As brincadeiras infantis no contexto escolar e suas influências na construção das identidades de gênero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6159 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as brincadeiras infantis no contexto escolar e suas possíveis influências na construção das identidades de gênero. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, a fim de analisar as concepções das professoras e dos(as) alunos(as) sobre a temática estudada. Participaram da pesquisa duas professoras e quatro alunos(as) de Ensino Fundamental I, totalizando seis participantes. Com as professoras, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com apresentação de imagens previamente selecionadas. E com os(as) alunos(as), foram realizadas entrevistas semiestruturadas em duplas do mesmo gênero e uma simulação lúdica específica planejada pela pesquisadora. Também foram realizadas observações durante o recreio da escola. Para analisar os resultados foram construídas três categorias analíticas: (1) As brincadeiras infantis na escola; (2) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva das professoras; e (3) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva dos(as) alunos(as). Os resultados apontaram que as brincadeiras estão carregadas de estereótipos que influenciam na construção das identidades feminina e masculina. As professoras trazem um discurso religioso sobre essas diferenças, principalmente, com foco na heteronormatividade. Em relação às crianças, as meninas demostraram mais abertura e flexibilidade em relação ao tema enquanto que os meninos trouxeram um discurso fortemente estereotipado em relação às diferenças das brincadeiras, com foco na virilidade, relação de poder e superioridade. Vale ressaltar que tanto a escola, a mídia como o ambiente familiar cooperam com a demarcação dessas diferenças entre as brincadeiras infantis. |
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Para analisar os resultados foram construídas três categorias analíticas: (1) As brincadeiras infantis na escola; (2) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva das professoras; e (3) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva dos(as) alunos(as). Os resultados apontaram que as brincadeiras estão carregadas de estereótipos que influenciam na construção das identidades feminina e masculina. As professoras trazem um discurso religioso sobre essas diferenças, principalmente, com foco na heteronormatividade. Em relação às crianças, as meninas demostraram mais abertura e flexibilidade em relação ao tema enquanto que os meninos trouxeram um discurso fortemente estereotipado em relação às diferenças das brincadeiras, com foco na virilidade, relação de poder e superioridade. Vale ressaltar que tanto a escola, a mídia como o ambiente familiar cooperam com a demarcação dessas diferenças entre as brincadeiras infantis.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-06T18:21:18Z No. of bitstreams: 1 21042096.pdf: 1519991 bytes, checksum: 28f4f9356d76f208bfb8aaf4a6774482 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-06T18:21:22Z (GMT). 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Este estudo teve como objetivo analisar as brincadeiras infantis no contexto escolar e suas possíveis influências na construção das identidades de gênero. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, a fim de analisar as concepções das professoras e dos(as) alunos(as) sobre a temática estudada. Participaram da pesquisa duas professoras e quatro alunos(as) de Ensino Fundamental I, totalizando seis participantes. Com as professoras, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com apresentação de imagens previamente selecionadas. E com os(as) alunos(as), foram realizadas entrevistas semiestruturadas em duplas do mesmo gênero e uma simulação lúdica específica planejada pela pesquisadora. Também foram realizadas observações durante o recreio da escola. Para analisar os resultados foram construídas três categorias analíticas: (1) As brincadeiras infantis na escola; (2) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva das professoras; e (3) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva dos(as) alunos(as). Os resultados apontaram que as brincadeiras estão carregadas de estereótipos que influenciam na construção das identidades feminina e masculina. As professoras trazem um discurso religioso sobre essas diferenças, principalmente, com foco na heteronormatividade. Em relação às crianças, as meninas demostraram mais abertura e flexibilidade em relação ao tema enquanto que os meninos trouxeram um discurso fortemente estereotipado em relação às diferenças das brincadeiras, com foco na virilidade, relação de poder e superioridade. Vale ressaltar que tanto a escola, a mídia como o ambiente familiar cooperam com a demarcação dessas diferenças entre as brincadeiras infantis. |
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