Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Karlos Wilson Diniz
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/983
Resumo: Este trabalho monográfico teve como inspiração para sua execução o interesse de explorar os objetivos estratégicos, além da sua utilização em empresas privadas de pequeno porte como uma ferramenta de organização e controle. A empresa escolhida para tal exploração foi a Desirée, por ser uma microempresa e atuar no ramo de confecção e vendas de vestuário feminino, no mercado de Brasília. Nessa monografia, buscou-se entender as estratégias utilizadas pela organização, e as principais características dos erros e acertos quando comparadas aos objetivos. Esta monografia teve como objetivo principal verificar se as estratégias da empresa Desirée estão de acordo com os objetivos traçados por ela. O método de procedimento utilizado foi o estudo de caso, por se tratar de um trabalho acadêmico com o fim de utilizar teorias apresentadas no curso de administração, para que sejam utilizadas de modo prático. No intuito de comparar as teorias neste mencionadas com o caso da Desirée, foi utilizada investigação documental. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se teorias abordadas por diversos autores, como Porter, Pereira, Maximiano, Kwasnicka, entre outros. Para compreender as estratégias e objetivos utilizados pela Desirée, o aluno observou e coletou dados no ambiente interno e externo da empresa, utilizando-se da análise SWOT, no período semanal de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Essa atividade proporcionou a abertura por um maior interesse no que diz respeito à área de planejamento, mais precisamente às estratégias empresarias, e o motivo pelo qual não é simples de ser empregada na maneira mais eficiente possível dentro da organização. Por meio dos estudos, entrevista e comparações utilizados, foi concluído que, apesar do alto potencial existente para a realização das estratégias na Desirée, a realização destas é feita de modo eficiente na maior parte de suas estratégias.Também foi constatado que, para uma melhor atuação da organização, se faz necessária a implementação de estratégias para alcançar o objetivo operacional, a fim que de este torne a organização cada vez mais adequada para a realização das tarefas propostas com toda a eficiência possível.
id CEUB_f2ee75544b51bdc410561ceb85a83b2a
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/983
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Rodrigues, Karlos Wilson DinizAbrão, Mariângela2012-10-232012-10-30T14:22:22Z2013-05-09T20:05:22Z2012-10-232012-10-30T14:22:22Z2013-05-09T20:05:22Z2009-072009-07RODRIGUES, Karlos Wilson Diniz. Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desirée. 2009. 34 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/983Este trabalho monográfico teve como inspiração para sua execução o interesse de explorar os objetivos estratégicos, além da sua utilização em empresas privadas de pequeno porte como uma ferramenta de organização e controle. A empresa escolhida para tal exploração foi a Desirée, por ser uma microempresa e atuar no ramo de confecção e vendas de vestuário feminino, no mercado de Brasília. Nessa monografia, buscou-se entender as estratégias utilizadas pela organização, e as principais características dos erros e acertos quando comparadas aos objetivos. Esta monografia teve como objetivo principal verificar se as estratégias da empresa Desirée estão de acordo com os objetivos traçados por ela. O método de procedimento utilizado foi o estudo de caso, por se tratar de um trabalho acadêmico com o fim de utilizar teorias apresentadas no curso de administração, para que sejam utilizadas de modo prático. No intuito de comparar as teorias neste mencionadas com o caso da Desirée, foi utilizada investigação documental. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se teorias abordadas por diversos autores, como Porter, Pereira, Maximiano, Kwasnicka, entre outros. Para compreender as estratégias e objetivos utilizados pela Desirée, o aluno observou e coletou dados no ambiente interno e externo da empresa, utilizando-se da análise SWOT, no período semanal de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Essa atividade proporcionou a abertura por um maior interesse no que diz respeito à área de planejamento, mais precisamente às estratégias empresarias, e o motivo pelo qual não é simples de ser empregada na maneira mais eficiente possível dentro da organização. Por meio dos estudos, entrevista e comparações utilizados, foi concluído que, apesar do alto potencial existente para a realização das estratégias na Desirée, a realização destas é feita de modo eficiente na maior parte de suas estratégias.Também foi constatado que, para uma melhor atuação da organização, se faz necessária a implementação de estratégias para alcançar o objetivo operacional, a fim que de este torne a organização cada vez mais adequada para a realização das tarefas propostas com toda a eficiência possível.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20401310.pdf.txt: 59419 bytes, checksum: c577307597b1b461bb50577bcb7a8c18 (MD5) 20401310.pdf: 138595 bytes, checksum: 67e01d34ef1d09d72ff0be46300cd465 (MD5) Previous issue date: 2009-07PlanejamentoAnálise SWOTObjetivoEstratégiaEstratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desireeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20401310.pdf.txtExtracted texttext/plain59419https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/983/1/20401310.pdf.txtc577307597b1b461bb50577bcb7a8c18MD51ORIGINAL20401310.pdfapplication/pdf138595https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/983/2/20401310.pdf67e01d34ef1d09d72ff0be46300cd465MD52123456789/9832019-04-11 14:19:23.836oai:repositorio.uniceub.br:123456789/983Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-11T14:19:23Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
title Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
spellingShingle Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
Rodrigues, Karlos Wilson Diniz
Planejamento
Análise SWOT
Objetivo
Estratégia
title_short Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
title_full Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
title_fullStr Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
title_full_unstemmed Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
title_sort Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desiree
author Rodrigues, Karlos Wilson Diniz
author_facet Rodrigues, Karlos Wilson Diniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Karlos Wilson Diniz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abrão, Mariângela
contributor_str_mv Abrão, Mariângela
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Análise SWOT
Objetivo
Estratégia
topic Planejamento
Análise SWOT
Objetivo
Estratégia
description Este trabalho monográfico teve como inspiração para sua execução o interesse de explorar os objetivos estratégicos, além da sua utilização em empresas privadas de pequeno porte como uma ferramenta de organização e controle. A empresa escolhida para tal exploração foi a Desirée, por ser uma microempresa e atuar no ramo de confecção e vendas de vestuário feminino, no mercado de Brasília. Nessa monografia, buscou-se entender as estratégias utilizadas pela organização, e as principais características dos erros e acertos quando comparadas aos objetivos. Esta monografia teve como objetivo principal verificar se as estratégias da empresa Desirée estão de acordo com os objetivos traçados por ela. O método de procedimento utilizado foi o estudo de caso, por se tratar de um trabalho acadêmico com o fim de utilizar teorias apresentadas no curso de administração, para que sejam utilizadas de modo prático. No intuito de comparar as teorias neste mencionadas com o caso da Desirée, foi utilizada investigação documental. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se teorias abordadas por diversos autores, como Porter, Pereira, Maximiano, Kwasnicka, entre outros. Para compreender as estratégias e objetivos utilizados pela Desirée, o aluno observou e coletou dados no ambiente interno e externo da empresa, utilizando-se da análise SWOT, no período semanal de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Essa atividade proporcionou a abertura por um maior interesse no que diz respeito à área de planejamento, mais precisamente às estratégias empresarias, e o motivo pelo qual não é simples de ser empregada na maneira mais eficiente possível dentro da organização. Por meio dos estudos, entrevista e comparações utilizados, foi concluído que, apesar do alto potencial existente para a realização das estratégias na Desirée, a realização destas é feita de modo eficiente na maior parte de suas estratégias.Também foi constatado que, para uma melhor atuação da organização, se faz necessária a implementação de estratégias para alcançar o objetivo operacional, a fim que de este torne a organização cada vez mais adequada para a realização das tarefas propostas com toda a eficiência possível.
publishDate 2009
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2009-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:22:22Z
2013-05-09T20:05:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T14:22:22Z
2013-05-09T20:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Karlos Wilson Diniz. Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desirée. 2009. 34 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/983
identifier_str_mv RODRIGUES, Karlos Wilson Diniz. Estratégias empresariais competitivas no ramo de confecções: estudo de caso da empresa Desirée. 2009. 34 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2009.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/983/1/20401310.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/983/2/20401310.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c577307597b1b461bb50577bcb7a8c18
67e01d34ef1d09d72ff0be46300cd465
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903861813477376