Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Bioética (online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575 |
Resumo: | Resumo A fim de avaliar a competência moral de estudantes de medicina, este artigo compara diferentes momentos do curso, identificando aspectos sociodemográficos e acadêmicos relacionados a essa competência e discutindo a ferramenta de avaliação. Trata-se de estudo quantitativo observacional transversal, com aplicação da versão estendida do Teste de Competência Moral, de Lind, e questionário sociodemográfico-acadêmico. Identificaram-se escores médios baixos nos períodos avaliados – com média do primeiro período superior aos demais – e comportamento destoante do “dilema do médico” em relação aos demais, independentemente do período. Detectaram-se escores de competência moral baixos em todos os períodos avaliados, com declínio ou estagnação no decorrer do curso e “fenômeno de segmentação” do teste, e não se identificou correlação relevante das variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Por fim constatou-se que escores dos períodos iniciais inferiores aos descritos na literatura prévia podem sugerir tendência geracional. |
id |
CFM-1_0733b8812ad798719896af2e12822d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-80422022000300575 |
network_acronym_str |
CFM-1 |
network_name_str |
Revista Bioética (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiroEducação médicaÉtica médicaDesenvolvimento moralPrincípios moraisAnálise éticaResumo A fim de avaliar a competência moral de estudantes de medicina, este artigo compara diferentes momentos do curso, identificando aspectos sociodemográficos e acadêmicos relacionados a essa competência e discutindo a ferramenta de avaliação. Trata-se de estudo quantitativo observacional transversal, com aplicação da versão estendida do Teste de Competência Moral, de Lind, e questionário sociodemográfico-acadêmico. Identificaram-se escores médios baixos nos períodos avaliados – com média do primeiro período superior aos demais – e comportamento destoante do “dilema do médico” em relação aos demais, independentemente do período. Detectaram-se escores de competência moral baixos em todos os períodos avaliados, com declínio ou estagnação no decorrer do curso e “fenômeno de segmentação” do teste, e não se identificou correlação relevante das variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Por fim constatou-se que escores dos períodos iniciais inferiores aos descritos na literatura prévia podem sugerir tendência geracional.Conselho Federal de Medicina2022-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575Revista Bioética v.30 n.3 2022reponame:Revista Bioética (online)instname:Conselho Federal de Medicina (CFM)instacron:CFM10.1590/1983-80422022303551ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro,Marcio Rodrigues dePereira,Alexandre de AraújoBataglia,Patrícia Unger Raphaelpor2022-11-25T00:00:00Zoai:scielo:S1983-80422022000300575Revistahttp://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioeticaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpbioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com1983-80421983-8034opendoar:2022-11-25T00:00Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro |
title |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro |
spellingShingle |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro Castro,Marcio Rodrigues de Educação médica Ética médica Desenvolvimento moral Princípios morais Análise ética |
title_short |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro |
title_full |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro |
title_fullStr |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro |
title_full_unstemmed |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro |
title_sort |
Competência moral e formação médica na contemporaneidade: estudo brasileiro |
author |
Castro,Marcio Rodrigues de |
author_facet |
Castro,Marcio Rodrigues de Pereira,Alexandre de Araújo Bataglia,Patrícia Unger Raphael |
author_role |
author |
author2 |
Pereira,Alexandre de Araújo Bataglia,Patrícia Unger Raphael |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro,Marcio Rodrigues de Pereira,Alexandre de Araújo Bataglia,Patrícia Unger Raphael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica Ética médica Desenvolvimento moral Princípios morais Análise ética |
topic |
Educação médica Ética médica Desenvolvimento moral Princípios morais Análise ética |
description |
Resumo A fim de avaliar a competência moral de estudantes de medicina, este artigo compara diferentes momentos do curso, identificando aspectos sociodemográficos e acadêmicos relacionados a essa competência e discutindo a ferramenta de avaliação. Trata-se de estudo quantitativo observacional transversal, com aplicação da versão estendida do Teste de Competência Moral, de Lind, e questionário sociodemográfico-acadêmico. Identificaram-se escores médios baixos nos períodos avaliados – com média do primeiro período superior aos demais – e comportamento destoante do “dilema do médico” em relação aos demais, independentemente do período. Detectaram-se escores de competência moral baixos em todos os períodos avaliados, com declínio ou estagnação no decorrer do curso e “fenômeno de segmentação” do teste, e não se identificou correlação relevante das variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Por fim constatou-se que escores dos períodos iniciais inferiores aos descritos na literatura prévia podem sugerir tendência geracional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422022000300575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1983-80422022303551pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
publisher.none.fl_str_mv |
Conselho Federal de Medicina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Bioética v.30 n.3 2022 reponame:Revista Bioética (online) instname:Conselho Federal de Medicina (CFM) instacron:CFM |
instname_str |
Conselho Federal de Medicina (CFM) |
instacron_str |
CFM |
institution |
CFM |
reponame_str |
Revista Bioética (online) |
collection |
Revista Bioética (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Bioética (online) - Conselho Federal de Medicina (CFM) |
repository.mail.fl_str_mv |
bioetica@portalmedico.org.br||revistabioetica@gmail.com |
_version_ |
1754122543893053440 |