A contribuição do folclore

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Denise Felipe Carvalho de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lima, Edivania Ferreira
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6630
Resumo: O tema aqui escolhido vem contemplar a importância e a contribuição do folclore nas aulas de literatura infantil. Sabemos que é na infância que se forma a essência da personalidade, e o folclore inserido à literatura infantil tem influência direta no cotidiano infantil, uma vez que os personagens incentivam a criação de modelos que auxiliam na relação que estabelece com o meio social. Antes de tudo, é preciso que a leitura possa cumprir, e cumpra, um papel emancipatório, pois a criança e o jovem, com a leitura da literatura infantil, devem ter um encontro em plenitude, consigo e com o livro. Hoje em dia não se cultiva mais o hábito de contar historias, e inserir o folclore à literatura infantil é oferecer ao aluno a oportunidade de penetrar no reino da fantasia. Considerando a criança, o folclore é a melhor forma de verdadeiramente fazê-la conhecer as vidas diferentes do nosso país, de criar consciência nacional e o amor às nossas coisas. Uma significativa parcela dos alunos do Ensino Fundamental e até do Ensino Médio possuem uma leitura deficitária, seja por parte de ajuda ou por desconhecerem a importância de ser um bom leitor. A literatura é uma necessidade de vida cotidiana, serve para melhorar as relações sociais e familiares entre outras, e é um instrumento para o conhecimento do mundo. Hoje, mais do que nunca, é imprescindível e urgente a impregnação na cultura popular daquilo que se escreve para crianças e jovens, e por duas razões principais: a primeira se prende à urbanização e a segunda razão se prende a projeto expresso ou implícito da globalização do mundo. Sentimos que é de extrema importância a disciplina de literatura infantil nos cursos de pedagogia, pois ela possibilita ao educador fazer uma reflexão sobre sua práxis. Além disso, oferece recursos para que o professor possa situar-se criticamente diante da realidade histórica, social e cultural que a cerca. Muitas ciências, disciplinas e artes estão intensamente ligadas ao folclore, e, assim a escola primária pode e deve servir-se dele como excelente meio de transmissão de conhecimento, ao mesmo tempo em que revelador da cultura do povo. A cultura precisa ser estudada, porque é objetivo de todos os governos dar ao povo melhores condições de vida. Apropriando-se dos recursos que a literatura infantil oferece, com certeza, muitos professores irão criar espaço de conhecimento reflexivo, de modo que possam, por sua vez, guiar seus alunos na continua ampliação dos saberes. Esta pesquisa objetiva, basicamente, conhecer as variações populares que se espalham pelas regiões do país, em contato com as lendas e o imaginário do folclore e, assim subsidiar o processo da alfabetização e fomentar a interpretação textual com base na utilização em sala de aula da literatura infantil. Com isso pretendemos levar o aluno a pesquisar as características e importância do folclore na educação, descobrindo as principais manifestações folclóricas do nosso país.
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Considerando a criança, o folclore é a melhor forma de verdadeiramente fazê-la conhecer as vidas diferentes do nosso país, de criar consciência nacional e o amor às nossas coisas. Uma significativa parcela dos alunos do Ensino Fundamental e até do Ensino Médio possuem uma leitura deficitária, seja por parte de ajuda ou por desconhecerem a importância de ser um bom leitor. A literatura é uma necessidade de vida cotidiana, serve para melhorar as relações sociais e familiares entre outras, e é um instrumento para o conhecimento do mundo. Hoje, mais do que nunca, é imprescindível e urgente a impregnação na cultura popular daquilo que se escreve para crianças e jovens, e por duas razões principais: a primeira se prende à urbanização e a segunda razão se prende a projeto expresso ou implícito da globalização do mundo. Sentimos que é de extrema importância a disciplina de literatura infantil nos cursos de pedagogia, pois ela possibilita ao educador fazer uma reflexão sobre sua práxis. Além disso, oferece recursos para que o professor possa situar-se criticamente diante da realidade histórica, social e cultural que a cerca. Muitas ciências, disciplinas e artes estão intensamente ligadas ao folclore, e, assim a escola primária pode e deve servir-se dele como excelente meio de transmissão de conhecimento, ao mesmo tempo em que revelador da cultura do povo. A cultura precisa ser estudada, porque é objetivo de todos os governos dar ao povo melhores condições de vida. Apropriando-se dos recursos que a literatura infantil oferece, com certeza, muitos professores irão criar espaço de conhecimento reflexivo, de modo que possam, por sua vez, guiar seus alunos na continua ampliação dos saberes. Esta pesquisa objetiva, basicamente, conhecer as variações populares que se espalham pelas regiões do país, em contato com as lendas e o imaginário do folclore e, assim subsidiar o processo da alfabetização e fomentar a interpretação textual com base na utilização em sala de aula da literatura infantil. Com isso pretendemos levar o aluno a pesquisar as características e importância do folclore na educação, descobrindo as principais manifestações folclóricas do nosso país.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T10:37:20Z No. of bitstreams: 1 40262062.pdf: 247732 bytes, checksum: 5de580396c39c583ecaef7b81bfb4e1a (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-15T10:37:21Z (GMT). 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