O ensino da gramática: uma proposta de reformulação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3501 |
Resumo: | Com base em modernas proposições relativas ao ensino da Gramática Normativa, o presente estudo registra uma leitura crítica do modelo tradicional adotado pelos professores para lecionar essa disciplina. Na primeira parte do trabalho é feita uma fundamentação teórica com auxílio das opiniões dos principais autores que defendem em suas obras a existência de uma reformulação da metodologia utilizada atualmente nas aulas de Língua Portuguesa. No segundo capítulo, os conceitos teóricos selecionados para este estudo são avaliados na prática por meio de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do ensino médio. Constatado estatisticamente a existência do problema, é finalmente sugerida uma reestruturação baseada na proposta do gramático Mário A. Perini o que, após detectar os principais defeitos da disciplina, indica o melhor caminho a ser seguido na busca da solução do problema. |
id |
CEUB_efdb6bd839c7815ef901efb44c97de14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/3501 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Carneiro, Jaqueline AlvarengaPires-de-Mello, Maria Catharina2012-10-232012-10-30T18:05:58Z2013-05-09T21:19:16Z2012-10-232012-10-30T18:05:58Z2013-05-09T21:19:16Z2005-122005-07https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3501Com base em modernas proposições relativas ao ensino da Gramática Normativa, o presente estudo registra uma leitura crítica do modelo tradicional adotado pelos professores para lecionar essa disciplina. Na primeira parte do trabalho é feita uma fundamentação teórica com auxílio das opiniões dos principais autores que defendem em suas obras a existência de uma reformulação da metodologia utilizada atualmente nas aulas de Língua Portuguesa. No segundo capítulo, os conceitos teóricos selecionados para este estudo são avaliados na prática por meio de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do ensino médio. Constatado estatisticamente a existência do problema, é finalmente sugerida uma reestruturação baseada na proposta do gramático Mário A. Perini o que, após detectar os principais defeitos da disciplina, indica o melhor caminho a ser seguido na busca da solução do problema.Made available in DSpace on 2013-05-09T21:19:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20390087.pdf.txt: 53550 bytes, checksum: 54e0c78b7a375878165c0ac7ab93a1c6 (MD5) 20390087.pdf: 310063 bytes, checksum: 38650c3ae04a050e92e2c4d2ffa8775f (MD5) Previous issue date: 2005-07Ensino da gramáticaLinguísticaO ensino da gramática: uma proposta de reformulaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20390087.pdf.txtExtracted texttext/plain53550https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3501/1/20390087.pdf.txt54e0c78b7a375878165c0ac7ab93a1c6MD51ORIGINAL20390087.pdfapplication/pdf310063https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3501/2/20390087.pdf38650c3ae04a050e92e2c4d2ffa8775fMD52123456789/35012019-02-05 17:43:40.538oai:repositorio.uniceub.br:123456789/3501Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-02-05T17:43:40Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação |
title |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação |
spellingShingle |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação Carneiro, Jaqueline Alvarenga Ensino da gramática Linguística |
title_short |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação |
title_full |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação |
title_fullStr |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação |
title_full_unstemmed |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação |
title_sort |
O ensino da gramática: uma proposta de reformulação |
author |
Carneiro, Jaqueline Alvarenga |
author_facet |
Carneiro, Jaqueline Alvarenga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Jaqueline Alvarenga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pires-de-Mello, Maria Catharina |
contributor_str_mv |
Pires-de-Mello, Maria Catharina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da gramática Linguística |
topic |
Ensino da gramática Linguística |
description |
Com base em modernas proposições relativas ao ensino da Gramática Normativa, o presente estudo registra uma leitura crítica do modelo tradicional adotado pelos professores para lecionar essa disciplina. Na primeira parte do trabalho é feita uma fundamentação teórica com auxílio das opiniões dos principais autores que defendem em suas obras a existência de uma reformulação da metodologia utilizada atualmente nas aulas de Língua Portuguesa. No segundo capítulo, os conceitos teóricos selecionados para este estudo são avaliados na prática por meio de uma pesquisa de campo realizada com estudantes do ensino médio. Constatado estatisticamente a existência do problema, é finalmente sugerida uma reestruturação baseada na proposta do gramático Mário A. Perini o que, após detectar os principais defeitos da disciplina, indica o melhor caminho a ser seguido na busca da solução do problema. |
publishDate |
2005 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2005-07 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:05:58Z 2013-05-09T21:19:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:05:58Z 2013-05-09T21:19:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3501 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3501/1/20390087.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/3501/2/20390087.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54e0c78b7a375878165c0ac7ab93a1c6 38650c3ae04a050e92e2c4d2ffa8775f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903866058113024 |