Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Camila Alcides de Sá
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961
Resumo: Por saber da grande influência que a indústria da comunicação desempenha sobre os costumes e a cultura social, este trabalho coloca em evidência uma Comunicação exercida para a educação. Neste estudo a Comunicação é tratada principalmente através da publicidade, por ser considerada instrumento do capitalismo e principal fomentadora da sociedade de consumo, sendo o consumo exagerado dito como grande mal da sociedade contemporânea. O presente estudo argumenta, também, em torno da importância das agências de publicidade adotarem medidas para que possam atuar de maneira mais socialmente e ambientalmente responsável diante da sociedade. Ao tratar da Responsabilidade Social Empresarial das agências, este trabalho apresenta o desenvolvimento de campanhas educativas voluntárias como uma prática a ser adotada pelas agências para exercer sua responsabilidade, acreditando que a Publicidade Educativa seja um meio valioso para incentivar a mudança de comportamento social exigida pelo século XXI. A defesa das campanhas voluntárias se sustenta na análise da campanha educativa Vota Brasil 2008, que se caracterizou como um case inovador e bem sucedido.
id CEUB_ea9cc0bfb77dfd5c3e9e1db642812d21
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1961
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Cerqueira, Camila Alcides de Sá2013-04-30T13:51:35Z2013-05-09T20:11:38Z2013-04-30T13:51:35Z2013-05-09T20:11:38Z20122012-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961Úrsula Betina DieselPor saber da grande influência que a indústria da comunicação desempenha sobre os costumes e a cultura social, este trabalho coloca em evidência uma Comunicação exercida para a educação. Neste estudo a Comunicação é tratada principalmente através da publicidade, por ser considerada instrumento do capitalismo e principal fomentadora da sociedade de consumo, sendo o consumo exagerado dito como grande mal da sociedade contemporânea. O presente estudo argumenta, também, em torno da importância das agências de publicidade adotarem medidas para que possam atuar de maneira mais socialmente e ambientalmente responsável diante da sociedade. Ao tratar da Responsabilidade Social Empresarial das agências, este trabalho apresenta o desenvolvimento de campanhas educativas voluntárias como uma prática a ser adotada pelas agências para exercer sua responsabilidade, acreditando que a Publicidade Educativa seja um meio valioso para incentivar a mudança de comportamento social exigida pelo século XXI. A defesa das campanhas voluntárias se sustenta na análise da campanha educativa Vota Brasil 2008, que se caracterizou como um case inovador e bem sucedido.Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-04-30T13:51:34Z No. of bitstreams: 1 20903778.pdf: 960027 bytes, checksum: eff270596b6a704b4175ebc13792981e (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-30T13:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20903778.pdf: 960027 bytes, checksum: eff270596b6a704b4175ebc13792981e (MD5) Previous issue date: 2012-06Made available in DSpace on 2013-05-09T20:11:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20903778.pdf: 960027 bytes, checksum: eff270596b6a704b4175ebc13792981e (MD5) Previous issue date: 2012-06Responsabilidade social empresarialPublicidade educativaCampanha voluntáriaResponsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain362https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/1/license.txtb9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4MD51ORIGINAL20903778.pdfapplication/pdf960027https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/2/20903778.pdfeff270596b6a704b4175ebc13792981eMD52TEXT20903778.pdf.txt20903778.pdf.txtExtracted texttext/plain101729https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/3/20903778.pdf.txtee9d7b2e22b8e5452019beb43b3fe9aaMD53123456789/19612019-03-14 17:27:22.297oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1961RGVjbGFybyBxdWUgcGFydGljaXBlaSBkYSBlbGFib3Jhw6fDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gc3VibWV0aWRvLCBwdWJsaWNhZG88YnI+IGUvb3UgYWNlaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRvIFVuaUNFVUIsIGUgcGFyYSB0b3JuYXI8YnI+IHDDumJsaWNhIG1pbmhhIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgcGVsbyBzZXUgY29udGXDumRvLCBhc3NlZ3VybyBxdWUgbsOjbzxicj4gb21pdGkgcXVhaXNxdWVyIGxpZ2HDp8O1ZXMgb3UgYWNvcmRvcyBkZSBmaW5hbmNpYW1lbnRvIGVudHJlPGJyPiBvcyBhdXRvcmVzIGUgY29tcGFuaGlhcyBxdWUgcG9zc2FtIHRlciBpbnRlcmVzc2UgbmEgcHVibGljYcOnw6NvIGRvIHRleHRvLgo=Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-14T17:27:22Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
title Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
spellingShingle Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
Cerqueira, Camila Alcides de Sá
Responsabilidade social empresarial
Publicidade educativa
Campanha voluntária
title_short Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
title_full Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
title_fullStr Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
title_full_unstemmed Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
title_sort Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
author Cerqueira, Camila Alcides de Sá
author_facet Cerqueira, Camila Alcides de Sá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Camila Alcides de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial
Publicidade educativa
Campanha voluntária
topic Responsabilidade social empresarial
Publicidade educativa
Campanha voluntária
description Por saber da grande influência que a indústria da comunicação desempenha sobre os costumes e a cultura social, este trabalho coloca em evidência uma Comunicação exercida para a educação. Neste estudo a Comunicação é tratada principalmente através da publicidade, por ser considerada instrumento do capitalismo e principal fomentadora da sociedade de consumo, sendo o consumo exagerado dito como grande mal da sociedade contemporânea. O presente estudo argumenta, também, em torno da importância das agências de publicidade adotarem medidas para que possam atuar de maneira mais socialmente e ambientalmente responsável diante da sociedade. Ao tratar da Responsabilidade Social Empresarial das agências, este trabalho apresenta o desenvolvimento de campanhas educativas voluntárias como uma prática a ser adotada pelas agências para exercer sua responsabilidade, acreditando que a Publicidade Educativa seja um meio valioso para incentivar a mudança de comportamento social exigida pelo século XXI. A defesa das campanhas voluntárias se sustenta na análise da campanha educativa Vota Brasil 2008, que se caracterizou como um case inovador e bem sucedido.
publishDate 2012
dc.date.criacao.en_US.fl_str_mv 2012-06
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-30T13:51:35Z
2013-05-09T20:11:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-30T13:51:35Z
2013-05-09T20:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Úrsula Betina Diesel
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961
identifier_str_mv Úrsula Betina Diesel
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/1/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/2/20903778.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/3/20903778.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4
eff270596b6a704b4175ebc13792981e
ee9d7b2e22b8e5452019beb43b3fe9aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903863137828864