Gênero e sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: discurso, consolidação, resistência e ambivalência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Lucimar Luz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MAIO, Eliane Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4095
Resumo: Este texto apresenta os resultados de uma análise das representações expostas por docentes de um Centro Municipal de Educação Infantil, referentes à temática de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis livres e espontâneas. Realizou-se a aplicação de questionários junto a 14 professoras desse estabelecimento de ensino, nos quais foi possível observar que o espaço escolar pode (re)produzir diferenças e discriminação de gênero e sexualidade. Assim, compreende-se a necessidade de se inserir essa temática nos cursos de formação docente e nas escolas, desde a Educação Infantil. Gênero e sexualidade. Docência. Educação Infantil. Brincadeiras.
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