Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Beatriz Princivalli de Castro e
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16915
Resumo: O presente trabalho consiste em uma monografia acadêmica cujo objetivo é refletir sobre a relevância da acessibilidade como fator determinante nas decisões de compra, tanto em ambientes físicos quanto online. O objetivo é, nessa abordagem, dar maior visibilidade às experiências vivenciadas pelas pessoas com deficiência (PcDs) enquanto consumidoras. Além disso, busca-se compreender quais meios proporcionam maior acessibilidade e como essa acessibilidade impacta em sua jornada como consumidor. Para alcançar essas reflexões, realizou-se a aplicação de um questionário e, posteriormente, a condução de entrevistas em profundidade com pessoas com deficiências diversas, a fim de abranger uma variedade de vivências. A análise dos depoimentos revelou a importância de compreender as experiências de consumo dos PcDs, identificando suas dificuldades e necessidades específicas. Tornou-se evidente que a acessibilidade desempenha um papel fundamental para eles enquanto consumidores, sendo que há uma preferência pelo meio online nesse contexto. Conclui-se que para que profissionais da área de publicidade possam trabalhar com clientes com deficiência, é fundamental conhecer mais a fundo esse universo e especificar como e de que maneira se torna melhor anunciar e elaborar publicidade e informações para esse público.
id CEUB_db649dbc514c05575a549cdb0cdc77cd
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/16915
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Campos, Beatriz Princivalli de Castro e2023-11-21T11:23:04Z2023-11-21T11:23:04Z20232023CAMPOS, Beatriz Princivalli de Castro e. Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e off-line. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16915Mônica PradoO presente trabalho consiste em uma monografia acadêmica cujo objetivo é refletir sobre a relevância da acessibilidade como fator determinante nas decisões de compra, tanto em ambientes físicos quanto online. O objetivo é, nessa abordagem, dar maior visibilidade às experiências vivenciadas pelas pessoas com deficiência (PcDs) enquanto consumidoras. Além disso, busca-se compreender quais meios proporcionam maior acessibilidade e como essa acessibilidade impacta em sua jornada como consumidor. Para alcançar essas reflexões, realizou-se a aplicação de um questionário e, posteriormente, a condução de entrevistas em profundidade com pessoas com deficiências diversas, a fim de abranger uma variedade de vivências. A análise dos depoimentos revelou a importância de compreender as experiências de consumo dos PcDs, identificando suas dificuldades e necessidades específicas. Tornou-se evidente que a acessibilidade desempenha um papel fundamental para eles enquanto consumidores, sendo que há uma preferência pelo meio online nesse contexto. Conclui-se que para que profissionais da área de publicidade possam trabalhar com clientes com deficiência, é fundamental conhecer mais a fundo esse universo e especificar como e de que maneira se torna melhor anunciar e elaborar publicidade e informações para esse público.Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-20T22:12:58Z No. of bitstreams: 1 21953690.pdf: 575566 bytes, checksum: 9ab0d4dda6103d206903d8caebd185f9 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-21T11:23:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21953690.pdf: 575566 bytes, checksum: 9ab0d4dda6103d206903d8caebd185f9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-21T11:23:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21953690.pdf: 575566 bytes, checksum: 9ab0d4dda6103d206903d8caebd185f9 (MD5) Previous issue date: 2023AcessibilidadeConsumidor PCDExperiência de consumoCompras online e offlineAcessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offlineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16915/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINAL21953690.pdf21953690.pdfapplication/pdf575566https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16915/1/21953690.pdf9ab0d4dda6103d206903d8caebd185f9MD51TEXT21953690.pdf.txt21953690.pdf.txtExtracted texttext/plain66300https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16915/3/21953690.pdf.txt4e40c6feb7e2dae35facd5fca368b6caMD53prefix/169152023-11-21 13:03:47.632oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-11-21T13:03:47Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
title Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
spellingShingle Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
Campos, Beatriz Princivalli de Castro e
Acessibilidade
Consumidor PCD
Experiência de consumo
Compras online e offline
title_short Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
title_full Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
title_fullStr Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
title_full_unstemmed Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
title_sort Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e offline
author Campos, Beatriz Princivalli de Castro e
author_facet Campos, Beatriz Princivalli de Castro e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Beatriz Princivalli de Castro e
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade
Consumidor PCD
Experiência de consumo
Compras online e offline
topic Acessibilidade
Consumidor PCD
Experiência de consumo
Compras online e offline
description O presente trabalho consiste em uma monografia acadêmica cujo objetivo é refletir sobre a relevância da acessibilidade como fator determinante nas decisões de compra, tanto em ambientes físicos quanto online. O objetivo é, nessa abordagem, dar maior visibilidade às experiências vivenciadas pelas pessoas com deficiência (PcDs) enquanto consumidoras. Além disso, busca-se compreender quais meios proporcionam maior acessibilidade e como essa acessibilidade impacta em sua jornada como consumidor. Para alcançar essas reflexões, realizou-se a aplicação de um questionário e, posteriormente, a condução de entrevistas em profundidade com pessoas com deficiências diversas, a fim de abranger uma variedade de vivências. A análise dos depoimentos revelou a importância de compreender as experiências de consumo dos PcDs, identificando suas dificuldades e necessidades específicas. Tornou-se evidente que a acessibilidade desempenha um papel fundamental para eles enquanto consumidores, sendo que há uma preferência pelo meio online nesse contexto. Conclui-se que para que profissionais da área de publicidade possam trabalhar com clientes com deficiência, é fundamental conhecer mais a fundo esse universo e especificar como e de que maneira se torna melhor anunciar e elaborar publicidade e informações para esse público.
publishDate 2023
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-21T11:23:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-21T11:23:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Beatriz Princivalli de Castro e. Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e off-line. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16915
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Mônica Prado
identifier_str_mv CAMPOS, Beatriz Princivalli de Castro e. Acessibilidade como fator de decisão de compra do consumidor PCD em ambiente online e off-line. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
Mônica Prado
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16915/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16915/1/21953690.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/16915/3/21953690.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
9ab0d4dda6103d206903d8caebd185f9
4e40c6feb7e2dae35facd5fca368b6ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903946074947584