A linguagem e o adolescente: análise das sinopses da novela Malhação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Marcela Lara de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8234
Resumo: Preocupada em aumentar sua audiência, a mídia busca novas estratégias de interação e a novela Malhação – que está no ar desde 1995, exibida no horário vespertino e focada em temáticas para adolescentes – adequou a linguagem de suas sinopses para seu público-alvo, com o intuito de buscar uma maior identificação. Esse aspecto não acontece em outras novelas. Considerando que a Revisão de Texto não se restringe ao aspecto gramatical; que a atividade de revisão não se limita apenas à norma padrão da língua, indo além dos aspectos gramaticais, observa-se nessa estratégia a adequação do gênero e da variante da língua ao público. Baseado nesses fatos, este trabalho pretende, por meio da teoria de gêneros de Marcuschi (2008); da noção de erro e acerto de Bagno (2002; 2007), de Cunha e Cintra (2013), de Crystal (2000) e de Mattoso (1964); e da multimodalidade de Dionísio (2006) avaliar o papel do autor-revisor nesse contexto. Ao término da pesquisa, percebe-se que o autor/revisor não se preocupa com a noção de certo ou errado, mas, sim, com a adequação de seu texto ao público-alvo.
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