Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Henrique da Cunha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922
Resumo: Analisando a forma com que os eventos automobilísticos são desenvolvidos pode-se identificar que, ao acompanhar uma corrida, os espectadores possuem certas dificuldades para a compreensão de informações técnicas e esportivas. Aproveitando esta oportunidade foi possível idealizar uma ferramenta que consiste em um aplicativo disponível para smartphones e tablets com a finalidade de auxiliar o acompanhamento de eventos do automobilismo. Sendo assim, o problema da presente pesquisa é: qual a viabilidade mercadológica de um aplicativo de acompanhamento de corridas, em dispositivos móveis, para a utilização dos espectadores durante os eventos automobilísticos? O objetivo geral deste estudo é verificar se há viabilidade mercadológica em disponibilizar um aplicativo de acompanhamento de corridas durante eventos automobilísticos. Assim, os objetivos específicos consistem em: identificar se os espectadores possuem familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, a aceitação do público e se este está disposto a desembolsar algum valor financeiro para a aquisição da ferramenta. Para obter tais dados, foi aplicado um questionário, durante uma etapa da Stock Car, em Goiânia. Conclui-se que, por parte dos espectadores do automobilismo, há: uma grande familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, ótima aceitação do público, bem como, propensão à aquisição do aplicativo. Porém, não foi conclusiva a hipótese da viabilidade mercadológica do modelo de negócio.
id CEUB_e9a980258933731975a184a3c24134ad
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/6922
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Menezes, Henrique da CunhaLisboa, Erika2015-08-03T14:27:15Z2015-08-03T14:27:15Z2015-05-142015-08-03MENEZES,Henrique da Cunha. Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automobilístico esportivo nacional. 2015. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922Analisando a forma com que os eventos automobilísticos são desenvolvidos pode-se identificar que, ao acompanhar uma corrida, os espectadores possuem certas dificuldades para a compreensão de informações técnicas e esportivas. Aproveitando esta oportunidade foi possível idealizar uma ferramenta que consiste em um aplicativo disponível para smartphones e tablets com a finalidade de auxiliar o acompanhamento de eventos do automobilismo. Sendo assim, o problema da presente pesquisa é: qual a viabilidade mercadológica de um aplicativo de acompanhamento de corridas, em dispositivos móveis, para a utilização dos espectadores durante os eventos automobilísticos? O objetivo geral deste estudo é verificar se há viabilidade mercadológica em disponibilizar um aplicativo de acompanhamento de corridas durante eventos automobilísticos. Assim, os objetivos específicos consistem em: identificar se os espectadores possuem familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, a aceitação do público e se este está disposto a desembolsar algum valor financeiro para a aquisição da ferramenta. Para obter tais dados, foi aplicado um questionário, durante uma etapa da Stock Car, em Goiânia. Conclui-se que, por parte dos espectadores do automobilismo, há: uma grande familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, ótima aceitação do público, bem como, propensão à aquisição do aplicativo. Porém, não foi conclusiva a hipótese da viabilidade mercadológica do modelo de negócio.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-03T14:27:15Z No. of bitstreams: 1 20910579.pdf: 791918 bytes, checksum: 8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1c (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-03T14:27:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20910579.pdf: 791918 bytes, checksum: 8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1c (MD5)Viabilidade mercadológicaAutomobilismoAceitação do públicoAplicativoViabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20910579.pdf20910579.pdfapplication/pdf791918https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/1/20910579.pdf8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20910579.pdf.txt20910579.pdf.txtExtracted texttext/plain49376https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/3/20910579.pdf.txte0fdf0e56e85d1cb77bdbfb9e91e7884MD53235/69222023-01-17 14:24:41.097oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-01-17T14:24:41Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
title Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
spellingShingle Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
Menezes, Henrique da Cunha
Viabilidade mercadológica
Automobilismo
Aceitação do público
Aplicativo
title_short Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
title_full Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
title_fullStr Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
title_full_unstemmed Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
title_sort Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
author Menezes, Henrique da Cunha
author_facet Menezes, Henrique da Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Henrique da Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Erika
contributor_str_mv Lisboa, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Viabilidade mercadológica
Automobilismo
Aceitação do público
Aplicativo
topic Viabilidade mercadológica
Automobilismo
Aceitação do público
Aplicativo
description Analisando a forma com que os eventos automobilísticos são desenvolvidos pode-se identificar que, ao acompanhar uma corrida, os espectadores possuem certas dificuldades para a compreensão de informações técnicas e esportivas. Aproveitando esta oportunidade foi possível idealizar uma ferramenta que consiste em um aplicativo disponível para smartphones e tablets com a finalidade de auxiliar o acompanhamento de eventos do automobilismo. Sendo assim, o problema da presente pesquisa é: qual a viabilidade mercadológica de um aplicativo de acompanhamento de corridas, em dispositivos móveis, para a utilização dos espectadores durante os eventos automobilísticos? O objetivo geral deste estudo é verificar se há viabilidade mercadológica em disponibilizar um aplicativo de acompanhamento de corridas durante eventos automobilísticos. Assim, os objetivos específicos consistem em: identificar se os espectadores possuem familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, a aceitação do público e se este está disposto a desembolsar algum valor financeiro para a aquisição da ferramenta. Para obter tais dados, foi aplicado um questionário, durante uma etapa da Stock Car, em Goiânia. Conclui-se que, por parte dos espectadores do automobilismo, há: uma grande familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, ótima aceitação do público, bem como, propensão à aquisição do aplicativo. Porém, não foi conclusiva a hipótese da viabilidade mercadológica do modelo de negócio.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2015-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-03T14:27:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-03T14:27:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES,Henrique da Cunha. Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automobilístico esportivo nacional. 2015. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922
identifier_str_mv MENEZES,Henrique da Cunha. Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automobilístico esportivo nacional. 2015. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/1/20910579.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/3/20910579.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
e0fdf0e56e85d1cb77bdbfb9e91e7884
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903879933919232