Instagram: possíveis influências na construção dos padrões hegemônicos de beleza entre mulheres jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Anny Gabrielly Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13440
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar de que forma as postagens feitas nas redes sociais como Instagram podem influenciar na construção da autoimagem de mulheres jovens. Quanto à metodologia, a pesquisa se inspirou na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas de forma integrada a apresentação de imagens com mulheres com idade entre 18 e 30 anos que tenham uma conta ativa no Instagram. Para a análise das informações construídas nas entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Após a transcrição das entrevistas foram elaboradas três categorias analíticas temáticas, a saber: 1) Gênero e corporeidade no Instagram, 2) Padrões estéticos hegemônicos difundidos no Instagram, 3) Efeitos das postagens realizadas no Instagram na autoimagem e na autoestima de mulheres jovens. Identificou-se na fala das participantes que, muitas vezes, os conteúdos apresentados no Instagram podem reforçar alguns estereótipos de gênero e padrões estéticos hegemônicos. Nessa perspectiva, também foi possível identificar através da percepção das participantes como o contato com alguns tipos de postagens podem ser prejudiciais para a autoestima e autoimagem.
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Para a análise das informações construídas nas entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Após a transcrição das entrevistas foram elaboradas três categorias analíticas temáticas, a saber: 1) Gênero e corporeidade no Instagram, 2) Padrões estéticos hegemônicos difundidos no Instagram, 3) Efeitos das postagens realizadas no Instagram na autoimagem e na autoestima de mulheres jovens. Identificou-se na fala das participantes que, muitas vezes, os conteúdos apresentados no Instagram podem reforçar alguns estereótipos de gênero e padrões estéticos hegemônicos. Nessa perspectiva, também foi possível identificar através da percepção das participantes como o contato com alguns tipos de postagens podem ser prejudiciais para a autoestima e autoimagem.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-08-01T18:53:44Z No. of bitstreams: 1 21484866.pdf: 1651388 bytes, checksum: 7be3cbb110cbb589b41f1f0a5238a538 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-08-09T11:43:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21484866.pdf: 1651388 bytes, checksum: 7be3cbb110cbb589b41f1f0a5238a538 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T11:43:42Z (GMT). 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