Karina Vieira de BezerrilMedeiros, Carlos Augusto de2012-10-232012-10-30T18:08:34Z2013-05-09T20:57:20Z2012-10-232012-10-30T18:08:34Z2013-05-09T20:57:20Z2010-062010-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2765A proposta deste trabalho é realizar uma análise documental do filme “Alfie – O Sedutor” pela abordagem da Análise do Comportamento. Para a análise do filme o presente estudo enfoca os comportamentos verbais dos personagens, principalmente os comportamentos de sedução de Alfie, o personagem principal do filme. Como embasamento teórico, alguns tópicos foram utilizados em análise do comportamento. O comportamento verbal é o primeiro deles, dando entendimento de como um organismo adquire e mantém comportamentos em função de variáveis ambientais. O comportamento governado por regras e o autoconhecimento são outros tópicos relevantes estudados para a análise documental. O comportamento governado por regras trata tanto do modo do indivíduo adquirir cultura assistindo ao filme como também dos comportamentos do personagem Alfie que, ao longo da trajetória, se mostra um bom seguidor de regras e ótimo seguidor de auto-regras. O autoconhecimento é outro tópico abordado neste estudo, pois, para se chegar ao autoconhecimeto, é preciso entender que a origem desse comportamento é social, pois os elementos determinantes para o autoconhecimento são instalados a partir de contingências providas pela comunidade verbal. Em “Alfie – O sedutor” pode-se observar que, em alguns aspectos, há um bom nível de autoconhecimento do personagem em relação aos comportamentos que emite, mas quando o assunto são as emoções, ele não tem aprendizagem para discriminá-las. Em seguida, o estudo traz os tópicos de autocontrole e emoções para poder realizar o estudo proposto. Por fim, são feitos o resumo do filme e a análise do filme. O resumo do filme é para que possa haver um entendimento de como toda a história acontece. A análise do filme traz os tópicos da abordagem do comportamento. De forma geral, aborda as relações sociais, com foco nas relações amorosas que Alfie tem ao longo do filme. O estudo deixa uma reflexão sobre os comportamentos de sedução do personagem e sua trajetória de questionamentos sobre seus próprios comportamentos ao longo desta produção cinematográfica. Concluindo-se, contudo, que o filme pode ser para a audiência tanto um modelo de comportamentos promíscuos para os homens ou, então, um meio para que comportamentos como os do personagem sejam questionados pela sociedade.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20559708.pdf.txt: 182471 bytes, checksum: 992a1e5ff6c69adf1dc63583d04860e6 (MD5) 20559708.pdf: 846821 bytes, checksum: c6169da31f64513871834e2267f49fbf (MD5) Previous issue date: 2010-01Comportamento governado por regrasComportamento verbalAnálise do comportamentoFilmeAnálise documental do filme “Alfie: o sedutor”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20559708.pdf.txtExtracted texttext/plain182471https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2765/1/20559708.pdf.txt992a1e5ff6c69adf1dc63583d04860e6MD51ORIGINAL20559708.pdfapplication/pdf846821https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2765/2/20559708.pdfc6169da31f64513871834e2267f49fbfMD52123456789/27652019-05-28 18:24:45.631oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2765Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T18:24:45Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” |
title |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” |
spellingShingle |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” Beltrão, Ana Karina Vieira de Bezerril Comportamento governado por regras Comportamento verbal Análise do comportamento Filme |
title_short |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” |
title_full |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” |
title_fullStr |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” |
title_full_unstemmed |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” |
title_sort |
Análise documental do filme “Alfie: o sedutor” |
author |
Beltrão, Ana Karina Vieira de Bezerril |
author_facet |
Beltrão, Ana Karina Vieira de Bezerril |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beltrão, Ana Karina Vieira de Bezerril |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Carlos Augusto de |
contributor_str_mv |
Medeiros, Carlos Augusto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento governado por regras Comportamento verbal Análise do comportamento Filme |
topic |
Comportamento governado por regras Comportamento verbal Análise do comportamento Filme |
description |
A proposta deste trabalho é realizar uma análise documental do filme “Alfie – O Sedutor” pela abordagem da Análise do Comportamento. Para a análise do filme o presente estudo enfoca os comportamentos verbais dos personagens, principalmente os comportamentos de sedução de Alfie, o personagem principal do filme. Como embasamento teórico, alguns tópicos foram utilizados em análise do comportamento. O comportamento verbal é o primeiro deles, dando entendimento de como um organismo adquire e mantém comportamentos em função de variáveis ambientais. O comportamento governado por regras e o autoconhecimento são outros tópicos relevantes estudados para a análise documental. O comportamento governado por regras trata tanto do modo do indivíduo adquirir cultura assistindo ao filme como também dos comportamentos do personagem Alfie que, ao longo da trajetória, se mostra um bom seguidor de regras e ótimo seguidor de auto-regras. O autoconhecimento é outro tópico abordado neste estudo, pois, para se chegar ao autoconhecimeto, é preciso entender que a origem desse comportamento é social, pois os elementos determinantes para o autoconhecimento são instalados a partir de contingências providas pela comunidade verbal. Em “Alfie – O sedutor” pode-se observar que, em alguns aspectos, há um bom nível de autoconhecimento do personagem em relação aos comportamentos que emite, mas quando o assunto são as emoções, ele não tem aprendizagem para discriminá-las. Em seguida, o estudo traz os tópicos de autocontrole e emoções para poder realizar o estudo proposto. Por fim, são feitos o resumo do filme e a análise do filme. O resumo do filme é para que possa haver um entendimento de como toda a história acontece. A análise do filme traz os tópicos da abordagem do comportamento. De forma geral, aborda as relações sociais, com foco nas relações amorosas que Alfie tem ao longo do filme. O estudo deixa uma reflexão sobre os comportamentos de sedução do personagem e sua trajetória de questionamentos sobre seus próprios comportamentos ao longo desta produção cinematográfica. Concluindo-se, contudo, que o filme pode ser para a audiência tanto um modelo de comportamentos promíscuos para os homens ou, então, um meio para que comportamentos como os do personagem sejam questionados pela sociedade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2010-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:34Z 2013-05-09T20:57:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:34Z 2013-05-09T20:57:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2765 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2765/1/20559708.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2765/2/20559708.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
992a1e5ff6c69adf1dc63583d04860e6 c6169da31f64513871834e2267f49fbf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903864514609152 |