Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gabriela Vianna
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19439
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_e0c9ef1dd47124bd2f65d33d9db71dcc
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19439
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de modaintenção de compra onlinecanais online e offlinecomportamento do consumidorserviçomerchandiseatmosferanavegaçãolayoutonline purchase intentiononline and offline channelsconsumer behaviorserviceatmospherenavigationlayout.Mestrado em MarketingDevido ao acentuado crescimento de consumidores multicanais e o desejo cada vez maior das marcas de terem um elevado facturamento no seu canal online, o objetivo do presente estudo passa por detectar as influências dos canais online e offline na intenção de compra dos consumidores de moda quando realizam as suas compras online. Durante o seu processo de compra, estes consumidores deparam-se com uma quantidade elevada de informações e influências de diferentes formas e canais, fazendo com que, mesmo que esta compra seja revertida de forma online, as suas influências possam ser variadas. Para tal, foi realizado um estudo exploratório, com uma amostra não probabilística, por conveniência e boneco de neve, através da aplicação de um questionário online, que obteve um total de 204 respostas válidas e foram analisadas por meio de uma regressão logística. A literatura existente e usada como base para esta pesquisa, identifica o serviço, merchandise, atmosfera como os atributos usados para medir a influência de um canal online e também um canal offline além da navegação e do layout atribuídos respectivamente a cada um destes. O presente estudo encontrou uma influência entre todos estes atributos e a intenção de compra online dos consumidores de moda, com excepção da navegação online, que aparentemente não exerce uma influência sobre o mesmo. A nível académico, o presente estudo possui uma contribuição no complemento da literatura existente, expondo conclusões de diferentes autores, no que diz respeito a composição dos atributos dos canais online e off-line.Due to the strong growth of multi-channel consumers and the growing desire of brands to have a high turnover in their online channel, the objective of this study is to detect the influences of online and offline channels on the purchase intention of fashion consumers when making their purchases online. During their purchase process, these consumers are faced with a high amount of information and influences of different forms and channels, making that even if this purchase is reversed online, their influences can be varied. To this end, an exploratory study was conducted, with a non-probability sample by convenience and snowman, through the application of an online questionnaire, which obtained a total of 204 valid answers and was analyzed through a logistic regression. The existing literature and used as a basis for this research, identifies the service, merchandise, atmosphere as the attributes used to measure the influence of an online channel and also an offline channel in addition to the navigation and layout assigned respectively to each of these. The present study found an influence between all these attributes and the online purchase intention of fashion consumers, with the exception of online navigation, which apparently does not exert an influence on it. At the academic level, this study has a contribution in complementing the existing literature, exposing conclusions of different authors with respect to the composition of the attributes of online and offline channels.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMartins, Gabriela Vianna2020-01-27T11:04:20Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19439porMartins, Gabriela Vianna (2019). "Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19439Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:19.906618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
title Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
spellingShingle Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
Martins, Gabriela Vianna
intenção de compra online
canais online e offline
comportamento do consumidor
serviço
merchandise
atmosfera
navegação
layout
online purchase intention
online and offline channels
consumer behavior
service
atmosphere
navigation
layout.
title_short Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
title_full Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
title_fullStr Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
title_full_unstemmed Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
title_sort Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda
author Martins, Gabriela Vianna
author_facet Martins, Gabriela Vianna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gabriela Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv intenção de compra online
canais online e offline
comportamento do consumidor
serviço
merchandise
atmosfera
navegação
layout
online purchase intention
online and offline channels
consumer behavior
service
atmosphere
navigation
layout.
topic intenção de compra online
canais online e offline
comportamento do consumidor
serviço
merchandise
atmosfera
navegação
layout
online purchase intention
online and offline channels
consumer behavior
service
atmosphere
navigation
layout.
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-01-27T11:04:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19439
url http://hdl.handle.net/10400.5/19439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Gabriela Vianna (2019). "Influência dos canais online e offline na intenção de compra online dos consumidores de moda". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131135086690304