Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Leticia Melquiades Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Andrade, Roberto Albert Morais de, Macêdo, Verônica Beserra, Silva, Victor Batista da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854
Resumo: Esta campanha digital analisa a marca Lipo Corpus, do Grupo Corpus, que comercializa produtos de emagrecimento e beleza. Ao examinar o perfil da marca no Instagram, identificamos uma preferência por representações que reforçam um ideal de corpo padronizado, incentivando o uso de produtos como gel redutor, shake e gel antiestrias para alcançar esses ideais de beleza. Por isso, nosso objetivo foi transformar a comunicação da marca, trazendo a valorização da diversidade de corpos como um pilar fundamental na estratégia de comunicação da Lipo Corpus. Utilizando a abordagem metodológica baseada na análise do discurso, exploramos conceitos e reflexões relacionados ao corpo e sua relação com os padrões estéticos. Contamos com a contribuição dos autores Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco e Douglas Kellner, para embasar e direcionar a elaboração da campanha.
id UFRN_332ec72689853726089033aa8253c7e1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53854
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Leticia Melquiades GomesAndrade, Roberto Albert Morais deMacêdo, Verônica BeserraSilva, Victor Batista daMagno, Madja Elayne da Silva PenhaNobre, Luiz Fernando Dal PianCarvalho, Breno da SilvaBezerra, Josenildo Soares2023-07-19T22:38:15Z2023-07-19T22:38:15Z2023-07-06MACÊDO, Beserra Verônica et al. Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854Esta campanha digital analisa a marca Lipo Corpus, do Grupo Corpus, que comercializa produtos de emagrecimento e beleza. Ao examinar o perfil da marca no Instagram, identificamos uma preferência por representações que reforçam um ideal de corpo padronizado, incentivando o uso de produtos como gel redutor, shake e gel antiestrias para alcançar esses ideais de beleza. Por isso, nosso objetivo foi transformar a comunicação da marca, trazendo a valorização da diversidade de corpos como um pilar fundamental na estratégia de comunicação da Lipo Corpus. Utilizando a abordagem metodológica baseada na análise do discurso, exploramos conceitos e reflexões relacionados ao corpo e sua relação com os padrões estéticos. Contamos com a contribuição dos autores Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco e Douglas Kellner, para embasar e direcionar a elaboração da campanha.This digital campaign analyzes the brand Lipo Corpus, from Grupo Corpus, which sells slimming and beauty products. When examining the brand's profile on Instagram, we identified a preference for representations that reinforce a standardized body ideal, encouraging the use of products such as reducing gel, shake and anti-stretch mark gel to achieve these beauty ideals. Therefore, our objective was to transform the brand's communication, bringing the appreciation of the diversity of bodies as a fundamental pillar in the communication strategy of Lipo Corpus. Using a methodological approach based on discourse analysis, we explore concepts and reflections related to the body and its relationship with aesthetic standards. We had the contribution of the authors Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco and Douglas Kellner, to base and direct the elaboration of the campaign.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de ComunicaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAPublicidadePropagandaLipo CorpusPadrões de BelezaInstagramCampanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALTCC Campanha Digital com ficha catalográfica.pdfTCC Campanha Digital com ficha catalográfica.pdfapplication/pdf26244344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/1/TCC%20Campanha%20Digital%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdfcf726c81311d8a53980785cda62f3825MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/538542023-07-19 19:38:15.797oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53854Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-19T22:38:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
title Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
spellingShingle Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
Alves, Leticia Melquiades Gomes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Propaganda
Lipo Corpus
Padrões de Beleza
Instagram
title_short Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
title_full Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
title_fullStr Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
title_full_unstemmed Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
title_sort Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram
author Alves, Leticia Melquiades Gomes
author_facet Alves, Leticia Melquiades Gomes
Andrade, Roberto Albert Morais de
Macêdo, Verônica Beserra
Silva, Victor Batista da
author_role author
author2 Andrade, Roberto Albert Morais de
Macêdo, Verônica Beserra
Silva, Victor Batista da
author2_role author
author
author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Breno da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Leticia Melquiades Gomes
Andrade, Roberto Albert Morais de
Macêdo, Verônica Beserra
Silva, Victor Batista da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Magno, Madja Elayne da Silva Penha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Josenildo Soares
contributor_str_mv Magno, Madja Elayne da Silva Penha
Bezerra, Josenildo Soares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Publicidade
Propaganda
Lipo Corpus
Padrões de Beleza
Instagram
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Propaganda
Lipo Corpus
Padrões de Beleza
Instagram
description Esta campanha digital analisa a marca Lipo Corpus, do Grupo Corpus, que comercializa produtos de emagrecimento e beleza. Ao examinar o perfil da marca no Instagram, identificamos uma preferência por representações que reforçam um ideal de corpo padronizado, incentivando o uso de produtos como gel redutor, shake e gel antiestrias para alcançar esses ideais de beleza. Por isso, nosso objetivo foi transformar a comunicação da marca, trazendo a valorização da diversidade de corpos como um pilar fundamental na estratégia de comunicação da Lipo Corpus. Utilizando a abordagem metodológica baseada na análise do discurso, exploramos conceitos e reflexões relacionados ao corpo e sua relação com os padrões estéticos. Contamos com a contribuição dos autores Naomi Wolf, Lucia Santaella, André Lemos, Umberto Eco e Douglas Kellner, para embasar e direcionar a elaboração da campanha.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T22:38:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-19T22:38:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACÊDO, Beserra Verônica et al. Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854
identifier_str_mv MACÊDO, Beserra Verônica et al. Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/1/TCC%20Campanha%20Digital%20com%20ficha%20catalogr%c3%a1fica.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53854/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
cf726c81311d8a53980785cda62f3825
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117789794697216