Instagram: possíveis influências na construção dos padrões hegemônicos de beleza entre mulheres jovens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13440 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar de que forma as postagens feitas nas redes sociais como Instagram podem influenciar na construção da autoimagem de mulheres jovens. Quanto à metodologia, a pesquisa se inspirou na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas de forma integrada a apresentação de imagens com mulheres com idade entre 18 e 30 anos que tenham uma conta ativa no Instagram. Para a análise das informações construídas nas entrevistas utilizou-se o método da análise de conteúdo. Após a transcrição das entrevistas foram elaboradas três categorias analíticas temáticas, a saber: 1) Gênero e corporeidade no Instagram, 2) Padrões estéticos hegemônicos difundidos no Instagram, 3) Efeitos das postagens realizadas no Instagram na autoimagem e na autoestima de mulheres jovens. Identificou-se na fala das participantes que, muitas vezes, os conteúdos apresentados no Instagram podem reforçar alguns estereótipos de gênero e padrões estéticos hegemônicos. Nessa perspectiva, também foi possível identificar através da percepção das participantes como o contato com alguns tipos de postagens podem ser prejudiciais para a autoestima e autoimagem. |
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Vieira, Anny Gabrielly Alves2019-08-09T11:43:42Z2019-08-09T11:43:42Z20192019VIEIRA, Anny Gabrielly Alves. Instagram: possíveis influências na construção dos padrões hegemônicos de beleza entre mulheres jovens. 2019. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13440Madureira, Ana Flávia do AmaralA presente pesquisa teve como objetivo investigar de que forma as postagens feitas nas redes sociais como Instagram podem influenciar na construção da autoimagem de mulheres jovens. Quanto à metodologia, a pesquisa se inspirou na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Foram realizadas seis entrevistas individuais semiestruturadas de forma integrada a apresentação de imagens com mulheres com idade entre 18 e 30 anos que tenham uma conta ativa no Instagram. 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