Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19439 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_e0c9ef1dd47124bd2f65d33d9db71dcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19439 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de modaintenção de compra onlinecanais online e offlinecomportamento do consumidorserviçomerchandiseatmosferanavegaçãolayoutonline purchase intentiononline and offline channelsconsumer behaviorserviceatmospherenavigationlayout.Mestrado em MarketingDevido ao acentuado crescimento de consumidores multicanais e o desejo cada vez maior das marcas de terem um elevado facturamento no seu canal online, o objetivo do presente estudo passa por detectar as influências dos canais online e offline na intenção de compra dos consumidores de moda quando realizam as suas compras online. Durante o seu processo de compra, estes consumidores deparam-se com uma quantidade elevada de informações e influências de diferentes formas e canais, fazendo com que, mesmo que esta compra seja revertida de forma online, as suas influências possam ser variadas. Para tal, foi realizado um estudo exploratório, com uma amostra não probabilística, por conveniência e boneco de neve, através da aplicação de um questionário online, que obteve um total de 204 respostas válidas e foram analisadas por meio de uma regressão logística. A literatura existente e usada como base para esta pesquisa, identifica o serviço, merchandise, atmosfera como os atributos usados para medir a influência de um canal online e também um canal offline além da navegação e do layout atribuídos respectivamente a cada um destes. O presente estudo encontrou uma influência entre todos estes atributos e a intenção de compra online dos consumidores de moda, com excepção da navegação online, que aparentemente não exerce uma influência sobre o mesmo. A nível académico, o presente estudo possui uma contribuição no complemento da literatura existente, expondo conclusões de diferentes autores, no que diz respeito a composição dos atributos dos canais online e off-line.Due to the strong growth of multi-channel consumers and the growing desire of brands to have a high turnover in their online channel, the objective of this study is to detect the influences of online and offline channels on the purchase intention of fashion consumers when making their purchases online. During their purchase process, these consumers are faced with a high amount of information and influences of different forms and channels, making that even if this purchase is reversed online, their influences can be varied. To this end, an exploratory study was conducted, with a non-probability sample by convenience and snowman, through the application of an online questionnaire, which obtained a total of 204 valid answers and was analyzed through a logistic regression. The existing literature and used as a basis for this research, identifies the service, merchandise, atmosphere as the attributes used to measure the influence of an online channel and also an offline channel in addition to the navigation and layout assigned respectively to each of these. The present study found an influence between all these attributes and the online purchase intention of fashion consumers, with the exception of online navigation, which apparently does not exert an influence on it. At the academic level, this study has a contribution in complementing the existing literature, exposing conclusions of different authors with respect to the composition of the attributes of online and offline channels.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMartins, Gabriela Vianna2020-01-27T11:04:20Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19439porMartins, Gabriela Vianna (2019). "Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:19.906618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda |
title |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda |
spellingShingle |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda Martins, Gabriela Vianna intenção de compra online canais online e offline comportamento do consumidor serviço merchandise atmosfera navegação layout online purchase intention online and offline channels consumer behavior service atmosphere navigation layout. |
title_short |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda |
title_full |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda |
title_fullStr |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda |
title_full_unstemmed |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda |
title_sort |
Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda |
author |
Martins, Gabriela Vianna |
author_facet |
Martins, Gabriela Vianna |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Gabriela Vianna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
intenção de compra online canais online e offline comportamento do consumidor serviço merchandise atmosfera navegação layout online purchase intention online and offline channels consumer behavior service atmosphere navigation layout. |
topic |
intenção de compra online canais online e offline comportamento do consumidor serviço merchandise atmosfera navegação layout online purchase intention online and offline channels consumer behavior service atmosphere navigation layout. |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-01-27T11:04:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19439 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Gabriela Vianna (2019). "Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131135086690304 |