Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Bezerra
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo indicar iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente interno e externo que a empresa está inserida e de seus elementos direcionadores da estratégia, proporcionando à organização uma melhor atuação no mercado competitivo e em suas atividades rotineiras. Foi utilizada a técnica de Brainstorming para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, a partir da participação em uma reunião com colaboradores. Para identificação dos elementos estratégicos foi utilizada uma entrevista em profundidade com o proprietário. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, priorizados e organizados de acordo com a visão do gestor proprietário. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi aplicada a matriz de prioridades GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para definição dos principais problemas a serem solucionados visando o aproveitamento das oportunidades. Assim, a partir dos objetivos organizacionais, elaborou-se um plano de iniciativas estratégicas, destacando caminhos possíveis paraatingir suas metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas desta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida.
id UFRN_6bda0bfe1ee6c43253ca7a67f45a72ed
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35203
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Mariana BezerraAraújo, Afrânio Galdino deFerreira, Antônio CarlosCalazans, Dinara Leslye Macedo e Silva2019-06-28T17:37:12Z2021-09-20T15:00:54Z2019-06-28T17:37:12Z2021-09-20T15:00:54Z201920155132892FERREIRA, Mariana Bezerra. Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de parafusos e ferramentas. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203A presente pesquisa tem como objetivo indicar iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente interno e externo que a empresa está inserida e de seus elementos direcionadores da estratégia, proporcionando à organização uma melhor atuação no mercado competitivo e em suas atividades rotineiras. Foi utilizada a técnica de Brainstorming para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, a partir da participação em uma reunião com colaboradores. Para identificação dos elementos estratégicos foi utilizada uma entrevista em profundidade com o proprietário. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, priorizados e organizados de acordo com a visão do gestor proprietário. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi aplicada a matriz de prioridades GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para definição dos principais problemas a serem solucionados visando o aproveitamento das oportunidades. Assim, a partir dos objetivos organizacionais, elaborou-se um plano de iniciativas estratégicas, destacando caminhos possíveis paraatingir suas metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas desta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida.The present research aims to indicate strategic initiatives based on the analysis of the internal and external environment that the company is inserted and its strategic direction elements, giving the organization a better performance in the competitive market and in its routine activities. The Brainstorming technique was used to collect data and ideas related to the internal and external environment of the company, based on participation in a meeting with employees. An in-depth interview with the owner was used to identify the strategic elements. Subsequently, the data obtained were categorized, prioritized and organized according to the owner's view. In this way the organization's identity was elaborated, with the definition of its business, mission, vision and identification of organizational values and objectives, always taking into account the vision of the owner manager. The SWOT matrix was used to identify the strengths and weaknesses within the organization. The analysis of the external environment was made considering the variables PESTEL (Political, Economic, Social, Technological, Environmental and Legal). The strategic window resulting from the SWOT crossing was applied to the priority matrix GUT (Severity, Urgency and Trend) to define the main problems to be solved in order to take advantage of the opportunities. Thus, from the organizational objectives, a plan of strategic initiatives was drawn up, outlining possible ways to reach its goals. Finally, the initiatives pointed out in this study highlight the relevance of the company to know its operating environment and its organizational identity, meeting the importance of the implementation of the actions indicated in this analysis, in order to achieve the success and expected results, given the dynamic environmental context in which it is inserted.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstratégiaAnálise ambiental SWOTPlanejamento estratégicoVarejoIniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIniciativasEstrategicas_Ferreira_2019tcc MARIANA PDFapplication/octet-stream687985https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/1/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019d1b28c768352187c330b28b1fb5edc61MD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTIniciativasEstrategicas_Ferreira_2019.txtExtracted texttext/plain70294https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/4/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019.txtfac7d798bd0fb481d9eb6889be0fc50bMD54123456789/352032021-09-20 12:00:55.033oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:00:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
title Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
spellingShingle Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
Ferreira, Mariana Bezerra
Estratégia
Análise ambiental SWOT
Planejamento estratégico
Varejo
title_short Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
title_full Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
title_fullStr Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
title_full_unstemmed Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
title_sort Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo
author Ferreira, Mariana Bezerra
author_facet Ferreira, Mariana Bezerra
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Afrânio Galdino de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ferreira, Antônio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Mariana Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva
contributor_str_mv Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia
Análise ambiental SWOT
Planejamento estratégico
Varejo
topic Estratégia
Análise ambiental SWOT
Planejamento estratégico
Varejo
description A presente pesquisa tem como objetivo indicar iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente interno e externo que a empresa está inserida e de seus elementos direcionadores da estratégia, proporcionando à organização uma melhor atuação no mercado competitivo e em suas atividades rotineiras. Foi utilizada a técnica de Brainstorming para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, a partir da participação em uma reunião com colaboradores. Para identificação dos elementos estratégicos foi utilizada uma entrevista em profundidade com o proprietário. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, priorizados e organizados de acordo com a visão do gestor proprietário. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi aplicada a matriz de prioridades GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para definição dos principais problemas a serem solucionados visando o aproveitamento das oportunidades. Assim, a partir dos objetivos organizacionais, elaborou-se um plano de iniciativas estratégicas, destacando caminhos possíveis paraatingir suas metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas desta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-28T17:37:12Z
2021-09-20T15:00:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-28T17:37:12Z
2021-09-20T15:00:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 20155132892
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Mariana Bezerra. Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de parafusos e ferramentas. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203
identifier_str_mv 20155132892
FERREIRA, Mariana Bezerra. Iniciativas estratégicas a partir da análise ambiental: um estudo de caso em uma empresa do segmento de parafusos e ferramentas. 2019. 43f. Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas, Natal, RN, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/1/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35203/4/IniciativasEstrategicas_Ferreira_2019.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1b28c768352187c330b28b1fb5edc61
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fac7d798bd0fb481d9eb6889be0fc50b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117631515295744