Desempenho em uma empresa de TV: a relação com o sucesso no processo seletivo
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9828 |
Resumo: | Estudos apontam que quanto mais detalhado é o processo seletivo, maiores são as possibilidades de acertos na contratação de colaboradores para ocupação dos cargos, visto que o selecionador tem mais de uma oportunidade para conhecer o perfil do candidato e tentar prever a sua adesão ao cargo oferecido (Sackett & Lievens, 2008; Queiroga, 2009). Se para a organização a rotatividade dos colaboradores significa mais gastos com treinamento e desenvolvimento, para o candidato que foi selecionado significa uma falta de identificação com as atividades que são desenvolvidas. O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre as ferramentas de recrutamento e seleção, o desempenho e o resultado do trabalho de colaboradores. Os participantes foram selecionados por uma emissora de televisão brasileira, para que eles representassem cidades do DF através de vídeos que denunciavam e divulgavam notícias sobre suas comunidades. Dentre as ferramentas utilizadas, as provas de português, conhecimentos gerais e de raciocínio lógico, foram etapas que mediaram habilidades específicas dos candidatos (r de Pearson acima de 0,45 em cada ferramenta; p < 0,05). Por outro lado, a entrevista e a dinâmica de grupo e a análise do vídeo (utilizada como uma prova prática) não apresentaram relações significativas com o desempenho dos candidatos. Ao se analisar o conteúdo de tais ferramentas, observa-se pouco alinhamento entre elas e o desempenho esperado do candidato. A perguntas muito abertas e as atividades diversificadas da dinâmica de grupo realizada possivelmente influenciaram a falta de relação entre o processo seletivo e a avaliação de desempenho. Embora a prova prática exigida no processo seletivo tenha alinhamento com as tarefas esperadas pelos candidatos, o critério de avaliação do produto acabou prejudicando a sua efetividade, pois bastava que o vídeo pudesse ver visto com nitidez para que fosse bem avaliado. |
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O presente trabalho tem como objetivo discutir a relação entre as ferramentas de recrutamento e seleção, o desempenho e o resultado do trabalho de colaboradores. Os participantes foram selecionados por uma emissora de televisão brasileira, para que eles representassem cidades do DF através de vídeos que denunciavam e divulgavam notícias sobre suas comunidades. Dentre as ferramentas utilizadas, as provas de português, conhecimentos gerais e de raciocínio lógico, foram etapas que mediaram habilidades específicas dos candidatos (r de Pearson acima de 0,45 em cada ferramenta; p < 0,05). Por outro lado, a entrevista e a dinâmica de grupo e a análise do vídeo (utilizada como uma prova prática) não apresentaram relações significativas com o desempenho dos candidatos. Ao se analisar o conteúdo de tais ferramentas, observa-se pouco alinhamento entre elas e o desempenho esperado do candidato. A perguntas muito abertas e as atividades diversificadas da dinâmica de grupo realizada possivelmente influenciaram a falta de relação entre o processo seletivo e a avaliação de desempenho. Embora a prova prática exigida no processo seletivo tenha alinhamento com as tarefas esperadas pelos candidatos, o critério de avaliação do produto acabou prejudicando a sua efetividade, pois bastava que o vídeo pudesse ver visto com nitidez para que fosse bem avaliado.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-08-01T17:42:28Z No. of bitstreams: 1 Desempenho em uma empresa de TV - a relação com o sucesso no processo seletivo.pdf: 110094 bytes, checksum: 4589c0b0d40778f74addabc4c151f598 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-07T22:44:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Desempenho em uma empresa de TV - a relação com o sucesso no processo seletivo.pdf: 110094 bytes, checksum: 4589c0b0d40778f74addabc4c151f598 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-07T22:44:35Z (GMT). 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