Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922 |
Resumo: | Analisando a forma com que os eventos automobilísticos são desenvolvidos pode-se identificar que, ao acompanhar uma corrida, os espectadores possuem certas dificuldades para a compreensão de informações técnicas e esportivas. Aproveitando esta oportunidade foi possível idealizar uma ferramenta que consiste em um aplicativo disponível para smartphones e tablets com a finalidade de auxiliar o acompanhamento de eventos do automobilismo. Sendo assim, o problema da presente pesquisa é: qual a viabilidade mercadológica de um aplicativo de acompanhamento de corridas, em dispositivos móveis, para a utilização dos espectadores durante os eventos automobilísticos? O objetivo geral deste estudo é verificar se há viabilidade mercadológica em disponibilizar um aplicativo de acompanhamento de corridas durante eventos automobilísticos. Assim, os objetivos específicos consistem em: identificar se os espectadores possuem familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, a aceitação do público e se este está disposto a desembolsar algum valor financeiro para a aquisição da ferramenta. Para obter tais dados, foi aplicado um questionário, durante uma etapa da Stock Car, em Goiânia. Conclui-se que, por parte dos espectadores do automobilismo, há: uma grande familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, ótima aceitação do público, bem como, propensão à aquisição do aplicativo. Porém, não foi conclusiva a hipótese da viabilidade mercadológica do modelo de negócio. |
id |
CEUB_e9a980258933731975a184a3c24134ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/6922 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Menezes, Henrique da CunhaLisboa, Erika2015-08-03T14:27:15Z2015-08-03T14:27:15Z2015-05-142015-08-03MENEZES,Henrique da Cunha. Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automobilístico esportivo nacional. 2015. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922Analisando a forma com que os eventos automobilísticos são desenvolvidos pode-se identificar que, ao acompanhar uma corrida, os espectadores possuem certas dificuldades para a compreensão de informações técnicas e esportivas. Aproveitando esta oportunidade foi possível idealizar uma ferramenta que consiste em um aplicativo disponível para smartphones e tablets com a finalidade de auxiliar o acompanhamento de eventos do automobilismo. Sendo assim, o problema da presente pesquisa é: qual a viabilidade mercadológica de um aplicativo de acompanhamento de corridas, em dispositivos móveis, para a utilização dos espectadores durante os eventos automobilísticos? O objetivo geral deste estudo é verificar se há viabilidade mercadológica em disponibilizar um aplicativo de acompanhamento de corridas durante eventos automobilísticos. Assim, os objetivos específicos consistem em: identificar se os espectadores possuem familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, a aceitação do público e se este está disposto a desembolsar algum valor financeiro para a aquisição da ferramenta. Para obter tais dados, foi aplicado um questionário, durante uma etapa da Stock Car, em Goiânia. Conclui-se que, por parte dos espectadores do automobilismo, há: uma grande familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, ótima aceitação do público, bem como, propensão à aquisição do aplicativo. Porém, não foi conclusiva a hipótese da viabilidade mercadológica do modelo de negócio.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-03T14:27:15Z No. of bitstreams: 1 20910579.pdf: 791918 bytes, checksum: 8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1c (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-03T14:27:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20910579.pdf: 791918 bytes, checksum: 8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1c (MD5)Viabilidade mercadológicaAutomobilismoAceitação do públicoAplicativoViabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20910579.pdf20910579.pdfapplication/pdf791918https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/1/20910579.pdf8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20910579.pdf.txt20910579.pdf.txtExtracted texttext/plain49376https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/3/20910579.pdf.txte0fdf0e56e85d1cb77bdbfb9e91e7884MD53235/69222023-01-17 14:24:41.097oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612023-01-17T14:24:41Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional |
title |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional |
spellingShingle |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional Menezes, Henrique da Cunha Viabilidade mercadológica Automobilismo Aceitação do público Aplicativo |
title_short |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional |
title_full |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional |
title_fullStr |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional |
title_full_unstemmed |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional |
title_sort |
Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automoblístico esportivo nacional |
author |
Menezes, Henrique da Cunha |
author_facet |
Menezes, Henrique da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Henrique da Cunha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lisboa, Erika |
contributor_str_mv |
Lisboa, Erika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viabilidade mercadológica Automobilismo Aceitação do público Aplicativo |
topic |
Viabilidade mercadológica Automobilismo Aceitação do público Aplicativo |
description |
Analisando a forma com que os eventos automobilísticos são desenvolvidos pode-se identificar que, ao acompanhar uma corrida, os espectadores possuem certas dificuldades para a compreensão de informações técnicas e esportivas. Aproveitando esta oportunidade foi possível idealizar uma ferramenta que consiste em um aplicativo disponível para smartphones e tablets com a finalidade de auxiliar o acompanhamento de eventos do automobilismo. Sendo assim, o problema da presente pesquisa é: qual a viabilidade mercadológica de um aplicativo de acompanhamento de corridas, em dispositivos móveis, para a utilização dos espectadores durante os eventos automobilísticos? O objetivo geral deste estudo é verificar se há viabilidade mercadológica em disponibilizar um aplicativo de acompanhamento de corridas durante eventos automobilísticos. Assim, os objetivos específicos consistem em: identificar se os espectadores possuem familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, a aceitação do público e se este está disposto a desembolsar algum valor financeiro para a aquisição da ferramenta. Para obter tais dados, foi aplicado um questionário, durante uma etapa da Stock Car, em Goiânia. Conclui-se que, por parte dos espectadores do automobilismo, há: uma grande familiaridade com a tecnologia das plataformas utilizadas, ótima aceitação do público, bem como, propensão à aquisição do aplicativo. Porém, não foi conclusiva a hipótese da viabilidade mercadológica do modelo de negócio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2015-08-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-03T14:27:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-08-03T14:27:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEZES,Henrique da Cunha. Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automobilístico esportivo nacional. 2015. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922 |
identifier_str_mv |
MENEZES,Henrique da Cunha. Viabilidade mercadológica de um produto no mercado automobilístico esportivo nacional. 2015. 29 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6922 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/1/20910579.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6922/3/20910579.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8068c51f7a366de43c3448ae792b6c1c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 e0fdf0e56e85d1cb77bdbfb9e91e7884 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903879933919232 |