Temática do gênero nas aulas de Educação Física do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13149 |
Resumo: | O termo gênero é um entendimento que surgiu através das ciências sociais nos anos 70, em questão social ao sexo. Dessa forma a diferença entre as características culturais destinadas a cada um dos sexos e a grandeza biológica dos seres. O objetivo dessa pesquisa foi averiguar as relações socioculturais das questões de gênero entre alunos e professores, nas aulas de Educação Física entre escolares de 15 a 17 anos da rede de ensino pública de Brasília. Foi escolhida uma escola, da rede ensino pública de Brasília-DF, localizada no Paranoá. Os participantes foram escolhidos aleatoriamente, onde foram analisados 24 estudantes. Para aprimorar a coleta de dados, além da impressão da observadora, num segundo momento, realizamos entrevistas semiestruturadas com os (as) adolescentes e respectivos (as) professor (as) de Educação Física da turma após preenchimento da carta convite. A entrevista semiestruturada para os (as) alunos (as) e a entrevista semiestruturada para professores (as) de Educação Física do Ensino Médio. Portanto, quando perguntaram se mudariam as estratégias e os conteúdos nas aulas de Educação Física visando melhor interação entre os gêneros masculino e feminino, o que você mudaria? Por quê? Encontramos a seguintes opções: Jogos com times mistos, atividades diferentes, atividades que exigissem a participação de todos e atividades que estimulassem o respeito entre eles e elas. A maior parte das justificativas dadas para a mudança dos conteúdos foi, a não participação das alunas porque não sabiam jogar. Quando perguntado aos educandos (as) se frequentam ou gostam de frequentar as aulas de Educação Física. Percebemos que uma grande maioria gosta de participar das aulas de Educação Física, exceto por um aluno que não praticava as aulas de educação física por questões de saúde. Uma resposta contrária, é que os professores achavam melhor que as aulas fossem separadas, descreveram que ao praticarem aulas mistas teriam que modificar a sua prática, além da infraestrutura inadequada e falta de material. Então, ficam comprovadas à necessidade da discussão sobre essa problemática, afinal de conta dependendo da escolha metodológica dos professores de educação física, principalmente as formações das turmas para a prática de atividades sejam por sexos ou mistas, a qual ocorre o incentivo a participação nas aulas. Desta forma, o professor de educação física vive o momento de transição em suas aulas principalmente com relação à participação dos adolescentes sejam meninas ou meninos, pois diversos fatores que fazem com que os adolescentes se desinteressem das aulas. Porém é primordial que o professor de educação física considere que a escolha correta do seu conteúdo deva ser pensada para a participação democrática, onde meninos e meninas se respeitem quanto ao espaço e habilidades físicas de cada. |
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Os participantes foram escolhidos aleatoriamente, onde foram analisados 24 estudantes. Para aprimorar a coleta de dados, além da impressão da observadora, num segundo momento, realizamos entrevistas semiestruturadas com os (as) adolescentes e respectivos (as) professor (as) de Educação Física da turma após preenchimento da carta convite. A entrevista semiestruturada para os (as) alunos (as) e a entrevista semiestruturada para professores (as) de Educação Física do Ensino Médio. Portanto, quando perguntaram se mudariam as estratégias e os conteúdos nas aulas de Educação Física visando melhor interação entre os gêneros masculino e feminino, o que você mudaria? Por quê? Encontramos a seguintes opções: Jogos com times mistos, atividades diferentes, atividades que exigissem a participação de todos e atividades que estimulassem o respeito entre eles e elas. A maior parte das justificativas dadas para a mudança dos conteúdos foi, a não participação das alunas porque não sabiam jogar. Quando perguntado aos educandos (as) se frequentam ou gostam de frequentar as aulas de Educação Física. Percebemos que uma grande maioria gosta de participar das aulas de Educação Física, exceto por um aluno que não praticava as aulas de educação física por questões de saúde. Uma resposta contrária, é que os professores achavam melhor que as aulas fossem separadas, descreveram que ao praticarem aulas mistas teriam que modificar a sua prática, além da infraestrutura inadequada e falta de material. Então, ficam comprovadas à necessidade da discussão sobre essa problemática, afinal de conta dependendo da escolha metodológica dos professores de educação física, principalmente as formações das turmas para a prática de atividades sejam por sexos ou mistas, a qual ocorre o incentivo a participação nas aulas. Desta forma, o professor de educação física vive o momento de transição em suas aulas principalmente com relação à participação dos adolescentes sejam meninas ou meninos, pois diversos fatores que fazem com que os adolescentes se desinteressem das aulas. Porém é primordial que o professor de educação física considere que a escolha correta do seu conteúdo deva ser pensada para a participação democrática, onde meninos e meninas se respeitem quanto ao espaço e habilidades físicas de cada.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2019-06-24T14:38:37Z No. of bitstreams: 1 21554896.pdf: 1295336 bytes, checksum: f3d6f0437d94a9985c99acdb2fb3fe36 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-06-24T18:41:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21554896.pdf: 1295336 bytes, checksum: f3d6f0437d94a9985c99acdb2fb3fe36 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-24T18:41:56Z (GMT). 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