Transtorno do Espectro Autista em meninas: uma análise comparativa envolvendo estudos de gênero e possível sub reconhecimento na população feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fink, Beatriz Kaminski
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Andressa Gabrielle, Lima, Sofia Santos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16956
Resumo: Objetivo: A maior prevalência em meninos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sugere modelos comportamentais e vieses masculinos nos atuais instrumentos relevantes para a avaliação diagnóstica. O atual estudo propõe descrever o perfil epidemiológico de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de um serviço público de Brasília, dando enfoque a possíveis diferenças de gênero, a fim de incentivar novos trabalhos sobre o tema. Metodologia: Estudo realizado em 2 etapas. A primeira consistiu em uma análise retrospectiva de prontuários dos pacientes e a segunda se deu pela aplicação de questionários direcionados aos responsáveis das crianças, avaliando os critérios do DSM-5 e aplicando os instrumentos diagnósticos ASSQ, ABC e M-CHAT. Resultados: Não foram encontradas diferenças epidemiológicas entre os grupos. Nos critérios do DSM-5 foi observada distribuição diferente dos domínios entre meninos e meninas. No ASSQ, ambos os grupos obtiveram pontuação semelhante e no ABC, as meninas obtiveram maior pontuação. O M-CHAT -CHAT foi desconsiderado para análise, pois havia apenas 1 paciente elegível para aplicação. Conclusões: Percebe-se que existem diferenças no diagnóstico de meninas com TEA, sendo que nas meninas o predomínio dos critérios A e B do DSM-V (comunicação e interação social, padrões restritivos e repetitivos de comportamento), enquanto que nos meninos há uma distribuição mais homogênea na sintomatologia e na gravidade. Mais estudos sobre esse tema ainda muito desconhecido são necessários.
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A primeira consistiu em uma análise retrospectiva de prontuários dos pacientes e a segunda se deu pela aplicação de questionários direcionados aos responsáveis das crianças, avaliando os critérios do DSM-5 e aplicando os instrumentos diagnósticos ASSQ, ABC e M-CHAT. Resultados: Não foram encontradas diferenças epidemiológicas entre os grupos. Nos critérios do DSM-5 foi observada distribuição diferente dos domínios entre meninos e meninas. No ASSQ, ambos os grupos obtiveram pontuação semelhante e no ABC, as meninas obtiveram maior pontuação. O M-CHAT -CHAT foi desconsiderado para análise, pois havia apenas 1 paciente elegível para aplicação. Conclusões: Percebe-se que existem diferenças no diagnóstico de meninas com TEA, sendo que nas meninas o predomínio dos critérios A e B do DSM-V (comunicação e interação social, padrões restritivos e repetitivos de comportamento), enquanto que nos meninos há uma distribuição mais homogênea na sintomatologia e na gravidade. Mais estudos sobre esse tema ainda muito desconhecido são necessários.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-12-12T19:11:56Z No. of bitstreams: 1 Transtorno do Espectro Autista em meninas uma análise comparativa envolvendo estudos de gênero.pdf: 276002 bytes, checksum: 0f4737d785fbbb5da70b0a965dcf674b (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-12T19:11:56Z (GMT). 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