Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961 |
Resumo: | Por saber da grande influência que a indústria da comunicação desempenha sobre os costumes e a cultura social, este trabalho coloca em evidência uma Comunicação exercida para a educação. Neste estudo a Comunicação é tratada principalmente através da publicidade, por ser considerada instrumento do capitalismo e principal fomentadora da sociedade de consumo, sendo o consumo exagerado dito como grande mal da sociedade contemporânea. O presente estudo argumenta, também, em torno da importância das agências de publicidade adotarem medidas para que possam atuar de maneira mais socialmente e ambientalmente responsável diante da sociedade. Ao tratar da Responsabilidade Social Empresarial das agências, este trabalho apresenta o desenvolvimento de campanhas educativas voluntárias como uma prática a ser adotada pelas agências para exercer sua responsabilidade, acreditando que a Publicidade Educativa seja um meio valioso para incentivar a mudança de comportamento social exigida pelo século XXI. A defesa das campanhas voluntárias se sustenta na análise da campanha educativa Vota Brasil 2008, que se caracterizou como um case inovador e bem sucedido. |
id |
CEUB_ea9cc0bfb77dfd5c3e9e1db642812d21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1961 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Cerqueira, Camila Alcides de Sá2013-04-30T13:51:35Z2013-05-09T20:11:38Z2013-04-30T13:51:35Z2013-05-09T20:11:38Z20122012-06https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961Úrsula Betina DieselPor saber da grande influência que a indústria da comunicação desempenha sobre os costumes e a cultura social, este trabalho coloca em evidência uma Comunicação exercida para a educação. Neste estudo a Comunicação é tratada principalmente através da publicidade, por ser considerada instrumento do capitalismo e principal fomentadora da sociedade de consumo, sendo o consumo exagerado dito como grande mal da sociedade contemporânea. O presente estudo argumenta, também, em torno da importância das agências de publicidade adotarem medidas para que possam atuar de maneira mais socialmente e ambientalmente responsável diante da sociedade. Ao tratar da Responsabilidade Social Empresarial das agências, este trabalho apresenta o desenvolvimento de campanhas educativas voluntárias como uma prática a ser adotada pelas agências para exercer sua responsabilidade, acreditando que a Publicidade Educativa seja um meio valioso para incentivar a mudança de comportamento social exigida pelo século XXI. A defesa das campanhas voluntárias se sustenta na análise da campanha educativa Vota Brasil 2008, que se caracterizou como um case inovador e bem sucedido.Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-04-30T13:51:34Z No. of bitstreams: 1 20903778.pdf: 960027 bytes, checksum: eff270596b6a704b4175ebc13792981e (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-30T13:51:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20903778.pdf: 960027 bytes, checksum: eff270596b6a704b4175ebc13792981e (MD5) Previous issue date: 2012-06Made available in DSpace on 2013-05-09T20:11:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20903778.pdf: 960027 bytes, checksum: eff270596b6a704b4175ebc13792981e (MD5) Previous issue date: 2012-06Responsabilidade social empresarialPublicidade educativaCampanha voluntáriaResponsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain362https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/1/license.txtb9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4MD51ORIGINAL20903778.pdfapplication/pdf960027https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/2/20903778.pdfeff270596b6a704b4175ebc13792981eMD52TEXT20903778.pdf.txt20903778.pdf.txtExtracted texttext/plain101729https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/3/20903778.pdf.txtee9d7b2e22b8e5452019beb43b3fe9aaMD53123456789/19612019-03-14 17:27:22.297oai:repositorio.uniceub.br:123456789/1961RGVjbGFybyBxdWUgcGFydGljaXBlaSBkYSBlbGFib3Jhw6fDo28gZG8gdHJhYmFsaG8gc3VibWV0aWRvLCBwdWJsaWNhZG88YnI+IGUvb3UgYWNlaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRvIFVuaUNFVUIsIGUgcGFyYSB0b3JuYXI8YnI+IHDDumJsaWNhIG1pbmhhIHJlc3BvbnNhYmlsaWRhZGUgcGVsbyBzZXUgY29udGXDumRvLCBhc3NlZ3VybyBxdWUgbsOjbzxicj4gb21pdGkgcXVhaXNxdWVyIGxpZ2HDp8O1ZXMgb3UgYWNvcmRvcyBkZSBmaW5hbmNpYW1lbnRvIGVudHJlPGJyPiBvcyBhdXRvcmVzIGUgY29tcGFuaGlhcyBxdWUgcG9zc2FtIHRlciBpbnRlcmVzc2UgbmEgcHVibGljYcOnw6NvIGRvIHRleHRvLgo=Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-14T17:27:22Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias |
title |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias |
spellingShingle |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias Cerqueira, Camila Alcides de Sá Responsabilidade social empresarial Publicidade educativa Campanha voluntária |
title_short |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias |
title_full |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias |
title_fullStr |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias |
title_sort |
Responsabilidade social da publicidade: campanhas educativas voluntárias |
author |
Cerqueira, Camila Alcides de Sá |
author_facet |
Cerqueira, Camila Alcides de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Camila Alcides de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social empresarial Publicidade educativa Campanha voluntária |
topic |
Responsabilidade social empresarial Publicidade educativa Campanha voluntária |
description |
Por saber da grande influência que a indústria da comunicação desempenha sobre os costumes e a cultura social, este trabalho coloca em evidência uma Comunicação exercida para a educação. Neste estudo a Comunicação é tratada principalmente através da publicidade, por ser considerada instrumento do capitalismo e principal fomentadora da sociedade de consumo, sendo o consumo exagerado dito como grande mal da sociedade contemporânea. O presente estudo argumenta, também, em torno da importância das agências de publicidade adotarem medidas para que possam atuar de maneira mais socialmente e ambientalmente responsável diante da sociedade. Ao tratar da Responsabilidade Social Empresarial das agências, este trabalho apresenta o desenvolvimento de campanhas educativas voluntárias como uma prática a ser adotada pelas agências para exercer sua responsabilidade, acreditando que a Publicidade Educativa seja um meio valioso para incentivar a mudança de comportamento social exigida pelo século XXI. A defesa das campanhas voluntárias se sustenta na análise da campanha educativa Vota Brasil 2008, que se caracterizou como um case inovador e bem sucedido. |
publishDate |
2012 |
dc.date.criacao.en_US.fl_str_mv |
2012-06 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-30T13:51:35Z 2013-05-09T20:11:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-30T13:51:35Z 2013-05-09T20:11:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961 |
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv |
Úrsula Betina Diesel |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1961 |
identifier_str_mv |
Úrsula Betina Diesel |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/1/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/2/20903778.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1961/3/20903778.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 eff270596b6a704b4175ebc13792981e ee9d7b2e22b8e5452019beb43b3fe9aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903863137828864 |