Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Paulo César
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1833
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo testar e/ou avaliar uma proposta de gramática no Ensino Médio, utilizando-se de um método contextualizado e que fizesse parte do cotidiano do educando. Tivemos como princípio e base deste trabalho estudos bibliográficos sobre o assunto de Morfologia, especificamente sobre os substantivos, a partir de gramáticas normativas e teorias linguísticas. Mesmo sendo difícil acabar com o tradicionalismo presente nas aulas de gramática, concluímos nosso trabalho de forma satisfatória e percebemos que os alunos realmente aprenderam os conteúdos trabalhados referentes aos substantivos, fato este que deixou-nos bastante esperançosos com um ensino de Língua Portuguesa de melhor qualidade.
id UFGD-8_d74e34ffbaf5dc6253be9f7477bc1d39
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1833
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino MédioGramática. Ensino. Língua Portuguesa.Este trabalho teve como principal objetivo testar e/ou avaliar uma proposta de gramática no Ensino Médio, utilizando-se de um método contextualizado e que fizesse parte do cotidiano do educando. Tivemos como princípio e base deste trabalho estudos bibliográficos sobre o assunto de Morfologia, especificamente sobre os substantivos, a partir de gramáticas normativas e teorias linguísticas. Mesmo sendo difícil acabar com o tradicionalismo presente nas aulas de gramática, concluímos nosso trabalho de forma satisfatória e percebemos que os alunos realmente aprenderam os conteúdos trabalhados referentes aos substantivos, fato este que deixou-nos bastante esperançosos com um ensino de Língua Portuguesa de melhor qualidade.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2013-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1833Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 101-1182318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1833/1439Gonçalves, Paulo Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1833Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
title Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
spellingShingle Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
Gonçalves, Paulo César
Gramática. Ensino. Língua Portuguesa.
title_short Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
title_full Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
title_sort Uma proposta para o ensino de gramática no Ensino Médio
author Gonçalves, Paulo César
author_facet Gonçalves, Paulo César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Paulo César
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática. Ensino. Língua Portuguesa.
topic Gramática. Ensino. Língua Portuguesa.
description Este trabalho teve como principal objetivo testar e/ou avaliar uma proposta de gramática no Ensino Médio, utilizando-se de um método contextualizado e que fizesse parte do cotidiano do educando. Tivemos como princípio e base deste trabalho estudos bibliográficos sobre o assunto de Morfologia, especificamente sobre os substantivos, a partir de gramáticas normativas e teorias linguísticas. Mesmo sendo difícil acabar com o tradicionalismo presente nas aulas de gramática, concluímos nosso trabalho de forma satisfatória e percebemos que os alunos realmente aprenderam os conteúdos trabalhados referentes aos substantivos, fato este que deixou-nos bastante esperançosos com um ensino de Língua Portuguesa de melhor qualidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1833
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1833/1439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 101-118
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831169966309376