Competências, mapeamento de competências e seus impactos na gestão de pessoas em uma organização pública: um estudo de caso na Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/43986 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi estudar as práticas de avaliação de competências adotadas por uma organização pública, compreendendo o nível de integração e contribuição de tais práticas para os processos de gerenciamento das pessoas, avaliando a capacidade organizacional de, efetivamente, identificar e utilizar as competências individuais em sintonia com o gerenciamento do seu quadro profissional, permitindo a real contribuição da área de recursos humanos para a melhoria da eficácia organizacional. Assim, a questão de pesquisa aqui proposta refere-se ao seguinte questionamento: qual é a relação entre o processo de mapeamento de competências adotado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, sobre a sua área de gestão de pessoas e seus sub-sistemas de treinamento e desenvolvimento, planos de carreira e mobilidade interna dos profissionais promoções, transferências, relocações, demissões), avaliação de desempenho e banco de dados funcional? O texto foi organizado de forma a, primeiramente, apresentar a introdução — contextualizando o tema —, a questão de pesquisa, a justificativa, e os objetivos do estudo. Em seguida foi apresentado o referencial teórico utilizado, abrangendo os principais autores envolvidos nos temas da competência e do mapeamento de competências e, também, os principais autores relacionados a estudos sobre a estrutura e sub-sistemas de gestão de pessoas nas organizações. Depois, foi apresentada a metodologia usada na pesquisa. No seguimento foram apresentados e analisados os dados do estudo e, finalmente, foram apresentadas as conclusões e recomendações obtidas a partir deste estudo.a organização pesquisada e a configuração da sua área de gestão de pessoas. Quanto à metodologia, o estudo aqui proposto foi baseado em procedimentos de pesquisa qualitativa, focada na análise de conteúdo e análise documental, a partir de uma abordagem descritiva de campo (VERGARA, 2004). Esta pesquisa de campo adotou uma abordagem do tipo estudo de caso e foi peracionalizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com três profissionais da área de gestão de pessoas da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais intencionalmente selecionadas. Após a análise dos dados, constatou-se que, apesar do processo de mapeamento de competências na organização pesquisada ser um processo abrangente e eficaz, e as pressões do chamado “Acordo de Resultados” se fazerem presentes nas entidades públicas estaduais, tal Acordo teve pouco impacto sobre os processos da gestão de pessoas. Da mesma forma, as informações sobre os perfis individuais identificados não são formalmente integradas aos processos e ações de recursos humanos. Dessa forma, os resultados dos níveis de competências, diagnosticadas pelo processo de mapeamento, na organização pesquisada não são integrados a rotinas formalizadas para aproveitar ou melhorar o desempenho dos indivíduos e seus níveis de contribuição às metas organizacionais. |
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O objetivo desta pesquisa foi estudar as práticas de avaliação de competências adotadas por uma organização pública, compreendendo o nível de integração e contribuição de tais práticas para os processos de gerenciamento das pessoas, avaliando a capacidade organizacional de, efetivamente, identificar e utilizar as competências individuais em sintonia com o gerenciamento do seu quadro profissional, permitindo a real contribuição da área de recursos humanos para a melhoria da eficácia organizacional. Assim, a questão de pesquisa aqui proposta refere-se ao seguinte questionamento: qual é a relação entre o processo de mapeamento de competências adotado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, sobre a sua área de gestão de pessoas e seus sub-sistemas de treinamento e desenvolvimento, planos de carreira e mobilidade interna dos profissionais promoções, transferências, relocações, demissões), avaliação de desempenho e banco de dados funcional? O texto foi organizado de forma a, primeiramente, apresentar a introdução — contextualizando o tema —, a questão de pesquisa, a justificativa, e os objetivos do estudo. Em seguida foi apresentado o referencial teórico utilizado, abrangendo os principais autores envolvidos nos temas da competência e do mapeamento de competências e, também, os principais autores relacionados a estudos sobre a estrutura e sub-sistemas de gestão de pessoas nas organizações. Depois, foi apresentada a metodologia usada na pesquisa. No seguimento foram apresentados e analisados os dados do estudo e, finalmente, foram apresentadas as conclusões e recomendações obtidas a partir deste estudo.a organização pesquisada e a configuração da sua área de gestão de pessoas. Quanto à metodologia, o estudo aqui proposto foi baseado em procedimentos de pesquisa qualitativa, focada na análise de conteúdo e análise documental, a partir de uma abordagem descritiva de campo (VERGARA, 2004). Esta pesquisa de campo adotou uma abordagem do tipo estudo de caso e foi peracionalizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com três profissionais da área de gestão de pessoas da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais intencionalmente selecionadas. Após a análise dos dados, constatou-se que, apesar do processo de mapeamento de competências na organização pesquisada ser um processo abrangente e eficaz, e as pressões do chamado “Acordo de Resultados” se fazerem presentes nas entidades públicas estaduais, tal Acordo teve pouco impacto sobre os processos da gestão de pessoas. Da mesma forma, as informações sobre os perfis individuais identificados não são formalmente integradas aos processos e ações de recursos humanos. Dessa forma, os resultados dos níveis de competências, diagnosticadas pelo processo de mapeamento, na organização pesquisada não são integrados a rotinas formalizadas para aproveitar ou melhorar o desempenho dos indivíduos e seus níveis de contribuição às metas organizacionais. |
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