O neuromarketing e o consumo virtual: uma análise da contribuição do estudo de neuromarketing para o consumo em e-commerce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Luana Moreira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16840
Resumo: O neuromarketing é um campo de estudo que une o marketing e as neurociências. Assim dizendo, prever o comportamento do consumidor tendo como base os processos de informação pelo cérebro e poder identificar o impacto emocional do indivíduo sobre o produto ou serviço. Sua importância se deve ao fato de um entendimento maior dos desejos e necessidades mais profundos dos consumidores, o neuromarketing revela ideias importantes para a criação e também o aprimoramento de ações de marketing e desenvolvimento de produtos, mostram que há influência neurológica na tomada de decisão de compra, que também caracteriza o comportamento dos consumidores. O neuromarketing, desta forma, busca compreender o que motiva o cérebro humano, a fim de perceber o que gera retorno ou não. Portanto, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a influência do neuromarketing em e-commerce e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isso foi realizado um estudo de caso com duas marcas que estão presentes no comércio eletrônico: Magazine Luiza e Pão de Açúcar. Para uma melhor compreensão foi feita uma análise de conteúdo em relação às técnicas de neuromarketing utilizadas nos sites. Como conclusão, verificou-se que as técnicas de neuromarketing, em maiores ou menores proporções, estavam presentes nos sites, capazes de exercer certa influência nos consumidores.
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Sua importância se deve ao fato de um entendimento maior dos desejos e necessidades mais profundos dos consumidores, o neuromarketing revela ideias importantes para a criação e também o aprimoramento de ações de marketing e desenvolvimento de produtos, mostram que há influência neurológica na tomada de decisão de compra, que também caracteriza o comportamento dos consumidores. O neuromarketing, desta forma, busca compreender o que motiva o cérebro humano, a fim de perceber o que gera retorno ou não. Portanto, o presente trabalho busca compreender como os consumidores estão reagindo a influência do neuromarketing em e-commerce e se eles são capazes de ser fatores para decisão de compra. Para isso foi realizado um estudo de caso com duas marcas que estão presentes no comércio eletrônico: Magazine Luiza e Pão de Açúcar. Para uma melhor compreensão foi feita uma análise de conteúdo em relação às técnicas de neuromarketing utilizadas nos sites. 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